Ciências contábeis: entre números, análises e gestão

O papel do contador vai muito além de gerir tributos e garantir que a empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais. Hoje, mais do que nunca, ele é fundamental na estratégia empresarial e tem participação ativa na gestão do negócio. Saiba mais neste artigo da Unigranrio!

Comprar, vender e investir: a movimentação de capital é uma prática comum entre pessoas e empresas, realizada com diversos objetivos, dentre os quais destacam-se a consolidação do patrimônio ou a expansão dos negócios.

Todavia, é necessário um rigoroso controle para que os envolvidos em uma transação mantenham sua idoneidade financeira. Essa importante missão recai sobre o contador.

Neste post, nós apresentamos diversas informações sobre a carreira. Além de entender o que são Ciências Contábeis, você vai descobrir algumas habilidades necessárias para o exercício desta profissão.

graduação em ciências contábeis

O que são Ciências Contábeis?

As Ciências Contábeis se dedicam à análise das movimentações financeiras de uma pessoa ou empresa. A tarefa de um contador é oferecer ao seu cliente um diagnóstico preciso sobre sua situação financeira, econômica e patrimonial.

Além de avaliar os registros das transações, o egresso de uma graduação em Ciências Contábeis deve considerar os fatores internos e externos que impactam sobre o desempenho da organização.

Em outras palavras, é função do contador acompanhar a evolução do patrimônio, monitorando a movimentação de capital para ter um controle eficaz sob receitas e despesas. Ele também deve contribuir para que as empresas se mantenham em dia com suas obrigações fiscais, optando pelo sistema tributário que melhor atende as necessidades de uma organização.

Por último, ele desempenha papel importante na formalização dos Microempreendedores Individuais (MEIs), orientando os profissionais autônomos sobre os procedimentos necessários para a abertura de uma empresa.

Por que a contabilidade é um diferencial competitivo?

Em tempos dominados pela crise, a estabilidade financeira se transformou em um importante diferencial competitivo. Fazer uma gestão consciente do capital é uma condição necessária para as empresas que desejam sobreviver no mercado.

Em outras palavras, é preciso absoluta cautela na hora de distribuir os recursos ou confirmar interesse em uma negociação. Nesse contexto, as análises feitas pelo contador projetam o cenário ideal para que a organização consiga atingir suas metas, beneficiando-se das melhores oportunidades.

Com base nesse cenário, podemos destacar que a função de um contador ganhou um novo status, semelhante ao de um consultor. Dessa maneira, o balanço contábil é o alicerce fundamental da gestão financeira: conforme os resultados, podem ser validados novos investimentos ou então adotadas medidas de contenção de gastos.

Qual o perfil do profissional de Ciências Contábeis?

Para ser reconhecido pelo seu trabalho, o contador deve pautar sua atuação pela ética, que deve se sobrepor a qualquer interesse. Em seguida, é recomendável que o aluno de uma faculdade de Contabilidade no RJ tenha afinidade com os números.

Mas acalme-se: você não tem a obrigação de se tornar um gênio da matemática do dia para a noite. Ao longo do curso, você terá diversas oportunidades para se aprimorar!

Também é bem-vinda a facilidade com o manuseio dos recursos tecnológicos, considerando-se o avanço da chamada contabilidade online. A adesão aos softwares de gestão contábil tem se tornado uma prática recorrente, à medida em que os programas ajudam a diminuir a burocracia e permitem que as informações sejam armazenadas na nuvem. O usuário pode acessá-las de qualquer dispositivo conectado à internet.

Entendeu melhor o que são Ciências Contábeis e porque o contador se divide entre números, análises e gestão? Faça o download do nosso e-book e conheça melhor a graduação e a rotina deste bacharel!