Faculdade de farmácia: saiba mais sobre essa formação!

A faculdade de Farmácia capacita profissionais para atuar em diferentes áreas, com destaque para as indústrias farmacêutica, de cosméticos e alimentar.

Você está pensando em buscar um curso de Farmácia, mas ainda não sabe o bastante sobre essa graduação? Saber o que esperar no decorrer da formação profissional, assim como conhecer a situação do mercado é importante para qualquer estudante prestes a ingressar no Ensino Superior.

A faculdade de Farmácia está entre as mais procuradas da área da Saúde. Devido à relevância da profissão, seu mercado tende a apresentar boa demanda por novos farmacêuticos na indústria e em outras áreas, como veremos mais adiante.

farmaceutico

O que é e o que se estuda em Farmácia

A Farmácia é uma ciência que estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos. O profissional que se forma em uma faculdade de Farmácia é capacitado para atuar como responsável pela elaboração e manipulação de formas químicas tanto para a fabricação de produtos quanto para a sua análise.

A graduação em Farmácia tem, entre seus objetivos, assegurar que o futuro profissional compreenda como o organismo humano interage com agentes químicos e patológicos. Para tanto, inclui disciplinas voltadas para o conhecimento das propriedades de diferentes medicamentos e seus efeitos no organismo.

Além disso, o curso de Farmácia permite que o estudante aprenda na prática a analisar composições químicas para ser capaz atuar com produção e também de realizar procedimentos de controle de qualidade.

Onde atua o profissional formado em Farmácia

O mercado principal do egresso da faculdade de Farmácia é a indústria farmacêutica. A produção de medicamentos envolve a realização de testes e aprimoramentos em busca dos melhores resultados para a promoção da saúde. Em geral, uma realidade similar à do profissional que atua na indústria de dermocosméticos.

Outra opção para o farmacêutico é trabalhar na indústria alimentícia, avaliando matérias primas e a composição dos alimentos. O objetivo é indicar mudanças e melhorias para garantir que o produto oferecido aos consumidores seja o mais positivo possível para a sua saúde.

Fora do meio industrial, existem outras opções como o trabalho com análises clínicas e toxicológicas ou com a farmácia clínica, fazendo o acompanhamento de pacientes que passam por tratamentos de longo prazo, por exemplo.

As áreas mais aquecidas do mercado farmacêutico

Mais do que saber onde atua o profissional que se forma em uma faculdade de Farmácia, quem pensa em seguir por esse caminho tem interesse em descobrir quais as áreas mais aquecidas do mercado. Vamos a duas que merecem destaque atualmente!

Farmacêutico "tradicional"

O mercado farmacêutico brasileiro é o 6° maior do mundo e a tendência é de que continue crescendo. Nesse cenário, boa parte da demanda se direciona a profissionais generalistas, capacitados para atuar em farmácias, laboratórios e também na indústria realizando análises, pesquisas e o desenvolvimento de produtos.

Vendas

A área de vendas da indústria farmacêutica está entre as menos afetadas por momentos de crise ou instabilidade econômica porque medicamentos são itens de necessidade básica. Por essa razão, o mercado vem apresentando alta nas vendas ao longo dos últimos anos, o que abre mais espaço para o profissional de Farmácia que atua com essa atividade.

Em geral, esse farmacêutico participa da comercialização de remédios produzidos para farmácias, postos de saúde e hospitais. E, além da formação técnica por meio de uma boa faculdade de Farmácia, também deve desenvolver habilidades de comunicação clara e ter conhecimento do mercado farmacêutico em geral.

Gostou do post? Aproveite para saber mais sobre o curso de Farmácia da Unigranrio!

Leia mais: Farmácia: muito além do balcão das drogarias.