Engenharia Química: salário e mercado no Brasil

Já dizia uma célebre frase que “nada se cria, tudo se transforma”. A Engenharia Química é a ciência que se dedica ao estudo dos processos que alteram as características físico-químicas das matérias-primas para que elas se transformem nos mais diversos produtos.

Ela  é uma das áreas da Química que mais emprega profissionais e permite que você atue em diversos segmentos de mercado, da indústria de alimentos à indústria de petróleo.engenheiro quimico

Por que o mercado de trabalho em Engenharia Química é tão promissor?

O mercado de trabalho em Engenharia Química oferece perspectivas bastante promissoras a esse bacharel. Profissional essencialmente ligado à atividade industrial, o egresso de uma faculdade de Engenharia Química encontra oportunidades em diferentes segmentos.

A versatilidade de sua formação transforma esse profissional em  peça-chave para alavancar o potencial competitivo de uma empresa, ao mesmo tempo em que contribui para a adequação dos processos à legislação vigente.

Ao final do curso, o engenheiro químico estará apto a intervir em todas as etapas do processo produtivo. Primeiro, ele realiza o planejamento. As etapas posteriores são a escolha da matéria-prima e o controle da produtividade, entre outras.

Sua intervenção permite o estabelecimento de padrões de qualidade para produtos acabados ou semi-acabados, obedecendo aos padrões de eficiência energética, sem que isso implique necessariamente em elevação de custos.

A evolução da tecnologia também ajuda a contextualizar esse bom momento. Um exemplo disso é a chamada nanotecnologia, que consiste na manipulação de matérias em escala nanométrica, ou seja, invisíveis a olho nu, e pode impactar positivamente no tratamento de doenças, como o câncer.

Onde há vagas para o egresso de uma faculdade de Engenharia Química?

Na indústria ambiental, um engenheiro químico pesquisa meios de gerar energia a partir de fontes renováveis, além de viabilizar o reaproveitamento de matérias-primas e dar suporte ao processo de tratamento e descarte de resíduos.

Na agroindústria, por sua vez, pode supervisionar a composição de defensivos. Também há vagas nas indústrias de polímeros e alimentos, dentre tantos outros segmentos, como a Construção Civil, onde o engenheiro químico atua na pesquisa de materiais mais resistentes e menos poluentes.

Outra opção na área de Engenharia Química é seguir a carreira acadêmica, dedicando-se à docência no Ensino Superior ou à carreira de pesquisador.

Quais os salários do engenheiro químico?

Em um estágio remunerado na área de Engenharia Química, a bolsa atinge um valor médio de R$ 1191, conforme a Catho. Para profissionais, o salário médio é de R$ 5848.

Reflexo de sua formação plural, esse profissional está apto a exercer diferentes cargos, com salários bastante atraentes, como aponta a edição 2019 do Guia Salarial Robert Half. Em uma corporação de grande porte, por exemplo, um Diretor de Engenharia pode ganhar até R$ 45 mil mensais.

Ficou entusiasmado com as oportunidades na área de Engenharia Química? Esse curso muitas aulas práticas, então que tal conhecer a importância delas durante a faculdade?

Leia mais: Quais são os ramos da Química e onde o profissional pode atuar?

Nova call to action

Julho Amarelo: sintomas, prevenção e tratamento contra hepatites virais

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, também conhecido como “Julho Amarelo”. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802 no ano de 2019 e é celebrada no dia 28 de julho, com a intenção de conscientizar a sociedade sobre os cuidados da população com relação às hepatites virais, que podem evoluir para quadros severos de cirrose hepática e câncer no fígado.

3 filmes para motivar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para seguir uma carreira profissional bem-sucedida, você precisa estar motivado e inspirado. A motivação no trabalho está diretamente relacionada à produtividade, o que impacta na performance da equipe.

Ensino Digital: Quais as vantagens?

O Ensino Digital cresceu muito nos últimos anos. Essa modalidade conta com uma série de facilidades que tornam o ensino mais acessível a todas as pessoas, contribuindo para a democratização do acesso à educação de qualidade.