Corpo Docente

Docentes Permanentes

  • Adalberto Ramon Vieyra
    Graduado em Medicina (1970) pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina), Mestre (1979) e Doutor (1982) em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. É Professor Emérito da UFRJ e Diretor do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem/CENABIO/UFRJ. Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq 1B e é Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ. Consultor ad-hoc de: CNPq, FAPERJ, CAPES e Decit/MS. Foi coordenador da Área de Ciências Biológicas II da CAPES durante 10 anos. Consultor ad-hoc de diferentes periódicos internacionais. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Biofísica, da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Intercâmbios nacionais e internacionais: Universidade Federal do ABC e Universidade Federal de Pernambuco (CAPES/PROCAD); Universidade de Torino e Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália. Foi coordenador de projeto conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco (Projeto Edital Doenças Renais/CNPq) e do projeto Memórias Brasileiras/CAPES finalizado em dezembro de 2019.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8688694657606654
    E-mail: avieyra@biof.ufrj.br

  • Alexander Machado Cardoso
    Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e Professor Adjunto da Universidade Estadual da Zona Oeste/UEZO no Rio de Janeiro. Possui Graduação em Biomedicina (2002), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Bioquímica (Química Biológica) pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Doutorado sanduíche (2006) em Molecular Biology pelo Department of Molecular Biophysics and Biochemistry da Yale University nos Estados Unidos e Pós-doc na área ambiental. Foi bolsista do Department of Energy americano, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Jovem Cientista da FAPERJ, assessor científico do CNPq e coordenador de Programa de Pós-graduação da CAPES. Participa como docente na Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEZO, no Programa de Biotecnologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/INMETRO e no BIOTRANS. Colabora em grupos de pesquisas na Alemanha, Estados Unidos, Itália e Nigéria. Atua principalmente nos seguintes temas: biotecnologia ambiental, ciências ambientais, diversidade microbiana e metagenoma; tendo como foco análises da microbiota. Possui trabalhos publicados em revistas de impacto como a PNAS, Environmental Microbiology, RNA Biology, Frontiers in Microbiology, Plant and Soil, entre outras. Desenvolve projetos de tecnologia e inovação com patente registrada e outras em andamento, além de contribuir na formação de recursos humanos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7604085247456598
    E-mail: amcardosopf@yahoo.com.br

  • Ana Carolina Proença da Fonseca
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2011), Mestrado (2014) e Doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (Conceito 7 da CAPES) do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswado Cruz (Fiocruz/RJ). Atuou como Bolsista de Pesquisa pela FIOTEC no Projeto "Criação de uma escala de risco de recorrência familiar de fenda oral corrigida pelos subfenótipos um novo olhar sobre a epidemiologia molecular e o aconselhamento genético, no Laboratório de Malformações Congênitas. Atualmente é bolsista Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ (2019-atual) e Professora Substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Santa Cruz da Serra (2020-2022). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Professora convidada em cursos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão. Desenvolve pesquisa na área de Biologia molecular, genética humana e médica, epidemiologia, focando no diagnóstico de doenças raras e análises de doenças complexas. Possui 13 prêmios, 27 artigos publicados em revistas internacionais, três capítulos de livro (Obesity and Diabetes; Springer, 2020/ Genética: Molecular, Humana e Médica, 2023) e diversas apresentações de palestras, debates e de trabalhos em congressos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1794323070101460
    E-mail: ana.carolinaproenca@unigranrio.edu.br


  • Ana Paula Rocha Gadelha
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Morfologia pela UERJ. Atualmente, é pesquisadora na área de Biologia Estrutural do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/INMETRO, onde coordena a plataforma de Triagem Celular Multiparamétrica. Tem experiência em Parasitologia, com ênfase em Biologia Celular de protozoários patogênicos, quimioterapia anti-parasitária para o desenvolvimento de novas drogas e avaliação morfológica por ferramentas de microscopia óptica e eletrônica. É docente do BIOTRANS e do Programa de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia da UFRJ. Atualmente, é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE - FAPERJ).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0809145132735611
    E-mail: apgadelha@inmetro.gov.br

  • Celso Barbosa de Sant'Anna Filho
    Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (2003), doutorado em Ciências pela UFRJ (2007), com período sanduíche na University of Texas at El Paso - USA (2006), pós-doutorado pela University of Georgia - USA (2007) e pós-doutorado pela UFRJ (2008). Atualmente, é Pesquisador-Tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/INMETRO, onde coordena o Laboratório de Microscopia da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, atuando em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia na área de bionanotecnologia, com foco na produção biológica, caracterização e avaliação do potencial biomédico de nanopartículas metálicas. Faz parte do corpo editorial das revistas Journal of Scientific and Industrial Metrology e Recent Patents on Nanotechnology. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ é professor colaborador e no Curso Técnico em Biotecnologia, coordenado pelo INMETRO, é coordenador de disciplina e professor. Atualmente, é Coordenador Adjunto, docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Inmetro, do BIOTRANS e do Programa de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia da UFRJ. É bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2019 - atual).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2298360581491541
    E-mail: celso.santanna2@gmail.com
  • Claudia Maria Pereira
    Professora de Estomatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ) (1995). É cirurgiã-dentista, com Especialização em Estomatologia (ABO-MG), Mestrado em Ciências - Área de Oncologia pela Fundação Antônio Prudente São Paulo (SP) (2005-2007) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2008-2011) com linha de pesquisa voltada para as Bases Moleculares das Doenças Bucais. Realizou seu pós-doutorado no Laboratório de Morfogênese Celular (ICB-UFRJ) (2013-2014) sob orientação do Prof. Vivaldo Moura Neto, onde desenvolveu pesquisas no campo da epigenética, com análises do perfil de metilação do DNA e da expressão de microRNAs em câncer de boca e no glioblastoma. Em 2015 fez um estágio pós-doutoral no Neuroscience Paris Seine Laboratory (Pierre and Marie Curie University) pelo Programa CAPES/COFECUB (Brasil-França) sob orientação do Prof. Hervé Chneiwess em Paris para aprimoramento de métodos de avaliação de microRNAs e aprendizado sobre estabelecimento e cultivo de células tronco tumorais. Foi Docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biomedicina Translacional (Biotrans) e Odontologia Clínica e Experimental (Odontoclinex) da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) (2015-2021). Foi membro do Comité de Ética em Pesquisa da Unigranrio (2016-2021) e atualmente é colaboradora dos dois programas. Desde 2021 exerce o cargo de Professor Adjunto Doutor A da UFRJ, fazendo parte do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia (FO-UFRJ) . Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFRJ (PPGO-UFRJ). Foi Coordenadora da Disciplina de Estomatologia I (2022-2023). É docente das Disciplinas de Estomatologia I e II do Curso de Graduação em Odontologia da FO-UFRJ (2021-atual). É membro da Disciplina de Cuidados Odontológicos ao Paciente com Saúde Comprometida I e II (2022-atual) . É membro da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP). É membro da Comissão de Biossegurança do CCS-UFRJ (2022-atual) e da Comissão de Biossegurança da FOUFRJ (2023-atual). Tem sua linha de pesquisa baseada em pesquisas no campo da Odontologia Translacional, com ênfase no estudo em expressão gênica e nos marcadores epigenéticos (microRNAs teciduais e circulantes) em doenças orais (câncer oral, doença periodontal/peri-implantar e doenças da polpa), glioblastoma e também em doenças metabólicas.Fator H=14 (desde 2018). 
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6363164575596950 
    E-mail: claudemarie_br@yahoo.com.br 
  • Daniel Escorsim Machado
    Professor Adjunto da Universidade Estadual da Zona Oeste/UEZO. Mestre (2005) e Doutor (2009) em Ciências Morfológicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, graduado em Farmácia e Bioquímica. Desde 2011 é pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Ciências Farmacêuticas da UEZO e também atua como Pesquisador Colaborador do Laboratório de Interações Celulares da UFRJ. Conselheiro do Colegiado da Unidade de Farmácia e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Farmácia da UEZO. Vice-coordenador e membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UEZO. Orienta alunos de pós-graduação no Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia Ambiental da UEZO e no Mestrado e Doutorado do BIOTRANS. Tem experiência na área de Análises Clínicas, principalmente em Citopatologia, e Morfologia, com ênfase nos seguintes temas: endometriose, angiogênese e matriz extracelular.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8607023904027600
    E-mail: daniel.machado@unigranrio.edu.br 

  • Eidy de Oliveira Santos
    Possui Graduação e Mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Atuou como Professora Substituta no Instituto de Biologia da UFRJ, em 2006 e 2007. Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) na UFRJ (2009). Professora Visitante do Instituto de Biologia na UFRJ (2011-2013). Pós-doutorado em genética e proteômica de bactérias marinhas e corais (2009-2010). Atualmente é Professora Adjunta da UEZO, Conselheira Suplente do Conselho Superior Universitário (CONSU) e Presidente da Comissão Interna de Biossegurança na mesma Instituição (UEZO). Docente Permanente do BIOTRANS e do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental, na UEZO, onde atua como Vice coordenadora e membro do Colegiado da Pós-graduação. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Genética) da UFRJ. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos, e nas áreas de Biologia Molecular e Bioquímica. Atua nos seguintes temas: Microbioma de saliva, Genômica bacteriana, Proteômica. Intercâmbio: Laboratory of Genomic Research on Pathogenic Bacteria, International Research Center for Infectious Diseases, Research Institute for Microbial Diseases, Osaka University, Suita, Japan.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9994971573211465
    E-mail: eidyos@gmail.com
  • Emile Santos Barrias
    Pesquisadora tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade - Inmetro com ênfase em microscopia óptica de materiais biológicos. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado (2008) e doutorado (2014) em Ciências Biológicas (Programa de Parasitologia e Biologia Celular) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Sua linha de pesquisa baseia-se no estudo da relação parasito hospedeiro, envolvendo o entendimento do ciclo biológico, patogenia e desenvolvimento de novos quimioterápicos. Atua nas áreas de Biologia Geral, com ênfase em Parasitologia e Biologia Celular , desenvolvendo principalmente os seguintes temas: interação T. cruzi - célula hospedeira e quimioterapia anti parasitária utilizando técnicas de microscopias óptica (MO), microscopia óptica de super-resolução (STORM, SIM e GSD), microscopia eletrônica de transmissão (MET),microscopia eletrônica de varredura (MEV), técnicas bioquímicas, moleculares e imunológicas,triagem celular multiparamétrica e citometria de fluxo. Desde 2014 é professora do programa de pos graduação em biotecnologia do Inmetro (conceito Capes 5). A atuação profissional inclui administrar aulas teórico-práticas como professora no Programa de pós graduação em Biotecnologia do Inmetro. Coordena disciplinas de pós graduação (PPGBiotec) como Técnicas para Estudo de Células e Tecidos e Fronteiras em Biologia Celular, além de disciplinas de microscopia e imunologia no curso técnico de biotecnologia do Colégio Estadual do Círculo Operário (parceria entre a SEEDUC, Inmetro e UFRJ). Participa do grupo de pesquisa do BIPM (CAWG - Celullar Analysis Working Group) nos estudos pilotos de quantificação celular que involvem técnicas de microscopia.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2408665681419491 
    E-mail: esbarrias@inmetro.gov.br 
  • Fabio da Silva de Azevedo Fortes
    Possui graduação em Enfermagem-Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2000). Fez o mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ (2002), e o doutorado também em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ, em colaboração com o Albert Einstein College of Medicine (Yeshiva University/Nova Iorque) (2007). Atualmente é: (1) Professor Adjunto de Biofísica e Fisiologia da UEZO; (2) Chefe do Laboratório de Terapia e Fisiologia Celular e Molecular Prof Antônio Carlos Campos de Carvalho (UEZO); (3) Pesquisador colaborador do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, no Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular; (4) Docente no Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Ciências Fisiológicas da UFRRJ; e (5) Docente e Coordenador Adjunto do BIOTRANS. É também avaliador (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES-INEP) do Ministério da Educação. Tem experiência na área de ciências biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia, biofísica, células tronco, biologia celular (ênfase em junções comunicantes e especializações de membrana), radiologia e microscopia confocal.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8632870958098126
    E-mail: fabio.fortes.uerj@gmail.com

  • Leandra Santos Baptista
    Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Pesquisadora Colaboradora do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/INMETRO. Graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências Morfológicas (2008) ambos pela UFRJ. Pesquisadora visitante na Universidade de Lyon, França em 2017. Áreas de atuação: Biologia de Células Tronco Mesenquimais, Microambiente do Tecido Adiposo e Obesidade, Engenharia de Cartilagem e Ossos, Cultura de células 3D e bioprinting. Formação de pessoas: Ensino de graduação e pós-graduação. Orientador de mestrado e doutorado. Prêmios: Jovem Cientista do Nosso Estado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Pesquisador ONR (Office of Naval Research), EUA. Fundadora científica da startup Gcell cultivo 3D. Suas atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico recebem apoio de fomento do CNPq, FAPERJ e Finep.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9333838838525208
    E-mail: leandra.baptista@gmail.com

  • Leonardo da Cunha Boldrini Pereira
    Graduado em Ciências Biológicas, Modalidade Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2004), Mestre em Ciências Morfológicas pela UFRJ (2006), Doutor em Ciências Morfológicas na UFRJ (2015). É Coordenador Adjunto do BIOTRANS pelo INMETRO. É professor do Curso Técnico em Biotecnologia do Centro Educacional do Círculo Operário, Convênio INMETRO-SEEDUC/RJ, sendo Coordenador e docente do módulo de Histotecnologia das Disciplinas de Microscopia e Biossegurança. É Professor Adjunto do Curso de Biomedicina da Universidade Católica de Petrópolis nas disciplinas: Anatomia I, Patologia, Fisiologia I e Biotecnologia. Tem intercâmbio com Banco de Células do Rio de Janeiro; Fiocruz, na implantação e capacitação em Biossegurança da força de trabalho do INMETRO; Fiocruz, na consolidação do projeto CRB-Brasil, que visa implantar a Rede Nacional de Centros de Recursos Biológicos; MCTI e Fiocruz, na Estruturação da Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais; e SEEDUC/RJ.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1077909695241882
    E-mail: lcboldrini@inmetro.gov.br
  • Luciene Bottentuit López Balottin 
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências/Biofísica e Doutora em Ciências/Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Desde 2010 é Pesquisadora em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Desenvolve atividades técnico-científicas em cultivo celular e bioengenharia tecidual, com ênfase em métodos alternativos ao uso de animais de experimentação e sua aceitação regulatória para avaliação de químicos e nanomateriais. Atua na implementação, disseminação, desenvolvimento e validação de métodos alternativos in vitro, explorando sua interface com a metrologia e a avaliação da conformidade. Representa o Inmetro na ReNaMA (Rede Nacional de Métodos Alternativos) e coordena a PReMASUL (Plataforma Regional de Métodos Alternativos à Experimentação Animal do MERCOSUL). Atualmente, é Diretora Nacional do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CABBIO). Representa o Brasil na OECD nos seguintes grupos: Working Group of National Coordinators of The Test Method Guidelines Programme (2015); Working Party on Chemicals, Pesticides and Biotechnology (2019); e Working Party on Manufactured Nanomaterials (2019). Também atua como inspetora de Boas Práticas Laboratoriais e como avaliadora de Centros de Recursos Biológicos pela Cgcre/Inmetro. Participa como especialista das seguintes comissões: ABNT/CEE 150 Comissão de Estudo Especial de Materiais de Referência e ABNT/CEE 276 Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia e ABNT/CEE 331 Comissão de Estudo Especial de Biodiversidade.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7462537611946564 
    E-mail: lbbalottin@gmail.com 
  • Marlene Benchimol
    Pesquisadora sênior 1A pelo CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Cientista do Nosso Estado. Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1970), mestrado em Ciências Morfológicas pela UFRJ (1977) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1984). Fez pós-doutorado no exterior na Universidade de Illinois e diversos estágios em centros de pesquisa internacionais, na França, Suíça, Estados Unidos, Escócia e México. Recebeu diversos prêmios por suas atividades em pesquisa e ensino. Foi capa de diversas revistas científicas, entre elas a prestigiada revista Science. Professora homenageada diversas vezes pelos formandos nas universidades em que trabalhou. Atualmente é professora aposentada pela UFRJ e ex-titular da Universidade Santa Úrsula, onde chefiou o Laboratório de Ultraestrutura Celular, e atualmente é Professora Visitante da UNIGRANRIO junto ao BIOTRANS. Tem experiência na área de microscopia eletrônica, com ênfase em Biologia Celular de parasitas, atuando principalmente nos seguintes temas: Trichomonas vaginalis, Giardia lamblia, imunocitoquimica, citoquímica ultraestrutural e congelamento de células. Orientou cerca de 30 teses de doutorado e de mestrado. Intercâmbios e colaborações nacionais e internacionais: UFRJ, INCA, UERJ, Fiocruz, Estados Unidos, Argentina, Venezuela.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3832957669189657
    E-mail: marlenebenchimol@gmail.com

  • Ronaldo José Farias Corrêa do Amaral 
    Ronaldo é mestre (2011) e doutor (2015) pelo Programa de Ciências Morfológicas (PCM) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio pós-doutoral no Royal College of Surgeons in Ireland (RCSI) (2016 a 2021). Atualmente é Professor Adjunto A no ICB da UFRJ, vinculado ao Programa de Graduação em Histologia, onde também atua como coordenador do Programa de Pesquisa em Bioengenharia e Terapias Celulares. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Citologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia tecidual, células estromais mesenquimais e plasma rico em plaquetas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8904034846853776 
    E-mail: ronaldojfca@yahoo.com.br 
  • Sara Gemini Piperni
    Graduada em Biotecnologia Farmacêutica pela Universidade de LÁquila, Mestre em Biotecnologia Celular e Molecular pela mesma instituição, com Bolsa de estudo NIAF nos EUA no Sierra Nevada College. Doutora em Biotecnologia pela Universidade de LÁquila, sanduíche Marie Curie Fellow dentro do Projeto INTERBONE, pelo qual visitou a UNIGRANRIO em Duque de Caxias, RJ, Brasil, e a ANA University em Chennai, Índia. Foi bolsista técnica CNPq no INMETRO/RJ no projeto" Nanoestrutura de biomateriais e minerais biogênicos: fundamentos e aplicações" e, sucessivamente, no projeto NANOREG dentro do edital/chamada "Crédito aos Laboratórios Brasileiros envolvidos dentro de pacotes de trabalho do projeto NANOREG". Bolsista FAPERJ pós-doutorado nota 10 no CBPF noprojeto "Estudo translacional de nanomateriais para saúde: avaliação do tráfico intracelular, biodistribuição e citotoxicidade". Professora na UNIGRANRIO, Duque de Caxias, até 2021. Atualmente, é professora adjunta A no Departamento de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas-UFRJ, onde coordena o Laboratório de Bioengenharia, Biotecnologia e Biomateriais Nanoestruturados (Labεn). Desde 2023, participa da comissão de coordenação do curso de Ciencias biologicas- modalidade médica do ICB e atua como coordenadora da Inovação e empreendedorismo (INOVA-ICB). 
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1075655732012398 
    E-mail: sara.gemini@hotmail.com 
     
  • Sergian Vianna Cardozo
    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF (2002), Especialização em Ciências do Laboratório Clínico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2004), Mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ (2005), Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2010) e Pós-doutorado em Patobiologia pela UFRRJ (2017). É Coordenador Geral do BIOTRANS. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) e da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA/UNIGRANRIO). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arboviroses, Animais de laboratório e alterações anatomopatológicas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6363164575596950
    E-mail: sergian.cardozo@unigranrio.edu.br

  • Sergio Henrique Seabra
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF (1997), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela UENF (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2003). Ficou à frente da Pró-Reitoria de pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual da Zona Oeste/UEZO de 2006 até 2011. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia Celular e Imunobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxoplasma gondii, Trypanosoma cruzi, Leishmania sp., NO, atividade de iNOS e quimioterapia contra parasitos protozoários. Além disso tem experiência em microscopia de luz, Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura, Bioquimica, Patologia, Fisiologia, Histologia, Gestão da qualidade e Análises Clínicas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6301573844997242
    E-mail: seabrash@gmail.com

  • Victor Talarico Leal Vieira
    Graduado em odontologia, especialista e mestre em endodontia pela UNIGRANRIO. Doutor em ciências dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia/IME. Professor do curso de graduação em odontologia e do PPGO (mestrado e doutorado) da UNIGRANRIO. Professor do BIOTRANS. Atua em linhas de pesquisa de biomateriais, principalmente sobre ligas de Níquel-Titânio. Participação no livro Endodontia Biologia e Técnica como co-autor dos capítulos que tratam dos instrumentos endodônticos e seus mecanismos de fratura. Possui mais de 50 artigos publicados sobre o assunto. Atualmente possui fator H13.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6139832168900273
    E-mail: victor.vieira@unigranrio.edu.br

 

  • Wanderley de Souza
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1976) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ (1978). Professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e pesquisador do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da mesma universidade, foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, quando criou o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que deu origem à Universidade Aberta do Brasil. Foi também diretor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/INMETRO, vice-diretor e diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas e primeiro reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF e da Universidade Estadual da Zona Oeste/UEZO, em Campo Grande. Foi Diretor e Presidente da Finep. Membro das academias Nacional de Medicina, Brasileira de Ciências e de Ciências do Terceiro Mundo.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9002981704526120
    E-mail: wsouza@biof.ufrj.br

Docentes Colaboradores

  • Jose Mauro Granjeiro
    Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo/USP (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Realizou estágio pós-doutor em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Química da USP (1999-2000). Obteve o título de livre-docente pela USP em 2001. Atualmente é Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/INMETRO. É Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense/UFF. Atua na área de Bioengenharia Tecidual com ênfase em Biomateriais e Biologia Óssea, toxicologia in vitro, terapia celular, desenvolvimento de tecidos equivalentes, métodos alternativos ao uso de animais e segurança de nanomateriais. Coordenou a Rede Nanotox e o projeto para implantação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA); atuou nos consórcios Nanovalid e NanoReg (CE/FP7). Foi membro Conselho Nacional de Biotecnologia (CNB) e Conselho Consultivo de Nanotecnologia/MCTI (CCNano). Participou do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre 2012 e 2016, tendo sido seu coordenador em entre 2014 e 2016..
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8928414093493138
    E-mail: jmgranjeiro@inmetro.gov.br
  • Sabrina de Castro Brasil
    Doutora em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio da Sá (2017). Mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2013). Especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2011). Graduada em Odontologia pela Unigranrio (1999). Professora do curso de Odontologia, níveis graduação e pós-graduação stricto sensu, da UNIGRANRIO e do BIOTRANS. Possui experiência em Endodontia Clínica, Microscopia e Pesquisa em Modelo Animal.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8141857466043568
    E-mail: sabrina.brasil@unigranrio.edu.br