ENEM e Vestibular

Como funciona o ENEM?

Conheça aqui as formas de conseguir sua vaga em uma faculdade. Saiba como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e como ele ajuda no ingresso em várias faculdade.

O Enem, hoje, ocupa a importância que os grandes vestibulares tinham antigamente. E ainda mais já que, com o resultado do Enem em mãos, o estudante pode ingressar em muitas das faculdade do país, inscrever-se em programas de bolsa ou conseguir um financiamento estudantil. Em 2017, foram 7,6 milhões de inscritos em busca de alguma dessas oportunidades.

Mas o exame reserva algumas particularidades que o aluno deve dominar no momento de sua realização. Abordamos cada uma delas aqui, neste artigo.

Entenda como funciona o Enem e como utilizar o resultado do Enem para garantir um ótimo futuro profissional!

enem

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova promovida pelo Ministério da Educação que avalia o desempenho de estudantes em conteúdos vistos durante o último ciclo da educação básica.

Até há algum tempo, o exame era utilizado apenas como um indicador de desempenho. No entanto, desde 2009, a finalidade do Enem foi ampliada, possibilitando também o acesso a cursos superiores.

Atualmente, o Enem é composto por quatro provas objetivas, distribuídas em 2 domingos consecutivos. No total, o estudante responde 90 questões em cada dia de prova, das seguintes áreas do saber:

Redação

A proposta da redação, em geral, aborda conteúdos que estiveram em pauta nos noticiários, em projetos de lei ou foram objetos de discussões recentes. Além desse conhecimento, é exigido do candidato o domínio da escrita argumentativa e do padrão culto da Língua Portuguesa.

A nota máxima que o candidato pode receber é 1000 pontos, no entanto, erros ortográficos, atentado aos direitos humanos e outros critérios podem afetar a nota.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Na prova de Linguagens, é cobrada a disciplina de Língua Portuguesa além de outros conhecimentos interdisciplinares que exigem o domínio dos gêneros textuais, da interpretação de texto e da compreensão de produções artísticas.

Assim, não basta dominar as regras gramaticais, é preciso ter um bom repertório literário e artístico que ajude a compreender as questões.

Matemática e suas Tecnologias

O conteúdo cobrado na prova de Matemática vai desde as matérias básicas que envolvem os números naturais até assuntos como grandezas e medidas, proporções e interpretação de gráficos.

Também é exigido que o estudante saiba interpretar problemas, utilizando para isso ferramentas da aritmética, geometria e outras.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Na prova de Ciências Humanas, são exigidos do candidato conhecimentos sobre elementos culturais, espaços geográficos e as transformações pelas quais a sociedade passou ao longo de sua existência.

Esses conteúdos são o objeto de estudo de disciplinas como Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Por fim, a prova que costuma ser a mais temida pelos estudantes, a das Ciências da Natureza. Ela aborda as matérias de Biologia, Química e Física.

São conteúdos cobrados nesta prova as características físico-químicas dos elementos encontrados na natureza, a estrutura e funcionamento do corpo humano e fenômenos naturais de ótica, eletricidade e ondulatória, por exemplo.

Todo o conteúdo está previsto na matriz de referência do exame, disponibilizado pelo INEP e cada instituição define o seu critério de ingresso. Para aqueles que desejam ingressar em Medicina pelo Enem, por exemplo, as faculdades costumam dar peso maior à prova de Ciências da Natureza.

Onde posso utilizar a nota do exame?

O uso da nota do Enem é bastante amplo, desde o autoconhecimento do estudante ao ingresso no ensino superior público ou privado.

As principais aplicações são:

• Sisu: o Sistema de Seleção Unificada utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos em faculdades particulares em todo o país. É possível se candidatar para Medicina pelo Enem em qualquer ponto do território para faculdades próximas ou distantes, por exemplo;
  • Prouni: o Programa Universidade para Todos funciona de forma semelhante ao Prouni, mas é destinada a estudantes de determinada renda que desejam uma bolsa em faculdades particulares do país;
  • Fies: com a nota do Enem também é possível financiar o curso superior em uma universidade particular, com taxas menores que os financiamentos convencionais;
  • Vestibulares: diversas faculdades particulares utilizam a nota do Enem como critério de seus próprios vestibulares. Cada instituição estabelece a sua forma de seleção.

Com o resultado do Enem, você terá a liberdade de escolher a melhor faculdade para você. Mas a preparação deve ser intensa para que as possibilidades de escolha sejam ainda maiores!

Entendeu como funciona o Enem? Esperamos que sim! Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e divida essa informações com seus amigos!