Afinal, o que é biomedicina?

Biomedicina é uma carreira relativamente nova, mas com grandes possibilidades de atuação profissional. O egresso da graduação em Biomedicina desenvolve competências e habilidades que reúnem o melhor de duas áreas: Biologia e Medicina. Quer saber mais? Acesse nosso blog!

Quando você pensa em um profissional de saúde, qual a primeira imagem que vem à sua mente? É bastante provável que, quase que imediatamente, sua lembrança seja de enfermeiros e médicos.

Embora este seja um reconhecimento justo, eles não estão sozinhos: você sabe, por exemplo, o que faz o biomédico? Ao contrário das demais categorias, o contato direto com o paciente quase não existe, mas nem por isso ele é menos importante.

No post de hoje, você vai entender melhor o que é o curso de Biomedicina, que responsabilidades estão a cargo desse bacharel e quais são as empresas em que ele pode atuar. Confira!

biomedicina-1

Biomedicina = Biologia + Medicina

Como o próprio nome sugere, a graduação em Biomedicina explora conhecimentos das áreas de Biologia e Medicina, com a ressalva de que o biomédico não pode prescrever tratamentos e remédios diretamente ao paciente.

Em contrapartida, ele é o responsável por investigar as doenças que afetam a saúde humana, animal ou de plantas, valendo-se de técnicas variadas para alcançar esse objetivo: de estudos para a produção de soros e vacinas à análise de células, tecidos e resíduos, como sangue e urina, coletados durante exames clínicos.

O biomédico também se dedica à pesquisa de micro-organismos que contaminam a saúde e também o meio ambiente, num esforço para combater os efeitos danosos sobre o organismo do paciente.

Destaca-se ainda, como uma perspectiva promissora, o campo da citologia oncótica, que consiste no estudo das células para detecção e tratamento dos diferentes tipos de tumores.

Onde você pode trabalhar?

Após concluir o curso de Biomedicina no Rio de Janeiro, o egresso encontrará oportunidades em diversas instituições das áreas de Saúde e Vigilância Sanitária, como bancos de sangue e centros de reprodução assistida, onde ele julga se o material coletado é próprio para o reimplante.

Outra possibilidade é investir na carreira de pesquisador, trabalhando para a descoberta de tratamentos para os principais males que acometem a humanidade. Também há vagas nas indústrias farmacêuticas e de alimentos.

Todavia, apesar das mais de 30 habilitações nas quais pode atuar, ainda são os laboratórios de análises clínicas os principais empregadores de um biomédico. Nesse ambiente, ele é responsável por analisar as amostras coletadas para exames clínicos. A formação permite que ele assine o laudo com o diagnóstico.

Quais as principais disciplinas?

Enquanto estiver cursando a faculdade de Biomedicina no RJ, o estudante vai aprimorar seu conhecimento sobre disciplinas relacionadas a diversas áreas: da morfologia das células ao desenvolvimento do processo saúde-doença, bem como fundamentos da genética geral e molecular.

Paralelamente, cita-se os conceitos de Química e Física aplicados à Biomedicina. Do ponto de vista comportamental, o aluno é estimulado a assumir uma postura crítica, fazendo uso das ferramentas de gestão mais adequadas para tomar decisões, mesmo em ambientes de extrema pressão.

Agora que você já descobriu o que é Biomedicina, conheça mais sobre a graduação a Unigranrio!