Graduação e cursos

Cursos a distância unem qualidade, preço e uma formação excelente

O EaD é cada vez mais escolhido pelos estudantes no Brasil. Ele tem muitas vantagens, a começar pelo preço. Leia nosso blog post para conhecer todas!

Os cursos a distância são a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Enquanto as matrículas em faculdades presenciais caíram, o EaD teve um aumento de 7%. Cada vez mais estudantes percebem as vantagens de fazer uma faculdade a distância e ingressam no mercado de trabalho qualificados.

Leia este post para entender como é a aceitação da graduação a distância nas empresas e conheça os diferenciais desse método de aprendizado.

ensino ead

Como são os cursos a distância?

Para ingressar em uma faculdade a distância é necessário participar de um processo seletivo, assim como no ensino presencial. Após ser aprovado, o aluno espera a data de início do curso e então acessa o Ambiente de Aprendizagem Virtual para começar os estudos. O conteúdo abordado em cursos a distância e presenciais é o mesmo, de acordo com o estabelecido pelo MEC.

Na plataforma digital podem ser acessadas videoaulas, textos e várias outras mídias, como podcasts e infográficos. O aluno tem prazos para concluir cada conteúdo e precisa elaborar trabalhos acadêmicos. O sistema permite enviar dúvidas aos professores individualmente e também disponibiliza uma sala de aula virtual, onde é possível interagir com os colegas e participar de debates.

Cada disciplina é finalizada por uma prova presencial, para a qual o estudante deve ir até o polo mais próximo. Quem desejar, pode usufruir da infraestrutura dos polos, que contam com biblioteca, laboratórios de informática e salas de estudo.

Vantagens da faculdade a distância

O EaD é a melhor forma de estudar para quem trabalha, viaja com frequência, quer passar mais tempo com a família ou simplesmente prefere estudar em casa. Sem a necessidade de se deslocar diariamente, o estudante tem mais tempo livre e flexibilidade de horários. Os cursos a distância permitem estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.

No EaD existe a também opção de assistir novamente a conteúdos que não foram bem entendidos ou somente revisar o que você já sabe. Não é necessário acompanhar o ritmo da turma. Cada aluno é responsável por administrar seu próprio tempo e ter disciplina para estudar. Por isso, quem faz um curso a distância desenvolve autonomia e responsabilidade.

Reconhecimento do método EaD

O Ministério da Educação avalia os cursos a distância da mesma forma que os presenciais. Todas as instituições de Ensino Superior precisam buscar esse credenciamento do MEC, que analisa a infraestrutura de apoio ao aluno, o material didático oferecido, os mecanismos de avaliação e o acompanhamento do estudante, a qualificação do corpo docente e muitos outros critérios.

Dessa forma, o MEC estabelece as condições mínimas que precisam ser cumpridas para que o diploma tenha validade legal. Ele também confere notas de 1 a 5, que demonstram a qualidade do ensino, e estabelece que o diploma do EaD deve ser igual ao de cursos presenciais. De acordo com a legislação, ambos os diplomas têm o mesmo valor e validade nacional.

As empresas valorizam profissionais formados em instituições de boa reputação e não diferenciam quem estudou a distância de quem estudou presencialmente. O primeiro motivo para isso é que o curso universitário é apenas um critério de seleção, dentre vários outros, como suas habilidades e experiências profissionais.

Em segundo lugar, muitas instituições renomadas oferecem cursos a distância. O EaD já é reconhecido como uma maneira de formar profissionais qualificados e preparados para o mercado. Por isso, em uma entrevista de emprego a imagem da faculdade conta muito mais do que a modalidade de ensino escolhida.

Por que o EaD é mais barato?

O principal motivo que reduz os custos da graduação a distância é o fato de que sua estrutura física e seu custo operacional são muito reduzidos. Embora os polos estejam sempre disponíveis para os estudantes de EaD, eles não precisam da mesma infraestrutura que os cursos presenciais.

As faculdades a distância precisam de menos mobiliário, gastam menos energia elétrica, têm menos funcionários de atendimento, segurança e limpeza, e suas instalações exigem manutenção com menor frequência. Assim, a redução de custos é repassada aos alunos, o que torna as mensalidades mais baratas.

Além disso, as turmas de cursos a distância podem ser muito maiores, pois não há uma limitação de espaço físico na sala de aula para comportar os alunos. Portanto, o mesmo professor consegue dar aulas para uma quantidade bem maior de pessoas, diminuindo o custo para todos.

Além das mensalidades de valor reduzido, o EaD também faz com que o estudante economize com transporte e alimentação. Afinal, não é preciso se deslocar até a faculdade ou comprar lanches para o intervalo, já que você estará em casa.

Entendeu por que o EaD é cada vez mais procurado no Brasil? São muitas as vantagens dessa modalidade de educação! Assine a newsletter da Unigranrio para receber mais conteúdos relacionados ao Ensino Superior!