Escolha profissional

Conheça os campos de atuação da engenharia de produção

Quer saber mais sobre os campos de atuação de um engenheiro de produção? Leia este post para conhecer as possibilidades!

3
minutos de leitura

A Engenharia de Produção, entre os tipos de engenharias, aparece como uma aposta segura para uma carreira de sucesso. Mesmo com as oscilações do mercado por diferentes conjunturas, o índice de empregabilidade para o engenheiro de produção é de quase 100%.Além de contar com emprego quase certo, a amplitude dos campos de atuação para o engenheiro de produção é outro fator favorável, uma vez que o profissional é qualificado para trabalhar em variadas funções.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os campos de atuação da Engenharia de Produção. Leia!

engenharia de producao unigranrio

O profissional polivalente

De forma bem resumida, podemos dizer que o profissional de Engenharia de Produção é o que cuida dos processos produtivos.

O engenheiro de produção atua nos processos necessários ao funcionamento das empresas,  visando alcançar altos índices de produtividade, otimizando recursos e reduzindo custos de modo sustentável. Ele é o profissional que une a engenharia à administração, já que lida com recursos humanos, financeiros e materiais, sempre de olho no mercado.

O mercado de trabalho é diversificado

Veja exemplos de campos de atuação dentro de uma empresa, para quem se forma em Engenharia da Produção:

Operações

Atua em projetos de criação de bens ou serviços, em áreas como:

  • produção;
  • planejamento e controle;
  • manutenção e segurança;
  • organização industrial;
  • métodos etc.

Logística

Aqui, o engenheiro de produção trabalha na gestão de transporte e movimentação de cargas, no armazenamento e no controle de estoque de produtos e insumos.

Ele é encontrado ocupando cargos de gerenciamento da cadeia de suprimentos, em gestão de estoques, na análise de sistemas logísticos, no transporte e distribuição de produtos etc.

Qualidade

Nesse campo, o profissional cuida dos sistemas de gestão de qualidade, incluindo planejamento, projeto e controle. Além dos processos visando a excelência de produtos e serviços, o profissional observa o enquadramento dentro das normas, as certificações de qualidade, a confiabilidade e a segurança do ambiente.

Produto

O profissional se dedica às ferramentas e processos inovadores para lançamento de novos produtos, desde sua criação até a colocação no mercado. Isso inclui projetar e desenvolver o produto, construir e testar os protótipos, calcular custos, planejar e coordenar as atividades necessárias para o lançamento etc.

Sustentabilidade

Neste campo, o engenheiro de produção trabalha na utilização dos recursos naturais, no tratamento e aproveitamento de resíduos e na implantação de sistemas de gestão ambiental. Ele atua sempre dentro dos princípios da sustentabilidade, da preservação dos recursos naturais e da responsabilidade social.

Educação

No campo do ensino, a atuação do profissional de Engenharia de Produção vai além das atividades de magistério. Ele também atua no gerenciamento de sistemas educacionais, englobando o planejamento didático e pedagógico, metodologias e a formação do corpo docente, técnico e administrativo das instituições.

A remuneração

O piso salarial desse profissional é de 6 vezes o salário mínimo para uma jornada de 6 horas diárias, e de 8,5 vezes o salário mínimo em jornadas diárias de 8 horas. A média salarial na Petrobras, segundo informação do site lovemondays, é de R$ 12.553,00.

O site salario.com.br oferece informações importantes sobre a remuneração dos profissionais de Engenharia de Produção. A partir dos dados da página, concluímos que os setores que mais contratam são o de serviços de engenharia, de peças e acessórios automotivos, de petróleo e gás natural e de fabricação de eletrodomésticos.

Acreditamos que, a esta altura, você já concluiu que vale a pena seguir essa carreira. Pois saiba que há ótimas faculdades à sua escolha, com ofertas de cursos de Engenharia de Produção a distância, semipresencial ou presencial. 

Agora, dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso: visite a página da Unigranrio para obter mais informações sobre os cursos, inclusive o de Engenharia de Produção EaD!   

Tags
Nenhuma TAG relacionada.