Afinal de contas, o que é gestão comercial?

Descubra no blog da Unigranrio o que é Gestão Comercial e quais são as oportunidades de carreira para quem se forma neste curso!

O setor comercial é um dos mais importantes para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. Afinal, os profissionais desse setor se envolvem diretamente com a tarefa de encontrar e fidelizar os clientes, imprescindíveis para a saúde financeira do negócio já que são responsáveis por pagar pelos produtos e serviços oferecidos.

Por isso, a retomada da economia no país apresenta grandes oportunidades para os profissionais da área de Gestão Comercial, como os representantes comerciais, que contribuem significativamente para que os resultados de vendas possam crescer.

Se você considera a possibilidade de desenvolver uma carreira na área, então não deixe de ler este post. A seguir, apresentamos o que é Gestão Comercial, o que se estuda nesse curso e em quais as áreas o gestor comercial pode atuar. Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas!

gestor comercial

O que é Gestão Comercial?

Gestão Comercial é a área que se relaciona com todas as transações do setor comercial de uma organização. Esse setor lida diretamente com atividades de compra e venda de produtos ou serviços.

Dessa forma, o gestor comercial é responsável por tarefas como formação de preços, pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores, definição de pontos de vendas, entre outras.

O que se estuda nesse curso?

A graduação em Gestão Comercial é tecnológica, também conhecida como Curso Superior de Tecnologia. Essa modalidade de graduação tem menor tempo de duração e foco em conhecimentos práticos. Dessa forma, prepara o profissional, que recebe o título de tecnólogo, para ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

No caso do curso de Gestão Comercial a distância da Unigranrio, por exemplo, essa graduação tem duração de dois anos. A matriz curricular do curso conta com disciplinas da área gerencial, como aquelas ligadas à economia, à administração e à contabilidade, e da área de vendas, a exemplo de promoção de vendas. Assim, o egresso do curso pode desenvolver seu trabalho levando em consideração questões tributárias, ligadas ao cliente e à concorrência e custos.

Onde o gestor comercial pode trabalhar?

O tecnólogo formado em Gestão Comercial pode atuar em diversas áreas e empresas de diferentes portes e setores de atuação. Em vendas, esse profissional pode ser responsável pela prospecção de clientes e pelo fechamento de negócios, o que pode implicar no desenvolvimento de estratégias de vendas e pesquisa de mercado. Também pode atuar na área de suporte ao cliente.

O gestor comercial ainda pode trabalhar como autônomo, oferecendo consultoria para empresas. Uma área promissora é a de comércio eletrônico, pois cada vez mais pessoas estão conectadas e fazem compras pela internet, com destaque para o uso de celulares nesse processo.

Como você pode ver, o profissional formado em Gestão Comercial pode trabalhar em diferentes áreas, a exemplo de planejamento, vendas e suporte ao cliente. Na graduação em Gestão Comercial EaD da Unigranrio, o aluno é preparado para atuar nesses diferentes setores, desenvolvendo habilidades de pesquisa e planejamento, tomada de decisões, relacionamento com os clientes e muito mais.

Ficou interessado por essa carreira? Então conheça o curso de Gestão Comercial a distância da  Unigranrio!