Por que estudar Teologia na faculdade?

Assim como qualquer outra carreira universitária, estudar Teologia na faculdade é uma escolha que exige reflexão. Descubra no artigo de hoje exatamente o que é Teologia, quais disciplinas são ministradas e se esse é o caminho para você!

estudar teologia

O que é Teologia e para quem o curso é indicado?

Teologia é o estudo da religião desde sua origem até a sua expressão na sociedade moderna. O que se estuda em Teologia nos ajuda a entender como algumas leis ou guerras surgiram, ou até mesmo nossas tradições e tendências morais.

Os teólogos também refletem sobre o significado da religião, debatem a natureza das divindades e assumem várias outras questões desafiadoras no âmbito da fé.

Mas, ao contrário do que o senso comum sugere, você não precisa ser religioso para estudar Teologia na faculdade. Ter uma religião definida também não impede que você estude outras crenças.

Seja puro interesse pessoal ou vontade de ajudar outras pessoas, o curso é indicado para quem deseja compreender (a partir de uma perspectiva acadêmica) como as religiões moldam nossa percepção da vida.

O que se estuda em Teologia?

O Bacharelado em Teologia da Unigranrio tem duração de 07 semestres e forma profissionais capacitados a pesquisar temas teológicos, exercer atividades pastorais e promover interações entre diferentes matrizes religiosas.

Mais do que a exegese de materiais litúrgicos, estudar Teologia na faculdade envolve o domínio de conceitos oriundos da história, filosofia, antropologia e psicologia social.

A grade curricular inclui disciplinas de hebraico e grego instrumental, idiomas fundamentais para compreender o que é Teologia em suas principais nuances. O estudante também participa de estágios supervisionados em homilética e aconselhamento.

Quero estudar Teologia na Faculdade. Quais são as possibilidades de atuação profissional?

Talvez uma das principais preocupações de quem estuda Teologia é o que fazer após a graduação. Afinal, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público só aprovou a regulamentação da profissão de teólogo em 2015.

Além de realizar liturgias e celebrações em organizações religiosas, é possível lecionar Educação Religiosa em escolas ou se dedicar a cargos de pesquisa nas universidades.

Você também pode atuar junto a serviços sociais, instituições de caridade, organizações voluntárias e sem fins lucrativos. Dependendo do seu nível de especialização, você pode prestar consultoria para empresas de mídia e relações públicas, agências de publicidade, novelas etc.

Afinal, por que estudar Teologia na faculdade?

Espiritualidade, fé, rituais, tradições, experiências metafísicas, revelações sagradas… Tudo aquilo que acreditamos estar, de alguma forma ou outra, além da nossa explicação é por si só fascinante.

A Teologia se dedica justamente a enfrentar essas questões que inquietam todos os seres humanos. Entre os principais motivos para estudar Teologia na faculdade estão:

• Pensar os desafios do nosso tempo: entender como as religiões podem ser usadas para justificar injustiças históricas, sociais, econômicas e geopolíticas;
  • Contribuir para o diálogo de tolerância: por estudar as semelhanças e diferenças entre as religiões, os teólogos podem ajudar a promover trocas sensíveis entre diferentes crenças.

Curtiu a carreira? Saiba mais sobre o curso de Teologia no site da Unigranrio!

INSCREVA-SE!