As diversas oportunidades para quem faz Pedagogia

Cursar uma faculdade de Pedagogia no RJ é abrir portas para uma carreira repleta de oportunidades profissionais. Há quem siga com a tradicional atuação nos ambientes escolares, especialmente de educação infantil, fundamental e média.

Entretanto, há quem já tenha uma profissão e veja na segunda graduação em Pedagogia a chance de aprimorar conhecimentos e até mudar de segmento de atuação, buscando satisfação pessoal e profissional.

Independentemente do grupo no qual você se encontra, as possibilidades de atuação são muitas. Conheça todas elas neste post!

pedagogo

Quais as responsabilidades de um pedagogo?

O profissional que faz a primeira ou segunda graduação em Pedagogia se dedica a aperfeiçoar as práticas de ensino-aprendizagem. Em uma escola, esse profissional pode lecionar na Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental (primeiro ao quinto ano).

Ainda em uma instituição de ensino, ele pode assumir a responsabilidade pelo gerenciamento administrativo da unidade, o que inclui a supervisão de recursos humanos, materiais e financeiros.

Por fim, faz parte da missão de quem faz faculdade de Pedagogia no Rio de Janeiro dedicar uma atenção especial aos alunos que apresentem dificuldades ou transtornos de aprendizagem, atuando em conjunto com outros profissionais, como psicólogos, para contornar o problema.

E onde mais esse profissional pode trabalhar?

Refletindo o caráter plural e democrático da educação, os processos de ensino- aprendizagem não acontecem somente dentro de uma escola. Assim, as portas de diversas instituições estão abertas para quem cursa uma faculdade de Pedagogia no RJ.

Como exemplo, podemos mencionar a sua contratação por Organizações Não Governamentais, museus e bibliotecas, para ajudar na implantação de projetos educativos direcionados aos visitantes: um passeio em um desses ambientes pode agregar muitos novos conhecimentos.

Também citam-se hospitais e penitenciárias como potenciais empregadores, para atender a pessoas que, por motivos de saúde ou restrições judiciais não podem se deslocar até uma escola. Nestes casos, o papel da educação enquanto agente transformador da sociedade fica ainda mais evidente.

Por que fazer uma segunda graduação em Pedagogia?

Em tempos onde o mercado valoriza cada vez mais a qualificação profissional, optar por uma segunda graduação em Pedagogia pode ser o passo que faltava para galgar novas oportunidades ou mesmo mudar de segmento.

Essa é uma opção ideal para quem já tem algum contato com a área de educação e quer ampliar seus conhecimentos. Também pode ser um caminho interessante para profissionais da área de Psicologia, que atendem pacientes com dificuldades de aprendizagem.

Assim, além de ser capaz de intervir nas questões de fundo emocional, o psicólogo irá entender a dinâmica das práticas pedagógicas e isso permitirá um diagnóstico mais amplo.

O que impede muitas pessoas de optarem pela segunda graduação em Pedagogia é uma pergunta fácil de ser respondida: quanto custa uma faculdade de Pedagogia no Rio de Janeiro?

Ora, a resposta varia de instituição para instituição, é claro. Então, se você tem dúvidas sobre quanto custa uma faculdade de Pedagogia no RJ, não perca mais tempo. Acesse a página da graduação em Pedagogia da Unigranrio e descubra agora mesmo!

Baixe o e-book aqui!