BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Gestão Ambiental está entre as profissões do futuro. Entenda!

A preocupação com os impactos ambientais deixou de ser algo apenas a ser pensado para ser transformado em ação. A aprovação do Código Ambiental Brasileiro e a assinatura de acordos climáticos demonstra como tem crescido a ação de governos e empresas sobre o meio ambiente.

Nesse cenário, se faz necessário um profissional que atue diretamente na preservação do meio ambiente, seja em empresas ou em órgãos públicos, fiscalizando e fomentando projetos para a recuperação do que já foi devastado.

Quer saber mais sobre quem é esse profissional? Continue a leitura e descubra o que faz o gestor ambiental, por que esse é um dos profissionais do futuro e o que se estuda em uma graduação em Gestão Ambiental. Acompanhe!

gestão ambiental ead

O que faz o gestor ambiental?

O profissional formado na graduação em Gestão Ambiental atua como uma ponte entre o meio ambiente, empresas e a sociedade, implementando projetos de recuperação e preservação, gerenciando o uso de recursos, avaliando impactos e prestando consultorias a indústrias que procuram diminuir o seu impacto negativo sobre a natureza.

Mas não é só na indústria que o gestor ambiental pode atuar, ainda é possível trabalhar em áreas de preservação, propriedades rurais, institutos de pesquisa, ONGs e órgãos públicos.

Além de implementar projetos de sustentabilidade, o formado em Gestão Ambiental pode trabalhar na implementação e fiscalização de políticas públicas ligadas à preservação do ambiente, assim como elaborar relatórios de impacto ambiental.

Por que a Gestão Ambiental é uma das profissões do futuro?

A preocupação com o meio ambiente tem ganhado espaço entre empresas e governos, chegando à confecção de tratados, como o Acordo de Paris, para reduzir a emissão de caborno e gases que podem aumentar o efeito estufa.

Com a preservação dos recursos naturais em vista, têm surgido também certificações para empresas que tratam seus resíduos e procuram diminuir os impactos no meio ambiente, sendo esse um diferencial para a empresa que quer aumentar suas vendas e melhorar resultados.

Dessa forma, o gestor ambiental tem um mercado de trabalho muito favorável agora e nos próximos anos, já que o trabalho de recuperação e preservação do meio ambiente é contínuo e está muito longe de acabar.

A pesquisa Future of Work realizada em 12 países, incluindo o Brasil, apontou que a área ambiental é uma das mais relevantes e com mais chances de crescimento nos próximos anos, não só pela crescente preocupação com a sustentabilidade, mas pela necessidade do uso racional dos recursos naturais, que vêm se esgotando gradativamente.

O que se estuda na faculdade de Gestão Ambiental?

A faculdade de Gestão Ambiental traz disciplinas específicas, como saneamento básico, gestão de resíduos e educação ambiental, ao mesmo tempo que oferece ao aluno uma base em estatística, química e outras matérias necessárias para entender o meio ambiente e atuar sobre ele de maneira responsável.

Se você gostou de saber mais sobre Gestão Ambiental, o que faz o gestor ambiental e se identificou com o curso, não perca mais tempo! Confira mais informações sobre essa graduação no site da Unigranrio!

INSCREVA-SE!

Leia também: Graduação semipresencial e a distância: entenda as diferenças

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.