BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Ciências Biológicas é só Biologia?

O saber humano é dividido em três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. A afinidade com os temas abordados em cada uma delas também influencia na escolha do curso universitário.

Enquanto as Ciências Humanas se dedicam ao estudo do homem enquanto indivíduo e integrante de uma sociedade, as Exatas são diretamente relacionadas aos cálculos e números.

Mas, deixando de lado as tradicionais comparações entre Humanas ou Exatas, hoje vamos conhecer melhor as chamadas Ciências Biológicas. O que você vai aprender? Será que você tem o perfil adequado?

biologicas.jpg

Qual o propósito das chamadas Ciências Biológicas?

As Ciências Biológicas têm como propósito o estudo da vida, em suas mais variadas manifestações, sejam os seres que possuem uma única célula até aqueles constituídos por complexos sistemas.

Nesse contexto, ele conhece cada estrutura que compõe os diferentes organismos, reconhecendo as funcionalidades de cada uma delas. Suas intervenções também são úteis para garantir a preservação das espécies.

Da mesma maneira, elas analisam a interação dos diferentes seres vivos entre si e também com o ambiente em que vivem, buscando identificar quais os padrões de comportamento de cada um deles quando expostos às mais variadas condições.

Quais são as carreiras da área de Biológicas?

Está disposto a cursar uma graduação em Ciências Biológicas? Além da faculdade de Biologia no Rio de Janeiro, há também outras opções, como as tradicionais carreiras em Medicina e Enfermagem e toda a área de saúde, por exemplo.

Outra carreira ligada a área de Biológicas é a Nutrição, na qual o profissional tem como missão a tarefa de conscientizar pessoas sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis. Para isso, ele estuda as propriedades de cada nutriente.

Igualmente promissor é o curso de Biomedicina, no qual o egresso se dedica à análise dos micro-organismos que, direta ou indiretamente, afetam a saúde humana, de plantas e animais. Suas intervenções contribuem para a descoberta de remédios e novos tratamentos.

Cita-se ainda a Biotecnologia, segmento que se sustenta no cultivo destes mesmos microorganismos em laboratório, com a finalidade medicinal ou para servir aos propósitos de um agricultor, por exemplo.

Qual o perfil de um aluno de Ciências Biológicas?

Em termos de disciplinas, o aluno de Ciências Biológicas deve gostar bastante de Matemática, Física, Química e Ética. Em consonância, qualquer que seja a carreira escolhida, o egresso precisa se destacar por sua capacidade de observação e análise, essenciais para o bom desempenho profissional.

Ademais, ele deve demonstrar interesse na aplicabilidade das novas tecnologias em prol do avanço da ciência, mas sem deixar de lado a sensibilidade característica de quem também lida com a preservação da fauna e flora. Por último, profissionais da área tendem a gostar bastante do trabalho de campo.

Esse post despertou seu interesse por uma graduação em Ciências Biológicas? Para escolher a melhor faculdade de Biologia no RJ – ou qualquer outra carreira na área – conheça os diferenciais de cada uma delas: visite o site da Unigranrio para mais informações!

Novadfgdd call to action

Posts Relacionados

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).