Faculdade de Física a distância, vale a pena?

Segundo o Censo da Educação Superior de 2016, o ensino a distância (EaD) cresceu 7,2% no Brasil, enquanto o ensino presencial teve queda de 0,08%. Mas por que tantas pessoas têm optado por essa modalidade de educação?

Se você está pensando em fazer faculdade de Física e quer saber se vale a pena fazer o curso EaD, então não perca este post. A seguir, apresentamos alguns dos motivos que têm levado cada vez mais pessoas a optarem por fazer uma faculdade a distância. Confira!

estudar fisica a distancia

Menores custos

A maioria dos cursos a distância são mais baratos que os cursos presenciais. Essa, portanto, pode ser uma excelente oportunidade para quem está com o orçamento apertado, mas não quer desistir do sonho de fazer uma faculdade.

Isso acontece porque os custos com estrutura física, energia elétrica, manutenção, entre outros são menores em uma faculdade a distância se comparados com aquelas que oferecem cursos presenciais.

Além disso, nos cursos EaD, as turmas podem ser maiores sem que seja preciso aumentar o espaço físico ou o número de professores. Essa redução de custos é repassada aos alunos que podem, ainda, economizar com transporte e alimentação, já que não precisam se deslocar para assistir às aulas.

Maior flexibilidade

Outra grande vantagem em fazer licenciatura em Física a distância é a flexibilidade que essa modalidade de ensino oferece aos alunos. Nesse curso, é possível assistir às aulas ao vivo em horário determinado ou ver e rever as gravações quantas vezes e quando quiser.

Essa flexibilidade torna possível que o aluno tenha um emprego enquanto faz a faculdade ou revisite assuntos que não tenha compreendido sempre que precisar. Responsabilidade e compromisso são necessários para aproveitar esse benefício da melhor forma, mas isso também é uma questão de hábito e você desenvolve essa capacidade na modalidade EAD.

Mesma validade do curso presencial

“Será que o curso a distância tem a mesma qualidade do presencial? Os assuntos são abordados de forma mais superficial no EaD? Os cursos a distância são aceitos no mercado de trabalho?” Essas costumam ser dúvidas comuns entre as pessoas que começam a se interessar pelos cursos a distância.

Saiba que o diploma de uma faculdade de Física a distância tem a mesma validade daquele oferecido por um curso presencial. Os conteúdos abordados em ambas as modalidades seguem uma mesma linha de aprendizado.

O Ministério da Educação (MEC) é responsável por autorizar e reconhecer os cursos de acordo com critérios de qualidade e permitir que as instituições emitam os diplomas para os alunos, comprovando sua formação. Para descobrir se um curso tem autorização do MEC, basta entrar no site e-MEC.

Faculdade de Física a distância

A Unigranrio oferece a licenciatura em Física EAD com os benefícios que acabamos de apresentar. Além disso, esse curso a distância fornece aos alunos conhecimentos diversos sobre Física e Pedagogia, necessários para que o  profissional possa atuar de maneira competente e crítica.

Um ambiente virtual de aprendizado fica à disposição dos alunos para assistir às aulas e ter acesso aos materiais complementares que tornam a formação do físico mais completa.

Neste post, você conferiu alguns motivos pelos quais fazer faculdade a distância vale a pena. Ao optar por essa modalidade de ensino, você terá menores custos, maior flexibilidade para estudar quando quiser e um diploma de licenciatura em Física com a mesma validade de um curso presencial.

Essa é uma excelente opção principalmente para quem precisa trabalhar enquanto faz a graduação, tem um orçamento limitado ou deseja fazer um curso que não é encontrado na cidade onde mora.

Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem melhor o ensino a distância!