Graduação e cursos

Quais são as áreas de atuação para quem faz engenharia química?

Você sabe como uma folha de papel é produzida? E o processo que resulta em um chiclete? O profissional por trás dessas transformações é o engenheiro químico. Neste artigo, você vai entender melhor quais são as áreas de atuação deste profissional e por que essa carreira é tão promissora!

4
minutos de leitura

Quem está planejando cursar Engenharia Química no RJ deve estar pronto para fazer escolhas. O profissional da área está presente em diversas indústrias, atuando sobre os processos de transformação física e química de matérias-primas e produtos.

Por estar envolvido em inovações que favorecem a economia e sustentabilidade em setores altamente relevantes, a demanda pelo profissional cresce. O resultado é um mercado aquecido e cada vez mais diversificado, como você verá a seguir. Talvez a maior dificuldade seja escolher, entre tantas oportunidades, apenas uma delas.

Quer saber o que é Engenharia Química e quais possibilidades de carreira o curso oferece? É neste post que você vai descobrir. Acompanhe!

biomed.jpg

Quais são as áreas de atuação em Engenharia Química?

O mercado de trabalho para o engenheiro químico é bastante diversificado, especialmente porque ele atua em indústrias dos mais variados segmentos: de metal-mecânicos à fabricação de polímeros, passando também pelo setor alimentício e de produtos de higiene e beleza.

Confira algumas das áreas que mais requisitam este profissional:

Produção

No setor de produção, o engenheiro químico atua desenvolvendo e aplicando novas tecnologias de fabricação, principalmente as que envolvem a transformação química e física de matérias-primas e energia, incluindo sua extração.

Em cargos gerenciais, avalia o uso de tecnologias e técnicas inovadoras e a possibilidade de fabricar produtos originais a partir de transformações químicas de insumos, como plástico ou fibras sintéticas, por exemplo.

De modo geral, seu objetivo é voltado à otimização de processos nas indústrias de base, setor no qual o Brasil ganha destaque.

Meio ambiente

Neste campo, o foco do engenheiro químico é priorizar a sustentabilidade. Desenvolver processos de produção menos poluentes, garantir o descarte adequado de resíduos químicos e fiscalizar o impacto ambiental em indústrias e usinas são algumas das possibilidades.

Controle de Qualidade

Ainda em meio ao processo produtivo, o engenheiro químico pode participar do controle de qualidade.

Ele fiscaliza as etapas de produção e analisa o produto final para averiguar o nível de qualidade atingido. Pode, também, propor melhorias e inovações técnicas que elevem o padrão de qualidade.

Esse tipo de interferência pode refletir na redução de custos e no aumento da produtividade. 

Comércio

O setor comercial exige a presença de especialistas para adequar ações de marketing e estratégias de vendas às possibilidades do produto ou serviço oferecido. O engenheiro químico envolve-se na logística de produção, armazenagem e transporte de produtos que necessitam cuidados técnicos especializados.

Também pode estar envolvido em pesquisas de mercado, identificando a necessidade de novos produtos ou demanda por aumento de produção. Além de ser um agente de vendas técnicas, cargo no qual interage diretamente com clientes para oferecer e negociar produtos e materiais.

Pesquisa e docência

O engenheiro químico pode se dedicar exclusivamente à pesquisa para desenvolver tecnologias e métodos de extração e transformação. É uma possibilidade dentro da academia ou em institutos de pesquisa.

Associado a esse ramo, o profissional pode praticar a docência no ensino superior, desde que busque pós-graduações que o credenciem para o exercício dessa atividade.

Vale a pena fazer Engenharia Química no RJ?

Fazer Engenharia Química no RJ é estar aberto a um mercado de trabalho com diversas possibilidades de atuação. Afinal, o Rio de Janeiro concentra indústrias de energia, siderúrgicas, metalúrgicas e de mineração que são destaques nacionais e internacionais.

Você gosta de inovação, tecnologia e ciência aplicada? Este pode ser o curso certo para você. Entenda melhor o que é Engenharia Química, as opções de carreira e o mercado na área, baixando o e-book completo sobre o assunto!

Tags
Nenhuma TAG relacionada.