Escolha profissional

3 filmes para motivar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Os filmes são uma forma de relaxar e, ao mesmo tempo, refletir por meio de histórias reais e ficcionais.

8
minutos de leitura

Para seguir uma carreira profissional bem-sucedida, você precisa estar motivado e inspirado. A motivação no trabalho está diretamente relacionada à produtividade, o que impacta na performance da equipe.

Os filmes são uma forma de relaxar e, ao mesmo tempo, refletir por meio de histórias reais e ficcionais. Pensando nisso, preparamos um sequência de indicações de filmes sobre desenvolvimento pessoal e profissional:

 

1 - Walt, antes do Mickey

A história do Walt Disney antes da fama é inspiradora para qualquer pessoa em momento de desesperança e crise. Ele passou por grandes dificuldades no início de sua carreira e faliu duas vezes antes do sucesso. Porém, algo dentro de si era inabalável: a intenção de desenhar para ver os outros felizes. Inclusive, conhecemos a história da origem do Mickey, que não seria possível caso Walt não tivesse falido.

O filme nos faz repensar se aquilo que chamamos de ruim, falha, fracasso ou erro na verdade não é o amadurecimento necessário para um futuro de sucesso.

 

2 - À procura da felicidade

O filme é baseado na história do empresário Chris Gardner, que passou por muitos desafios até alcançar o sucesso como corretor da bolsa de valores. Quem o interpreta no filme é o ator Will Smith, que nos mostra a trajetória do pai solteiro desde que sua esposa abandonou a família, que precisa se virar com os problemas financeiros.

O filme é uma verdadeira lição de vida, pois, embora se sinta triste ou em dúvida em alguns momentos, Chris Gardner nunca pensa em desistir e sempre arruma uma forma de solucionar seus problemas e demonstrar amor por seu filho. 

 

3 - Estrelas além do tempo

O filme, sobre mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA nos anos 1960, em plena época de segregação racial, é a adaptação de uma história real e as personagens principais abordadas na história - Mary Jackson, Dorothy Vaughan e Katherine Johnson - existiram de fato.

As três são cientistas extremamente brilhantes e inteligentes, mas que por serem mulheres negras, não recebem as mesmas oportunidades de homens brancos ao seu redor. Essa história nos ensina a driblar o preconceito, as imposições errôneas da sociedade e a não desistir. 

 

Já prepara a pipoca e corre para assistir todas essas indicações, ok? Tenho certeza que aprenderá grandes lições com cada um deles. Continue acompanhando as dicas que rolam por aqui, até mais! 

 

Fonte: https://graduacao.afya.com.br/outras-graduacoes/filmes-sobre-carreira-profissional-para-inspirar

 

Quais as principais matérias estudadas no curso de Teologia?

Existem diversas matérias estudadas no curso de Teologia. Nos tópicos a seguir, você poderá conferir algumas das principais. Continue a leitura!

Introdução à Teologia

Nessa matéria, os estudantes são introduzidos aos fundamentos e princípios da Teologia, além de receberem uma contextualização histórica sobre o desenvolvimento dessa ciência ao longo dos séculos. Questões teológicas fundamentais são abordadas, proporcionando uma visão panorâmica dos temas essenciais que serão explorados ao longo do curso.

Exegese bíblica

Essa é uma das disciplinas centrais do curso de Teologia. Nela, os alunos aprendem os métodos de interpretação dos textos sagrados, aprofundando-se em análises linguísticas, históricas e culturais das escrituras. O objetivo é obter uma compreensão mais profunda e precisa dos ensinamentos contidos nas escrituras, permitindo uma interpretação embasada e coerente.

Teologia sistemática

Essa matéria é responsável pelo estudo das doutrinas e dos temas teológicos sistematicamente organizados. Os estudantes exploram tópicos como a doutrina da Trindade, a escatologia (estudo sobre o fim dos tempos), a pneumatologia (estudo sobre o Espírito Santo), a cristologia (estudo sobre a pessoa de Jesus Cristo) e muitos outros aspectos fundamentais da fé. A disciplina visa criar uma visão integrada e estruturada das crenças e princípios teológicos.

Filosofia da religião

Nessa matéria, são promovidas reflexões sobre a relação entre Filosofia e religião. Debates acerca da existência de Deus, da natureza do mal, da ética religiosa e outros tópicos filosóficos relevantes para a Teologia são discutidos em profundidade. Essa disciplina desafia os estudantes a examinarem criticamente os fundamentos filosóficos por trás das crenças religiosas.

História das religiões

Essa matéria abrange um panorama das principais religiões do mundo, suas origens e desenvolvimento histórico. Os estudantes têm a oportunidade de compreender as influências culturais e sociais que moldaram as diferentes tradições religiosas ao longo do tempo. Essa visão comparativa enriquece a formação teológica, permitindo a compreensão das diversas manifestações da religiosidade humana.

Teologia pastoral

Trata-se de uma matéria voltada à preparação dos estudantes para o exercício de atividades pastorais. Nessa matéria, são abordados aspectos práticos e éticos do cuidado espiritual das comunidades. Os futuros profissionais são instruídos sobre como lidar com questões pastorais, aconselhamento, organização de eventos e cuidado pastoral em geral.

Ética teológica

É considerada uma disciplina de extrema importância, pois discute questões éticas e morais à luz das diferentes tradições religiosas e princípios teológicos. Os estudantes são desafiados a refletirem sobre dilemas éticos contemporâneos e a compreenderem como a fé pode fornecer diretrizes para uma conduta moralmente responsável.

Quais as vantagens de escolher a profissão de teólogo?

Optar pela carreira de teólogo oferece diversas vantagens e oportunidades gratificantes. Entre elas:

  • desenvolvimento espiritual: aprofundamento na compreensão das crenças religiosas, permitindo uma conexão mais profunda com sua própria fé e espiritualidade;
  • conhecimento interdisciplinar: a Teologia se relaciona com áreas como Filosofia, História, Sociologia e Psicologia, enriquecendo o conhecimento do profissional;
  • capacidade analítica: o teólogo desenvolve habilidades críticas e analíticas para interpretar textos sagrados e lidar com questões complexas da fé;
  • trabalho em diversos campos: além do trabalho pastoral, o teólogo pode atuar em áreas como educação, consultoria, pesquisa, mídia, desenvolvimento social e diálogo inter-religioso;
  • contribuição para a sociedade: teólogos desempenham um papel importante na formação de valores e na promoção do respeito à diversidade religiosa e cultural.

Como é o mercado de trabalho e quais são as áreas de atuação para teólogos?

O mercado de trabalho para quem faz o curso de Teologia é diversificado e oferece oportunidades em diferentes setores:

  • igrejas e instituições religiosas: o trabalho pastoral é uma das principais áreas de atuação, envolvendo liderança espiritual, pregação, aconselhamento e organização comunitária;
  • ensino religioso: o teólogo pode atuar como professor de ensino religioso em escolas públicas e privadas, compartilhando conhecimentos sobre diferentes religiões;
  • assessoria e consultoria: empresas, organizações sociais e governamentais buscam teólogos para atuar em questões éticas, diversidade religiosa e desenvolvimento de políticas inclusivas;
  • pesquisa e produção de conteúdo: há oportunidades para pesquisadores e produtores de conteúdo em editoras, veículos de comunicação e instituições de ensino superior;
  • diálogo inter-religioso: participação em projetos e grupos que promovam a compreensão e o respeito entre diferentes tradições religiosas.

Por que é importante escolher uma boa instituição de ensino?

A escolha da instituição de ensino é fundamental para o sucesso na carreira de teólogo e para uma formação de qualidade. Uma instituição reconhecida oferece professores qualificados, uma grade curricular abrangente e infraestrutura adequada para o aprendizado.

As universidades bem conceituadas costumam ter parcerias com igrejas, organizações religiosas e outros campos de atuação, proporcionando estágios e oportunidades de vivenciar a prática teológica. Além disso, também têm o papel de incentivar o desenvolvimento acadêmico e espiritual do estudante, promovendo debates, encontros culturais, simpósios e atividades de extensão.

A Teologia ajuda a compreender diferentes crenças

Essa graduação é uma oportunidade para aqueles que desejam se aprofundar na compreensão da fé e da religião, adquirindo habilidades analíticas e críticas para lidar com questões complexas da espiritualidade. As vantagens de escolher essa profissão são diversas, e o mercado de trabalho oferece oportunidades em várias áreas.

Contudo, para obter sucesso com o curso de Teologia e estar preparado para o mercado de trabalho, é imprescindível escolher uma instituição de qualidade e se dedicar ao máximo ao desenvolvimento acadêmico e espiritual. Isso porque essa área de atuação desempenha um papel importante na sociedade, promovendo a compreensão entre as diferentes crenças e contribuindo para um mundo mais tolerante e plural.

Aproveite para conhecer o Convênio da Afya!

Oferecemos uma série de benefícios exclusivos para toda a comunidade da sua instituição: escolas, empresas e igrejas.

Tags
Nenhuma TAG relacionada.