Graduação e cursos

Faculdade a distância: prós e contras para quem trabalha

A educação a distância é a que mais cresce no país, em parte pelas vantagens que a modalidade traz aos alunos que estudam e trabalham. Confira neste artigo!

A graduação a distância é a modalidade de ensino superior que mais cresce no país. Segundo dados de censo feito pelo Ministério da Educação, enquanto o ensino EAD teve um crescimento de 7,2% em número de matrículas, a educação presencial teve queda de 1,2%.

Tamanho é o crescimento que o MEC projeta que, em cinco anos, a matrícula em cursos a distância corresponderá a metade de todas aquelas feitas em instituições de ensino superior do Brasil. Um reflexo das oportunidades e vantagens atreladas a esse modelo de ensino.

As vantagens atingem, principalmente, aqueles que precisam conciliar estudo com trabalho. É esse o seu caso? Saiba mais os prós e contras da graduação a distância para você!

faculdade a distancia

As vantagens da faculdade a distância

Para quem estuda e trabalha, a modalidade EAD costuma ser a ideal. Dentre as vantagens de optar por essa graduação, estão:

Flexibilidade de horários

Para aquele que trabalha, a flexibilidade é o principal motivo que leva a optar por uma graduação a distância. Como não existe um compromisso rígido com o horário das aulas e o cumprimento das atividades em dias e horários determinados, é possível se programar de acordo com a própria rotina.

A flexibilidade de horários permite que o estudante que trabalha durante o dia estude à noite e realize as atividades nos fins de semana, por exemplo. É possível prever com antecedência os dias de atividades pontuadas, o que facilita ainda mais essa programação.

Estudo em qualquer lugar

O campus de sua faculdade a distância pode ser em qualquer lugar! Na biblioteca do trabalho, no seu canto de estudos em casa, na casa dos pais. Não importa onde, o aluno tem acesso ao conteúdo pelo celular, tablet, notebook e desktop, onde for mais conveniente para ele.

Isso facilita ao aluno uma melhor gestão do seu tempo, já que é possível estudar quando e onde quiser.

Maior economia

Sabemos que, quando trabalhamos, cada gasto extra é sentido no bolso. Uma faculdade presencial intensifica esses gastos, já que é preciso comer fora, gastar dinheiro com xerox, transporte e muitas outras despesas.

Estudar em casa ajuda, portanto, a economizar. Você não precisa gastar com almoço e lanches prontos (o que, vamos combinar, é muito pouco saudável), além de economizar algumas dezenas de reais com o deslocamento.

Maior autonomia do estudante

Cursos EAD permitem maior autonomia e independência do estudante, que pode seguir o seu próprio ritmo de estudos. Isso, muitas vezes, melhora o rendimento do aluno, já que é possível rever as aulas a qualquer momento e levar mais tempo estudando aquele conteúdo que parece mais complicado.

Para quem trabalha, essa autonomia é fundamental! Você não ficará preso ao ritmo de uma turma, podendo avançar e retroceder nos assuntos quando quiser.

Os contras da faculdade a distância

As desvantagens da graduação a distância são relativas, dependendo principalmente do perfil do estudante. Alguns alunos, por exemplo, não se adaptam aos cursos a distância, o que pode ser atribuído à falta de costume e ao excesso de autonomia.

A modalidade EAD é um desafio para os alunos que têm dificuldades em administrar o tempo e priorizar as suas atividades. No entanto, uma vez superadas, essas características só tem a acrescentar ao estudante que também trabalha!

Assim, vale considerar a modalidade se você tem uma rotina apertada e não deseja abrir mão de uma formação profissional de qualidade.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre a educação a distância. Se gostou do artigo e acredita que ele pode ser útil para outras pessoas, compartilhe-o nas redes sociais!