Arquitetura e Urbanismo traz novos olhares

Pare tudo o que estiver fazendo por um instante: mentalmente, refaça o trajeto que você percorreu até chegar onde está neste exato momento. Você chegou a observar as construções? Pode ser que você tenha reparado em uma casa ou um prédio qualquer, ou então elas nem tenham despertado a sua atenção.

Com toda certeza, se esta mesma questão fosse feita a um arquiteto, a resposta seria bastante diferente. Como profissional da área, ele analisa uma série de aspectos que os leigos deixam passar despercebidos ou mesmo desconhecem.

No post de hoje, nós vamos contar algumas das características desse bacharel. Quem sabe você não se anima e percebe que tem vocação para cursar uma faculdade de Arquitetura no RJ?

arquitetura e urbanismo

O que caracteriza esse olhar diferenciado?

O olhar apurado do arquiteto sobre a junção funcionalidade + conforto é o que confere um aspecto diferenciado a cada construção. Com isso, uma casa ou um prédio deixam de ser analisados isoladamente e são inseridos em um contexto histórico, costurados por padrões estéticos, nos quais as transformações da sociedade também se veem refletidas.

Assim, pode-se dizer que o arquiteto toma para si a missão de projetar ou reorganizar ambientes. Nesse contexto, passam a interessar a ele aspectos como a beleza, a funcionalidade e a composição dos materiais.

Que características se sobressaem em um profissional de arquitetura?

Não é exagero dizer que algumas das características marcantes da personalidade de um arquiteto se sobressaem antes mesmo dele perceber que esta será a sua profissão.

A primeira delas é a sensibilidade estética. O arquiteto é alguém que valoriza as mais diversas manifestações artísticas, reconhecendo e explorando as diferenças e semelhanças entre cores, formatos e traços.

Também cita-se como primordial o interesse pela inovação e desenvolvimento, sempre apostando em soluções diferenciadas para as mais diversas situações. Sob essa perspectiva, pode-se concluir que a missão de um arquiteto é a das mais nobres: conciliar arte e tecnologia.

Como a faculdade ajuda a moldar esse olhar?

Se algumas das habilidades de um arquiteto nascem com ele, outras precisam ser aprimoradas. Se você mora na capital fluminense, a passagem por uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo no RJ é essencial, para que, ao final da graduação, você possua de fato esse olhar diferenciado.

Então, aproveite bem esse período de “treinamento”: você vai conhecer os conceitos-chave que devem nortear projetos arquitetônicos, urbanos e de interiores, tecnologia das edificações, planejamento urbano e regional e, finalmente, conforto ambiental.

Nessa hora, a preocupação com quanto custa uma faculdade de Arquitetura deve ser deixada em segundo plano: o mais importante é uma instituição que proporcione uma formação de qualidade.

Se você também quer desenvolver esse olhar diferenciado, comece a construir o seu futuro agora mesmo. Acesse o site da Unigranrio e saiba mais sobre o curso!

ARQUITETURA E URBANISMO

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira.

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.