BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Conheça os campos de atuação da Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção, entre os tipos de engenharias, aparece como uma aposta segura para uma carreira de sucesso. Mesmo com as oscilações do mercado por diferentes conjunturas, o índice de empregabilidade para o engenheiro de produção é de quase 100%.Além de contar com emprego quase certo, a amplitude dos campos de atuação para o engenheiro de produção é outro fator favorável, uma vez que o profissional é qualificado para trabalhar em variadas funções.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os campos de atuação da Engenharia de Produção. Leia!

engenharia de producao unigranrio

O profissional polivalente

De forma bem resumida, podemos dizer que o profissional de Engenharia de Produção é o que cuida dos processos produtivos.

O engenheiro de produção atua nos processos necessários ao funcionamento das empresas,  visando alcançar altos índices de produtividade, otimizando recursos e reduzindo custos de modo sustentável. Ele é o profissional que une a engenharia à administração, já que lida com recursos humanos, financeiros e materiais, sempre de olho no mercado.

O mercado de trabalho é diversificado

Veja exemplos de campos de atuação dentro de uma empresa, para quem se forma em Engenharia da Produção:

Operações

Atua em projetos de criação de bens ou serviços, em áreas como:

  • produção;
  • planejamento e controle;
  • manutenção e segurança;
  • organização industrial;
  • métodos etc.

Logística

Aqui, o engenheiro de produção trabalha na gestão de transporte e movimentação de cargas, no armazenamento e no controle de estoque de produtos e insumos.

Ele é encontrado ocupando cargos de gerenciamento da cadeia de suprimentos, em gestão de estoques, na análise de sistemas logísticos, no transporte e distribuição de produtos etc.

Qualidade

Nesse campo, o profissional cuida dos sistemas de gestão de qualidade, incluindo planejamento, projeto e controle. Além dos processos visando a excelência de produtos e serviços, o profissional observa o enquadramento dentro das normas, as certificações de qualidade, a confiabilidade e a segurança do ambiente.

Produto

O profissional se dedica às ferramentas e processos inovadores para lançamento de novos produtos, desde sua criação até a colocação no mercado. Isso inclui projetar e desenvolver o produto, construir e testar os protótipos, calcular custos, planejar e coordenar as atividades necessárias para o lançamento etc.

Sustentabilidade

Neste campo, o engenheiro de produção trabalha na utilização dos recursos naturais, no tratamento e aproveitamento de resíduos e na implantação de sistemas de gestão ambiental. Ele atua sempre dentro dos princípios da sustentabilidade, da preservação dos recursos naturais e da responsabilidade social.

Educação

No campo do ensino, a atuação do profissional de Engenharia de Produção vai além das atividades de magistério. Ele também atua no gerenciamento de sistemas educacionais, englobando o planejamento didático e pedagógico, metodologias e a formação do corpo docente, técnico e administrativo das instituições.

A remuneração

O piso salarial desse profissional é de 6 vezes o salário mínimo para uma jornada de 6 horas diárias, e de 8,5 vezes o salário mínimo em jornadas diárias de 8 horas. A média salarial na Petrobras, segundo informação do site lovemondays, é de R$ 12.553,00.

O site salario.com.br oferece informações importantes sobre a remuneração dos profissionais de Engenharia de Produção. A partir dos dados da página, concluímos que os setores que mais contratam são o de serviços de engenharia, de peças e acessórios automotivos, de petróleo e gás natural e de fabricação de eletrodomésticos.

Acreditamos que, a esta altura, você já concluiu que vale a pena seguir essa carreira. Pois saiba que há ótimas faculdades à sua escolha, com ofertas de cursos de Engenharia de Produção a distância, semipresencial ou presencial. 

Agora, dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso: visite a página da Unigranrio para obter mais informações sobre os cursos, inclusive o de Engenharia de Produção EaD!   

Nova call to action

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Checklist ENEM: o que você precisa saber?

O período que antecede a prova do ENEM é fundamental para se preparar e, principalmente, seguir alguns passos para alcançar bons resultados no exame e conquistar a tão sonhada vaga da faculdade.

Dicas para a redação do ENEM

Na hora de escrever a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é preciso ter cuidado com os mínimos detalhes. A forma como você expõe suas ideias pode ser decisiva para a sua nota final. Cometer erros em excesso pode custar até mesmo a sua classificação.

Como estudar sozinho para o ENEM sem perder a motivação

Mesmo quando queremos muito uma coisa, ou melhor, precisamente porque criamos grandes expectativas em relação à vida adulta, é comum a ansiedade nos deixar desmotivados. Este obstáculo, por sua vez, torna-se ainda mais desafiador quando não temos um professor ou colegas para puxar a nossa orelha e fazer a gente manter o foco. Mas calma! A gente sabe bem como é isso e escrevemos esse artigo para te ajudar a estudar sozinho para o ENEM sem perder a cabeça.