BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Entenda como é a faculdade de Jornalismo!

As pessoas sempre elogiam a sua escrita? Falar com pessoas, e sobre pessoas, é o que lhe faz feliz? Sempre foi curioso? Esses podem ser alguns sinais de que a faculdade de Jornalismo é para você!

Encontre, neste artigo, informações sobre como é a faculdade de Jornalismo e o que você encontrará por lá. Acompanhe!

Como é a faculdade de Jornalismo?

Até pouco tempo, o curso de Jornalismo era oferecido, em muitas instituições, como uma habilitação da Comunicação Social. Assim, o diploma dava o título de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, assim como há habilitação em Produção Cultural e Publicidade e Propaganda.

No entanto, isso tem mudado. Atualmente, o curso não é considerado apenas uma habilitação, mas uma formação profissional específica. O que, na prática, significa uma grade curricular muito mais focada na formação profissional, com disciplinas práticas e teóricas voltadas para o exercício da profissão.

O curso tem duração de quatro anos, ao longo dos quais você aprenderá desde técnicas de redação e reportagem a edição de imagens e vídeos.

jornal.jpg

Quais possibilidades de atuação o curso oferece?

Muitos ingressam visando às redações de jornal impresso e de TV, mas essa é apenas algumas das possibilidades oferecidas pela graduação.

O jornalista pode ocupar inúmeras funções desde as mais conhecidas, como repórter, editor e apresentador de jornais, telejornais e radiojornais, àquelas voltadas para a comunicação corporativa.

Nessa última área, o jornalista atua como um elo entre empresas e meios de comunicação. Ele pode trabalhar na assessoria de imprensa, lidando diariamente com as demandas dos jornalistas, escrevendo para sites corporativos e promovendo reuniões e entrevistas com seus assessorados.

Jornalismo esportivo, econômico, político e de cidade são as editorias que mais empregam jornalistas nas redações. No entanto, boa parcela dos graduados atua como assessor de imprensa, função que exige domínio da linguagem jornalística e da rotina produtiva dos jornais.

As faculdades de Jornalismo no Rio de Janeiro fornecem formação que abarca todos esses conhecimentos. Apenas certifique-se de que a unidade oferece bons professores e laboratórios para as aulas práticas.

E o diploma de jornalista, como fica?

No Brasil, as empresas não são obrigadas a contratar jornalistas com diploma do ensino superior. No entanto, na prática, não é isso o que acontece. As redações, principalmente, têm liberdade na escolha de seus profissionais e quase sempre abrem vagas para aqueles que tem diploma na área.

O mesmo acontece para instituições públicas. É muito com a abertura de concursos na área de comunicação que empregam jornalista para atividade de assessoria de imprensa. Nesses casos, a graduação é obrigatória.

Assim, se você quer seguir na profissão, é fundamental o diploma. Ele lhe abrirá portas e dará a você todos o conhecimento para lidar com a rotina profissional.

Converse com jornalistas, analise a grade curricular do curso e veja quais as vagas que costumam abrir em sua cidade. Só com isso, a decisão do curso superior será coerente com suas expectativas e perfil profissional!

Quer saber mais sobre a graduação em Jornalismo? Baixe o e-book do curso!

Novadfgdd call to action

Leia também: Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudá-lo a escolher

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.