Farmácia: muito além do balcão das drogarias

Quando você pensa na graduação em Farmácia logo associa ao profissional que faz orientações aos clientes nas farmácias? Pois saiba que esta é apenas uma das diversas possibilidades de atuação do farmacêutico. Descubra as demais neste artigo da Unigranrio!

O Brasil está entre os países que mais consomem medicamentos no mundo e tem expectativas de um consumo ainda maior em 2018. São boas perspectivas para o profissional graduado em uma faculdade de Farmácia no RJ, que conta com  variadas oportunidades de trabalho em um mercado aquecido.

Dentro de farmácias, é obrigatório ter um farmacêutico responsável, presente em tempo integral. Por isso, as farmácias convencionais, de manipulação e redes de drogarias são grandes empregadoras deste profissional. Entretanto, há muitas outras possibilidades de atuação. Leia este post para saber mais sobre a profissão do farmacêutico!

farmacia de manipulacao.jpg

Como é o curso de Farmácia

O curso de Farmácia geralmente tem 5 anos de duração. Nele, os estudantes aprendem sobre diversos aspectos do corpo humano, o funcionamento e a composição dos sistemas, como  circulatório, respiratório, urinário, entre outros. Também são abordadas as formas de transmissão e os agentes transmissores de doenças.

O farmacêutico precisa compreender as enfermidades humana e as formas de tratamento e cura. Dessa forma, há disciplinas relacionadas às propriedades físicas e químicas de medicamentos, seus usos e efeitos no organismo. O aluno estuda, em laboratórios e em sala de aula, como analisar substâncias químicas e a realizar controle de qualidade em diversos produtos.

Atuação profissional na indústria

O profissional farmacêutico pode encontrar oportunidades dentro de indústrias farmacêuticas, de alimentos, de cosméticos e de higiene. Ele orienta processos de fabricação, realiza testes, controle de qualidade e exames toxicológicos. Ainda tem conhecimento sobre normas sanitárias e técnicas, de forma que pode garantir seu cumprimento e a saúde do consumidor.

A indústria farmacêutica é um setor considerado imune à crises econômicas, tendo crescimento acima da média nacional das indústrias. Nessa área,  assim como no ramo de cosméticos, o farmacêutico pode trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, testar princípios ativos e é responsável pelo que é produzido.

Já na indústria alimentícia, seu maior foco é a qualidade dos alimentos produzidos. Ele avalia matérias primas, faz análises para encontrar alterações na composição do produto final e protege a saúde pública.

Outras oportunidades para o farmacêutico

O Conselho Federal de Farmácia lista 72 áreas de atuação para o profissional de Farmácia. É um campo de trabalho amplo, no qual a prioridade do graduado deve ser sempre proporcionar saúde e qualidade de vida à população.

Entre os setores que mais empregam esse profissional estão os laboratórios de análises clínicas e ambientais. O farmacêutico é capaz de abrir seu próprio laboratório ou trabalhar realizando análises toxicológicas. Um exemplo de atuação em laboratórios é o trabalho de profissionais que realizam exames anti-doping em competições esportivas ou que fazem exames de DNA.

Na área forense, ele também trabalha em laboratórios. Como perito criminal, o farmacêutico analisa o sangue de pessoas envolvidas em crimes, analisa a composição de drogas, verifica falsificação de medicamentos e investiga contaminações químicas.

Em hospitais, clínicas e postos de saúde, esse profissional é responsável pela gestão da farmácia, pelo controle de estoque, pela gestão de medicamentos controlados por lei e pelo armazenamento adequado. Em órgãos públicos, o farmacêutico visita indústrias e comércios para fiscalizar o cumprimento de normas sanitárias e técnicas.

O preço da faculdade de Farmácia pode variar muito entre as instituições de ensino, mas trata-se de uma carreira com boas perspectivas de emprego e de rendimentos. Agora que você já sabe como é o curso de Farmácia, faça o download do e-book sobre essa graduação e conheça melhor o mercado de trabalho e o perfil desse profissional!