BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Branding e marketing digital

O branding é a gestão da percepção do público de uma marca, para que esta última esteja alinhada aos valores que a empresa quer passar. Isso engloba desde o logotipo até o que é falado sobre produtos e serviços nas redes sociais.

Por meio de um branding forte, é possível melhorar a percepção de valor dos consumidores, o que aumenta as vendas e a retenção dos clientes. Beneficia também a gestão de negócios e o RH, pois uma marca forte atrai mais talentos para o quadro de funcionários.

No post de hoje, vamos abordar esse conceito e ensinar como gerir uma marca por meio do marketing digital. Acompanhe!

Como aplicar o branding?

Para o trabalho de branding ser bem-feito, a marca deve se fundamentar em 6 pilares:

  1. Autenticidade: possuir valores facilmente identificáveis;

  2. Relevância: trazer mudança na vida do consumidor;

  3. Diferenciação: ser diferente do que há no mercado;

  4. Presença: estar presente nos lugares relevantes para seu cliente;

  5. Entendimento: ter uma história clara de origem;

  6. Consistência: ser coesa e atender às expectativas do consumidor.

Como aliar o branding ao marketing digital?

Apesar do conceito de branding ter nascido muito antes da internet, é possível adaptá-lo para os novos meios de comunicação, que crescem expressivamente na preferência dos brasileiros e influenciam cada vez mais na sua decisão de compra.

A seguir, vamos dar algumas dicas para você fazer a gestão da sua marca nos meios digitais e melhorar a percepção do seu público. Acompanhe!

Conheça seu público

Antes de mais nada, você precisa saber para quem está falando, afinal, como acertar na sua comunicação se não souber o que seu público gosta, não é mesmo? Por isso, é o momento de usar o marketing orientado a dados.

Questionários para conhecer melhor os clientes atuais, pesquisas do segmento, benchmarking com a concorrência para compreender como ela faz seu marketing digital e procurar entender, a fundo, quem tem o potencial de se interessar por seus produtos ou serviços.

A partir desse conhecimento, você pode entender melhor qual linguagem usar, quais canais investir, quais experiências proporcionar etc.

Crie sua identidade

Um dos principais pontos para se ter uma marca forte é a consistência, ou seja, tornar a marca reconhecível e coerente em todas as suas comunicações.

O objetivo é que o consumidor, ao bater o olho em uma peça, post do Facebook ou vídeo, reconheça imediatamente quem está falando e sinta uma identificação.

Para tornar sua marca reconhecível prontamente, em todas as suas comunicações, é importante criar uma identidade, em que serão definidos as cores da empresa, o logo e suas aplicações, a linguagem a ser utilizada, o estilo das postagens, vídeos e anúncios. É importante registrar tudo isso em um manual da marca, para consultas futuras.

Escolha os canais

Uma vez que você tem seu público e a identidade de sua marca definidos, é hora de se posicionar: com base nos estudos que você fez do seu público, defina quais são os melhores canais de marketing digital para marcar presença.

Dessa forma, você evita perder tempo e recursos com redes sociais e plataformas que não vão influenciar os resultados da empresa.

Não se esqueça, ao criar as comunicações da marca, de sempre conferir o manual que você construiu e manter sua coerência: ela é um dos principais fatores de construção de um branding forte e efetivo.

Que tal descobrir outras oportunidades que o marketing digital traz? Conheça agora a Pós-Graduação em Marketing da Unigranrio!

Posts Relacionados

Saiu o resultado do ENEM 23.1! E agora, como proceder?

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi divulgado! Animado para ingressar na graduação? Desde já, parabéns pelo esforço e dedicação. Vamos conversar sobre as formas de ingressar na universidade utilizando a nota?  

Clínica de Traumatismo Dentário e Núcleo de Acolhimento de Minorias, Mulheres e População LGBTQIA+

Episódios de traumatismo dentário são frequentes no cotidiano. A face é uma região corporal bem exposta a lesões de acidentes. Traumas dentários são considerados problemas de saúde pública, lado a lado com doenças orais, como cárie e câncer bucal (Almeida et al., 2020), sendo ainda, condições de urgência verdadeira nos atendimentos odontológicos (POST et al., 2021).

Curso de Direito participa do 150º Período Ordinário de Sessões da Corte IDH

Entre 22 e 27 de agosto, a Corte Interamericana de Direitos Humanos se reuniu em Brasília para o 150º Período Ordinário de Sessões. Houveram 4 audiências públicas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) de casos envolvendo Equador, Argentina, Peru e México.