Faculdade de Farmácia: saiba mais sobre essa formação!

Você está pensando em buscar um curso de Farmácia, mas ainda não sabe o bastante sobre essa graduação? Saber o que esperar no decorrer da formação profissional, assim como conhecer a situação do mercado é importante para qualquer estudante prestes a ingressar no Ensino Superior.

A faculdade de Farmácia está entre as mais procuradas da área da Saúde. Devido à relevância da profissão, seu mercado tende a apresentar boa demanda por novos farmacêuticos na indústria e em outras áreas, como veremos mais adiante.farmaceutico

O que é e o que se estuda em Farmácia

A Farmácia é uma ciência que estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos. O profissional que se forma em uma faculdade de Farmácia é capacitado para atuar como responsável pela elaboração e manipulação de formas químicas tanto para a fabricação de produtos quanto para a sua análise.

A graduação em Farmácia tem, entre seus objetivos, assegurar que o futuro profissional compreenda como o organismo humano interage com agentes químicos e patológicos. Para tanto, inclui disciplinas voltadas para o conhecimento das propriedades de diferentes medicamentos e seus efeitos no organismo.

Além disso, o curso de Farmácia permite que o estudante aprenda na prática a analisar composições químicas para ser capaz atuar com produção e também de realizar procedimentos de controle de qualidade.

Onde atua o profissional formado em Farmácia

O mercado principal do egresso da faculdade de Farmácia é a indústria farmacêutica. A produção de medicamentos envolve a realização de testes e aprimoramentos em busca dos melhores resultados para a promoção da saúde. Em geral, uma realidade similar à do profissional que atua na indústria de dermocosméticos.

Outra opção para o farmacêutico é trabalhar na indústria alimentícia, avaliando matérias primas e a composição dos alimentos. O objetivo é indicar mudanças e melhorias para garantir que o produto oferecido aos consumidores seja o mais positivo possível para a sua saúde.

Fora do meio industrial, existem outras opções como o trabalho com análises clínicas e toxicológicas ou com a farmácia clínica, fazendo o acompanhamento de pacientes que passam por tratamentos de longo prazo, por exemplo.

As áreas mais aquecidas do mercado farmacêutico

Mais do que saber onde atua o profissional que se forma em uma faculdade de Farmácia, quem pensa em seguir por esse caminho tem interesse em descobrir quais as áreas mais aquecidas do mercado. Vamos a duas que merecem destaque atualmente!

Farmacêutico "tradicional"

O mercado farmacêutico brasileiro é o 6° maior do mundo e a tendência é de que continue crescendo. Nesse cenário, boa parte da demanda se direciona a profissionais generalistas, capacitados para atuar em farmácias, laboratórios e também na indústria realizando análises, pesquisas e o desenvolvimento de produtos.

Vendas

A área de vendas da indústria farmacêutica está entre as menos afetadas por momentos de crise ou instabilidade econômica porque medicamentos são itens de necessidade básica. Por essa razão, o mercado vem apresentando alta nas vendas ao longo dos últimos anos, o que abre mais espaço para o profissional de Farmácia que atua com essa atividade.

Em geral, esse farmacêutico participa da comercialização de remédios produzidos para farmácias, postos de saúde e hospitais. E, além da formação técnica por meio de uma boa faculdade de Farmácia, também deve desenvolver habilidades de comunicação clara e ter conhecimento do mercado farmacêutico em geral.

Gostou do post? Aproveite para saber mais sobre o curso de Farmácia da Unigranrio!

Leia mais: Farmácia: muito além do balcão das drogarias.

Nova call to action

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira.

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.