Estágio e carreira

Clínica de traumatismo dentário e núcleo de acolhimento de minorias, mulheres e população lgbtqia+

Episódios de traumatismo dentário são frequentes no cotidiano. A face é uma região corporal bem exposta e suscetível a lesões e injúrias advindas de acidentes...

1
minutos de leitura

Episódios de traumatismo dentário são frequentes no cotidiano. A face é uma região corporal bem exposta a lesões de acidentes. Traumas dentários são considerados problemas de saúde pública, lado a lado com doenças orais, como cárie e câncer bucal (Almeida et al., 2020), sendo ainda, condições de urgência verdadeira nos atendimentos odontológicos (POST et al., 2021).

É de suma importância relatar os episódios de violência física, principalmente em pacientes vulneráveis e vítimas de preconceitos, assim como durante episódios de violência doméstica e homofobia. Juntamente com os danos físicos, as vítimas são afetadas em diferentes aspectos, como o psicológico, desenvolvendo problemas de autoestima, devido à estética prejudicada, e o social, representado pela dificuldade em se reposicionar profissionalmente com uma estética oral fortemente desfavorecida pelo histórico traumático. 

A violência contra a mulher é uma das mais conhecidas e comentadas, principalmente quando se trata de quadros dentro de seus próprios lares. E trazendo alguns dados, cerca de 20 milhões de brasileiros e brasileiras se identificam como LGBTQIA+ (de acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT).

Segundo pesquisa da Organização Mídia e Gênero, com apoio da Fundação Ford, mais de 90% desta população concorda que existe um crescente aumento nos casos de violência contra esses indivíduos. Nesse âmbito, é importante a atuação de profissionais qualificados para atendimento a esse público, como médicos, dentistas, psicólogos, advogados e assistentes sociais, dentre outros.

Em forma de projeto de iniciação científica e extensão, o Programa de Pós-graduação em Odontologia, a Graduação em Odontologia e o Núcleo Multidisciplinar de Atendimento à Mulher (FONAM), ambos da Unigranrio Afya, instituíram a Clínica de Traumatismo Dentário e Núcleo de Acolhimento de Minorias, Mulheres e População LGBTQIA+, com histórico de agressão orofacial. Os alunos atuarão nas resoluções de casos, cooperando com o Núcleo de Práticas Jurídicas.

Os atendimentos serão gratuitos e realizados na Policlínica Odontológica: Rua Professor José de Souza Herdy, 1160. 25 de agosto – Duque de Caxias.

Telefone para agendamento: 2677-7744.

Tags
Nenhuma TAG relacionada.