Engenharia Civil: salário e mercado de trabalho

Entre as engenharias, a Civil é que apresenta maior interesse por parte dos estudantes brasileiros. O mercado de trabalho é promissor e os altos salários da Engenharia Civil são atraentes.

Além disso, esse profissional tem importância social, uma vez que contribui para o desenvolvimento das cidades, para a mobilidade urbana e para a geração de energia.

Continue a leitura desse post para compreender o que faz o engenheiro civil e como seu salário é calculado:engenharia civil 2

Área de atuação do engenheiro civil

Após cursar a faculdade de Engenharia Civil, o profissional está apto a projetar e gerenciar obras de todos os tamanhos. Além dos prédios, o engenheiro civil também pode construir túneis, pontes, barragens, viadutos, ferrovias, aeroportos, entre muitas outras edificações. Ele planeja essas construções desde a infraestrutura básica até sua finalização.

Os altos salários de Engenharia Civil se justificam quando pensamos na responsabilidade desses profissionais ao garantir a segurança das construções. Eles precisam considerar uma série de fatores para definir o material usado, a quantidade e a organização de estruturas, além de fatores como a velocidade do vento e a resistência às diferentes temperaturas.

O sistemas elétricos e hidraúlicos da edificação também são de responsabilidade do engenheiro civil. Quando a obra está em andamento ou quando é contratado para reformas, o engenheiro civil geralmente comanda uma equipe, checando o padrão de qualidade do trabalho, gerenciando os custos e estabelecendo prazos.

Mercado de trabalho em Engenharia Civil

Embora tenha passado por um período de baixa, a construção civil voltou a crescer no Brasil. Esse setor é usado como um indicador do crescimento do país e promete seguir melhorando. O segmento imobiliário é o que tem a maior expectativa de crescimento.

Entre as maiores inovações da última década no mercado de trabalho em Engenharia Civil está o desenvolvimento de Smart Cities, cidades inteligentes com sistemas energia, saneamento e comunicação mais eficientes e sustentáveis. O conceito pode ser aplicado também em residências e promete ganhar cada vez mais espaço.

O engenheiro civil encontra oportunidades tanto em empresas públicas quanto nas privadas. Além das empresas de construção civil, as mineradores e a geradoras de energia são grandes empregadoras, uma vez que exigem obras de grande porte em suas operações.

Embora não seja uma área comumente relacionada à Engenharia Civil, atualmente há muitos profissionais desse curso trabalhando no mercado financeiro. Eles são muito procurados pela capacidade de raciocínio analítico e matemático. Assim, há vagas também em bancos, corretoras de valores e cooperativas de crédito, por exemplo.

Qual é o salário em Engenharia Civil?

Assim como para todos os engenheiros e arquitetos, uma lei federal institui o salário de Engenharia Civil. É determinado o pagamento mínimo de seis salários mínimos para quem trabalha 6 horas por dia. Em 2018, seis salários mínimos equivalem a R$ 5794,00. Para jornadas de 8 horas diárias, o valor aumenta para R$ 8586,00.

Entretanto, o valor do salário em Engenharia Civil pode ser maior dependendo do cargo exercido, do porte da empresa e da região do país. O engenheiro civil também pode multiplicar seus rendimentos ao abrir uma empresa na área ou trabalhar de forma autônoma.

Entendeu o que é Engenharia Civil e qual é o mercado de trabalho para quem se forma nesse curso? Conheça a formação da Unigranrio e inscreva-se em nosso newsletter para receber no seu e-mail mais conteúdo sobre cursos de graduação!

Leia mais: Entenda o mercado de para quem faz Tecnologia em Construção Civil!

Nova call to action

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).