ENEM e Vestibular

A luta contra a lgbtfobia: 3 lições que aprendemos com o movimento lgbtqia+

17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, e precisamos falar sobre essa luta diária contra o preconceito e a discriminação.

2
minutos de leitura

17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, e precisamos falar sobre essa luta diária contra o preconceito e a discriminação. Mas antes, vamos entender o que motivou a importância dessa data. No dia 17 de maio, em 1973, o termo homossexualidade foi retirado do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), e em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

"Convivemos com altas taxas de violência em nosso país, em especial no estado do Rio de Janeiro. Infelizmente, no nosso país, as pessoas LGBTQIA+ estão muito mais expostas à violência, apenas por conta de sua identidade." Refletiram os professores Renan Moura, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Cultura e Artes, e Rejane Prevot, do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da Unigranrio Afya.

O movimento LGBTQIA+ vem ganhando notoriedade ao longo dos últimos anos, leis e decisões judiciais como a utilização do nome social e o casamento civil igualitário foram avanços relevantes, porém ainda há muito para conquistar. Podemos aprender algumas lições com esse movimento social, vejamos 3 delas:

Respeito à diversidade

Todos somos diferentes e devemos respeitar o próximo. Você não precisa ter a mesma orientação sexual homoafetiva que o outro para entender e ter empatia. 

Manter a mente aberta

Dialogar cada vez mais sobre os novos estilos de vida e conceitos de família, temos muito a ganhar em relação a uma visão mais ampla sobre a sociedade num todo.

Reconhecer verdadeiras qualidades

É preciso enxergar o outro por suas atitudes como amigo, filho, profissional e etc. Valorizar a personalidade, não seu exterior.

Aqui na unigranrio Afya, não toleramos atitudes de LGBTfobia! Você apoia essa causa? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Tags
Nenhuma TAG relacionada.