Graduação e cursos

Licenciatura ou bacharelado em educação física? Sabe qual escolher?

A graduação em Educação Física se divide em duas áreas: licenciatura e bacharelado. Você conhece as diferenças entre elas e como escolher a melhor modalidade de graduação para você? Nossa equipe preparou um conteúdo para ajudá-lo nessa decisão. Confira!

Você sempre gostou de praticar esportes e outras atividades relacionadas ao movimento? Cursar uma graduação em Educação Física pode ser uma excelente opção de carreira.

Uma vez tomada essa decisão, uma das primeiras providências é buscar informações sobre o curso desejado. É nesta hora que o pré-vestibulando descobre que a faculdade é oferecida em duas modalidades.

Mas você sabe como escolher entre licenciatura ou bacharelado em Educação Física? Esta não é apenas uma nomenclatura, afinal de contas, bacharéis e licenciados exercem funções diferentes. Entenda!

curso de educação física no rj

A Licenciatura em Educação Física

Quando a faculdade de Educação Física é oferecida na modalidade Licenciatura, como acontece na Unigranrio, o aluno é preparado para ensinar. Em outras palavras, essa é a opção ideal para quem deseja ser professor. Somente licenciados podem trabalhar na área de educação.

Como essa é uma disciplina obrigatória no currículo dos Ensinos Fundamental e Médio, o campo de trabalho é bastante promissor.  Nos dias de hoje, a prática do esporte é tão difundida que até mesmo escolas de educação infantil podem abrir espaço para esse professor.

O professor de Educação Física deve motivar crianças e adolescentes a participar de atividades recreativas e a praticar esportes, treinando-os de forma individual ou coletiva para competições internas ou entre colégios.

O bacharelado em Educação Física

Na contramão, o bacharelado é voltado para formar profissionais que vão atuar diretamente no mercado de trabalho. Isso significa que o profissional pode ser empregado em qualquer estabelecimento ligado à prática de esportes ou atividades físicas.

Em clubes esportivos de qualquer modalidade, ele é o responsável por garantir que os atletas mantenham um bom condicionamento físico para que alcancem um alto rendimento em torneios oficiais.

Ele também pode ministrar aulas em academias de ginástica e atuar como colaborador fixo ou eventual de empresas e associações, hotéis e spas. Sua missão é elaborar um roteiro com atividades recreativas.

Em tempos onde a preocupação com a boa forma é constante, ele pode ainda atuar como personal trainer, elaborando programas de exercícios individuais para cada cliente, considerando os seus propósitos e características físicas.

Mas e se você ainda estiver em dúvida?

Como você percebeu, as modalidades restringem a atuação do profissional: bacharéis podem atuar em todos os segmentos, mas não podem dar aulas, e vice-versa.

Mas e se você ainda estiver em dúvida? É importante que você saiba que as grades curriculares do bacharelado e da licenciatura são bastante semelhantes, com a diferença de que, no segundo grupo, estão inclusas disciplinas voltadas para a prática pedagógica.

Por causa disso, há instituições que oferecem a formação com dupla habilitação ou então permitem que o estudante faça a sua escolha nos semestres intermediários. Mas, quando isso não acontece, você pode fazer uma segunda graduação, com aproveitamento de boa parte do currículo.

Se você busca por um curso de Educação Física no RJ, a Unigranrio oferece a modalidade Licenciatura. Descubra os nossos diferenciais: baixe agora mesmo o e-book de curso preparado pela nossa equipe!