Faculdade de história: o que você aprende no curso?

História é a área do conhecimento que estuda e analisa criticamente o processo histórico da sociedade considerando aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos e religiosos em determinado tempo, espaço ou comunidade.

história unigranrio ead

Para atuar na área, é possível fazer a faculdade de História em duas modalidades: licenciatura ou bacharelado. Enquanto o bacharelado prepara o profissional para atuar apenas como pesquisador, a licenciatura oferece uma formação complementar que permite que o historiador também seja professor e possa dar aulas no Ensino Fundamental e Médio.

Se você deseja saber mais sobre esse curso, então não deixe de ler este post. A seguir, apresentamos tudo o que você aprende em uma graduação de História EaD. Continue lendo!

Principais acontecimentos históricos

Como você pode imaginar, a maior parte da grade curricular da graduação em História é formada por disciplinas que apresentam os principais acontecimentos históricos de nossa sociedade em diferentes momentos e locais do mundo. É o caso de matérias como História Antiga, História Medieval, História da África, História do Brasil e História Contemporânea.

Conteúdos sobre docência e educação

O curso de licenciatura em História conta com disciplinas que preparam os alunos para atuar na área acadêmica, principalmente para dar aulas de História no Ensino Fundamental e Médio. Por isso, matérias como Ciências da Educação fazem parte da grade curricular do curso.

Além disso, os alunos podem ter o primeiro contato com esse mercado de trabalho nos estágios supervisionados. Na Unigranrio, por exemplo, os estudantes realizam um estágio de observação, outro no Ensino Fundamental e um terceiro no Ensino Médio, ao longo dos três últimos semestres do curso. Para dar aulas em outro níveis de educação, como em faculdades, o historiador precisa fazer uma pós-graduação.

Conhecimentos de pesquisa

Como falamos no início deste texto, uma das possibilidades de atuação para o historiador é tornar-se pesquisador. Por isso, durante a faculdade, o aluno aprende os conhecimentos necessários para desenvolver pesquisas em matérias como Introdução aos Estudos Históricos, Métodos e Técnicas de Estudo e Produção Textual em História.

Além disso, nas disciplinas de Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e criar seu primeiro trabalho na área de pesquisa.

Habilidades e competências

Além do conhecimento técnico, a faculdade de História permite que os alunos desenvolvam habilidades e competências necessárias para sua atuação profissional, seja como pesquisador ou como professor. Raciocínio crítico e analítico, capacidade de construir e apresentar argumentos de forma oral e escrita e habilidade para resolver problemas, são algumas delas.

Neste post, você descobriu tudo que um aluno aprende na graduação em História. Viu também que o historiador pode atuar como pesquisador e como professor, dando aulas no Ensino Fundamental e Médio.

Se você deseja seguir alguma dessas carreiras ou até mesmo as duas e busca um curso com maior flexibilidade de tempo, fazer História EaD pode ser uma excelente opção.

Gostou de saber mais sobre a graduação em História? Que tal conferir as facilidades que uma graduação a distância pode oferecer? Leia também o post Cursos a distância unem qualidade, preço e uma formação de excelência!

Novadfgdd call to action

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).