Faculdade de desenho industrial ainda existe? O que aprender no curso?

Em muitas faculdades, a graduação em Desenho Industrial foi substituída pelo curso de Design Gráfico. Mas sabia que ainda existe o curso de Desenho Industrial e que ele forma profissionais habilitados a desenvolver produtos inovadores e atrativos ao mercado? Saiba mais no blog da Unigranrio!

Ao longo do nosso dia a dia, utilizamos diversos objetos em nossa vida pessoal: televisão, calculadora ou um móvel da sala. Também há objetos  projetados para facilitar a atividade profissional, como o estetoscópio para um médico, por exemplo.

Mas, antes que possamos usufruir das soluções e da praticidade que eles nos proporcionam, alguém precisa pensar sobre sua forma e função, de acordo com o propósito a que os objetos se destinam.

Essa é uma atribuição de quem faz a faculdade de Desenho Industrial, um curso que continua existindo, mas também pode ser conhecido por outros nomes, como Design de Produtos. Neste post, você fica sabendo mais a respeito desta carreira. Fique atento!

desenho industrial-1

O que é desenho industrial?

Desenho industrial é o curso de graduação que forma bacharéis aptos a projetar objetos capazes de suprir necessidades individuais e coletivas, facilitando a vida de milhões de usuários em todo o mundo.

Para executar seu trabalho – seja desenhando eletrodomésticos, móveis, peças usadas em obras, como azulejos, e instrumentos médicos – o profissional deve levar em consideração uma série de fatores.

Entre eles, podemos destacar a funcionalidade, o conforto, a ergonomia e a estética. Quanto mais critérios o produto conseguir atender simultaneamente, mais reconhecimento trará ao bacharel.

O que você aprende neste curso?

As disciplinas do curso de Desenho Industrial no RJ estão alinhadas à proposta de desenvolver produtos que atendam às necessidades dos mais diversos segmentos da indústria.

Em tempos onde a tecnologia foi definitivamente incorporada à rotina de diversos profissionais, o aluno aprende a operar softwares criados para auxiliar na elaboração de desenhos. Em síntese: não basta a habilidade manual com os traços, também é preciso dominar os novos recursos.

Numa perspectiva mais ampla, são oferecidas noções sobre os processos produtivos. É importante que o profissional entenda os conceitos básicos que norteiam a fabricação em larga escala, afinal de contas, a menos que a ideia seja ter um produto exclusivo, de colecionador, a tendência é que sejam confeccionadas várias unidades do seu produto.

Que habilidades você precisa para ser reconhecido nesse curso?

Para ser reconhecido na profissão, o egresso do curso de desenho industrial precisa destacar-se por sua versatilidade: ao mesmo tempo em que se destaca por sua criatividade, buscando dar forma a soluções inovadoras e  funcionais.

Mas até desenvolver um produto com tantos atributos, é preciso conhecer as necessidades do consumidor e, sempre que possível, antecipar-se a elas. Isso também requer uma capacidade analítica bastante apurada.

Percebeu por que cursar a faculdade de Desenho Industrial pode ser uma ótima opção de carreira? A equipe da Unigranrio elaborou um e-book com tudo o que você precisa saber sobre esse curso. Baixe agora mesmo e fique bem informado!