BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Engenharia de Produção EaD: entenda melhor essa formação!

Funcionando como uma ponte entre o setor técnico e a parte administrativa das indústrias, a Engenharia de Produção tem uma visão holística sobre os processos industriais, com o objetivo de otimizar o uso de recursos e maximizar os lucros.

Para isso une conhecimentos das engenharias com matérias mais voltadas para a administração e economia, o que torna o engenheiro de produção um profissional indispensável a indústrias de diversos setores.

No post de hoje você vai descobrir um pouco mais sobre o que faz o engenheiro de produção, quais as vantagens de uma graduação em Engenharia de Produção EaD e quais são as oportunidades de mercado para esse profissional. Continue a leitura!

engenharia de produção ead

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é o curso que prepara profissionais para atuar na maximização do emprego dos recursos de uma empresa — sejam eles humanos, materiais ou financeiros — a fim de aumentar a sua eficiência e lucratividade.

Dessa forma, o profissional de engenharia de produção pode atuar no planejamento e controle da linha de produção, garantindo que os recursos serão usados da melhor forma para gerar produtos que mantenham um nível de qualidade que agrade ao consumidor.

Mas a área de atuação desse profissional não se limita à indústria. Ele ainda pode atuar maximizando o uso de recursos em hospitais, bancos e agroindústria, por exemplo.

O que se estuda nessa graduação?

Com duração de 5 anos, a graduação em Engenharia de Produção aborda as disciplinas básicas das engenharias nos primeiros anos, como Cálculo e Física, abordando posteriormente matérias mais específicas, como Processos de Fabricação, Controle de Qualidade, Pesquisa Operacional, Logística e Ergonomia.

O aluno ainda recebe uma base em ciências sociais aplicadas, como Administração e Economia, tornando-se um profissional com uma visão mais ampla e especializada sobre o funcionamento de empresas nos diversos setores.

É possível um curso de Engenharia de Produção EaD?

A educação a distância, ou EaD, é um curso em que o aluno estuda por meio da internet, tendo acesso a materiais digitais exclusivos, videoaulas e acompanhamento de professores on-line para tirar dúvidas, além de acesso a laboratórios virtuais para disciplinas com conteúdos prático.

Uma graduação em Engenharia de Produção EaD tem a vantagem de facilitar a vida do aluno oferecendo uma maior flexibilidade de horários, já que o graduando pode assistir às aulas quando dispor de tempo em seu dia. Assim, fica mais fácil conciliar trabalho e estudos, por exemplo.

Além disso, um diploma EaD tem um valor igual a um presencial, é reconhecido pelo MEC igualmente justo porque a densidade de conteúdo é a mesma, o que muda apenas é a forma como é passado o conhecimento.

Quais são as oportunidades para os engenheiros de produção?

O mercado da Engenharia de Produção está em alta atualmente, com uma empregabilidade que chega quase a 100%. Isso porque o engenheiro de produção procura maneiras de otimizar a produção, diminuir desperdícios e maximizar os lucros, sendo indispensável até mesmo em cenários de crise.

A remuneração reflete essa valorização: a média salarial fica em R$ 6.091, podendo chegar a 22 mil no auge da carreira.

No post de hoje você descobriu o que faz o engenheiro de produção, quais são as vantagens da graduação em Engenharia de Produção EaD e como o profissional dessa área é visto no mercado de trabalho.

Quer continuar a saber mais sobre esse curso? Confira mais informações no site da Unigranrio!

INSCREVA-SE!

Leia também: Como identificar a melhor faculdade a distância para você

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).