Graduação e cursos

Ciências biológicas é só biologia?

Quem se forma em Ciências Biológicas tem a possibilidade de atuar tanto em empresas públicas quanto privadas. Mas a pergunta que sempre fica é: Ciências Biológicas significa apenas graduação em Biologia ou tem algo mais? Descubra a resposta neste artigo!

O saber humano é dividido em três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. A afinidade com os temas abordados em cada uma delas também influencia na escolha do curso universitário.

Enquanto as Ciências Humanas se dedicam ao estudo do homem enquanto indivíduo e integrante de uma sociedade, as Exatas são diretamente relacionadas aos cálculos e números.

Mas, deixando de lado as tradicionais comparações entre Humanas ou Exatas, hoje vamos conhecer melhor as chamadas Ciências Biológicas. O que você vai aprender? Será que você tem o perfil adequado?

biologicas.jpg

Qual o propósito das chamadas Ciências Biológicas?

As Ciências Biológicas têm como propósito o estudo da vida, em suas mais variadas manifestações, sejam os seres que possuem uma única célula até aqueles constituídos por complexos sistemas.

Nesse contexto, ele conhece cada estrutura que compõe os diferentes organismos, reconhecendo as funcionalidades de cada uma delas. Suas intervenções também são úteis para garantir a preservação das espécies.

Da mesma maneira, elas analisam a interação dos diferentes seres vivos entre si e também com o ambiente em que vivem, buscando identificar quais os padrões de comportamento de cada um deles quando expostos às mais variadas condições.

Quais são as carreiras da área de Biológicas?

Está disposto a cursar uma graduação em Ciências Biológicas? Além da faculdade de Biologia no Rio de Janeiro, há também outras opções, como as tradicionais carreiras em Medicina e Enfermagem e toda a área de saúde, por exemplo.

Outra carreira ligada a área de Biológicas é a Nutrição, na qual o profissional tem como missão a tarefa de conscientizar pessoas sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis. Para isso, ele estuda as propriedades de cada nutriente.

Igualmente promissor é o curso de Biomedicina, no qual o egresso se dedica à análise dos micro-organismos que, direta ou indiretamente, afetam a saúde humana, de plantas e animais. Suas intervenções contribuem para a descoberta de remédios e novos tratamentos.

Cita-se ainda a Biotecnologia, segmento que se sustenta no cultivo destes mesmos microorganismos em laboratório, com a finalidade medicinal ou para servir aos propósitos de um agricultor, por exemplo.

Qual o perfil de um aluno de Ciências Biológicas?

Em termos de disciplinas, o aluno de Ciências Biológicas deve gostar bastante de Matemática, Física, Química e Ética. Em consonância, qualquer que seja a carreira escolhida, o egresso precisa se destacar por sua capacidade de observação e análise, essenciais para o bom desempenho profissional.

Ademais, ele deve demonstrar interesse na aplicabilidade das novas tecnologias em prol do avanço da ciência, mas sem deixar de lado a sensibilidade característica de quem também lida com a preservação da fauna e flora. Por último, profissionais da área tendem a gostar bastante do trabalho de campo.

Esse post despertou seu interesse por uma graduação em Ciências Biológicas? Para escolher a melhor faculdade de Biologia no RJ – ou qualquer outra carreira na área – conheça os diferenciais de cada uma delas: visite o site da Unigranrio para mais informações!