Entenda como é a faculdade de jornalismo!

Transmitir fatos, informar as pessoas, participar de momentos históricos. Esses são alguns dos sonhos de quem faz uma faculdade de Jornalismo. Mas, para se destacar na carreira, é preciso saber o que você vai enfrentar durante a graduação, certo? Então siga conosco nessa leitura!

As pessoas sempre elogiam a sua escrita? Falar com pessoas, e sobre pessoas, é o que lhe faz feliz? Sempre foi curioso? Esses podem ser alguns sinais de que a faculdade de Jornalismo é para você!

Encontre, neste artigo, informações sobre como é a faculdade de Jornalismo e o que você encontrará por lá. Acompanhe!

Como é a faculdade de Jornalismo?

Até pouco tempo, o curso de Jornalismo era oferecido, em muitas instituições, como uma habilitação da Comunicação Social. Assim, o diploma dava o título de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, assim como há habilitação em Produção Cultural e Publicidade e Propaganda.

No entanto, isso tem mudado. Atualmente, o curso não é considerado apenas uma habilitação, mas uma formação profissional específica. O que, na prática, significa uma grade curricular muito mais focada na formação profissional, com disciplinas práticas e teóricas voltadas para o exercício da profissão.

O curso tem duração de quatro anos, ao longo dos quais você aprenderá desde técnicas de redação e reportagem a edição de imagens e vídeos.

jornal.jpg

Quais possibilidades de atuação o curso oferece?

Muitos ingressam visando às redações de jornal impresso e de TV, mas essa é apenas algumas das possibilidades oferecidas pela graduação.

O jornalista pode ocupar inúmeras funções desde as mais conhecidas, como repórter, editor e apresentador de jornais, telejornais e radiojornais, àquelas voltadas para a comunicação corporativa.

Nessa última área, o jornalista atua como um elo entre empresas e meios de comunicação. Ele pode trabalhar na assessoria de imprensa, lidando diariamente com as demandas dos jornalistas, escrevendo para sites corporativos e promovendo reuniões e entrevistas com seus assessorados.

Jornalismo esportivo, econômico, político e de cidade são as editorias que mais empregam jornalistas nas redações. No entanto, boa parcela dos graduados atua como assessor de imprensa, função que exige domínio da linguagem jornalística e da rotina produtiva dos jornais.

As faculdades de Jornalismo no Rio de Janeiro fornecem formação que abarca todos esses conhecimentos. Apenas certifique-se de que a unidade oferece bons professores e laboratórios para as aulas práticas.

E o diploma de jornalista, como fica?

No Brasil, as empresas não são obrigadas a contratar jornalistas com diploma do ensino superior. No entanto, na prática, não é isso o que acontece. As redações, principalmente, têm liberdade na escolha de seus profissionais e quase sempre abrem vagas para aqueles que tem diploma na área.

O mesmo acontece para instituições públicas. É muito com a abertura de concursos na área de comunicação que empregam jornalista para atividade de assessoria de imprensa. Nesses casos, a graduação é obrigatória.

Assim, se você quer seguir na profissão, é fundamental o diploma. Ele lhe abrirá portas e dará a você todos o conhecimento para lidar com a rotina profissional.

Converse com jornalistas, analise a grade curricular do curso e veja quais as vagas que costumam abrir em sua cidade. Só com isso, a decisão do curso superior será coerente com suas expectativas e perfil profissional!

Quer saber mais sobre a graduação em Jornalismo? Baixe o e-book do curso!