BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Engenharia de Produção EaD: entenda melhor essa formação!

Funcionando como uma ponte entre o setor técnico e a parte administrativa das indústrias, a Engenharia de Produção tem uma visão holística sobre os processos industriais, com o objetivo de otimizar o uso de recursos e maximizar os lucros.

Para isso une conhecimentos das engenharias com matérias mais voltadas para a administração e economia, o que torna o engenheiro de produção um profissional indispensável a indústrias de diversos setores.

No post de hoje você vai descobrir um pouco mais sobre o que faz o engenheiro de produção, quais as vantagens de uma graduação em Engenharia de Produção EaD e quais são as oportunidades de mercado para esse profissional. Continue a leitura!

engenharia de produção ead

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é o curso que prepara profissionais para atuar na maximização do emprego dos recursos de uma empresa — sejam eles humanos, materiais ou financeiros — a fim de aumentar a sua eficiência e lucratividade.

Dessa forma, o profissional de engenharia de produção pode atuar no planejamento e controle da linha de produção, garantindo que os recursos serão usados da melhor forma para gerar produtos que mantenham um nível de qualidade que agrade ao consumidor.

Mas a área de atuação desse profissional não se limita à indústria. Ele ainda pode atuar maximizando o uso de recursos em hospitais, bancos e agroindústria, por exemplo.

O que se estuda nessa graduação?

Com duração de 5 anos, a graduação em Engenharia de Produção aborda as disciplinas básicas das engenharias nos primeiros anos, como Cálculo e Física, abordando posteriormente matérias mais específicas, como Processos de Fabricação, Controle de Qualidade, Pesquisa Operacional, Logística e Ergonomia.

O aluno ainda recebe uma base em ciências sociais aplicadas, como Administração e Economia, tornando-se um profissional com uma visão mais ampla e especializada sobre o funcionamento de empresas nos diversos setores.

É possível um curso de Engenharia de Produção EaD?

A educação a distância, ou EaD, é um curso em que o aluno estuda por meio da internet, tendo acesso a materiais digitais exclusivos, videoaulas e acompanhamento de professores on-line para tirar dúvidas, além de acesso a laboratórios virtuais para disciplinas com conteúdos prático.

Uma graduação em Engenharia de Produção EaD tem a vantagem de facilitar a vida do aluno oferecendo uma maior flexibilidade de horários, já que o graduando pode assistir às aulas quando dispor de tempo em seu dia. Assim, fica mais fácil conciliar trabalho e estudos, por exemplo.

Além disso, um diploma EaD tem um valor igual a um presencial, é reconhecido pelo MEC igualmente justo porque a densidade de conteúdo é a mesma, o que muda apenas é a forma como é passado o conhecimento.

Quais são as oportunidades para os engenheiros de produção?

O mercado da Engenharia de Produção está em alta atualmente, com uma empregabilidade que chega quase a 100%. Isso porque o engenheiro de produção procura maneiras de otimizar a produção, diminuir desperdícios e maximizar os lucros, sendo indispensável até mesmo em cenários de crise.

A remuneração reflete essa valorização: a média salarial fica em R$ 6.091, podendo chegar a 22 mil no auge da carreira.

No post de hoje você descobriu o que faz o engenheiro de produção, quais são as vantagens da graduação em Engenharia de Produção EaD e como o profissional dessa área é visto no mercado de trabalho.

Quer continuar a saber mais sobre esse curso? Confira mais informações no site da Unigranrio!

INSCREVA-SE!

Leia também: Como identificar a melhor faculdade a distância para você

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.