BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Gestão Pública: saiba como esse curso é importante para o nosso país!

Você sabe o que é Gestão Pública? Tal qual uma casa ou uma empresa, os serviços, bens e patrimônio públicos precisam ser adequadamente administrados para se tornarem eficientes, conseguindo atender às necessidades da população.

No post de hoje, você vai entender melhor por que a atuação desse profissional é tão importante para viabilizar o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país.

Sempre alimentou o desejo de atuar em favor da sua comunidade? O curso de Gestão Pública pode ser a opção certa para você!

gestão publica-3

O que é Gestão Pública?

A gestão pública é a atividade que se dedica ao gerenciamento de instituições, serviços e também do patrimônio público. Entre os seus principais objetivos estão a garantia de que o atendimento ao público funcione de maneira eficiente, bem como o aproveitamento racional de recursos financeiros.

Dessa maneira, listamos algumas das principais responsabilidades do egresso de um curso de Gestão Pública, cuja atuação deve ser pautada pela Constituição Federal e requer o conhecimento de diversas áreas, como Administração, Direito, Economia e Gestão de Pessoas, por exemplo:

  • coordenar as equipes envolvidas direta ou indiretamente com instituições e serviços públicos, motivando e dando condições aos colaboradores para que eles alcancem os resultados desejados;
  • elaborar políticas públicas, respondendo também pelo planejamento e gerenciamento de projetos, que devem atender às principais necessidades da população;
  • controlar o orçamento, elegendo as áreas que serão tratadas como prioridade e definindo o montante que será distribuído a cada um dos setores;
  • traçar estratégias para assegurar a conservação e otimização do aproveitamento de bens, patrimônios e recursos públicos, tendo a transparência como um de seus princípios básicos;
  • acompanhar o desempenho de instituições e serviços públicos, fazendo uma análise de aspectos que podem ser melhorados.

Como a intervenção de um gestor público se traduz em melhorias efetivas para a sociedade?

Diante de tamanha responsabilidade, podemos concluir que a intervenção do egresso de um curso de Gestão Pública, quando bem-sucedida, acaba se convertendo em benefícios importantes para a comunidade em que ele atua.

A eficiência de um serviço público, por exemplo, está diretamente relacionada ao modelo de gestão adotado pelas instituições públicas. Ao otimizar os serviços, identificando e corrigindo eventuais deficiências, é possível realizar os investimentos necessários para oferecer um atendimento de qualidade.

A partir do momento em que esse objetivo é conquistado, a tendência é que haja a elevação dos indicadores econômicos e de qualidade de vida. Em contrapartida, o grande desafio ainda é criar estratégias eficazes de combate às principais vulnerabilidades sociais, como fome, miséria e dificuldade de acesso à saúde e educação, por exemplo.

Onde o gestor público pode trabalhar?

Agora que você já entendeu o que é Gestão Pública, é hora de saber onde este profissional pode trabalhar. Há oportunidades em órgãos públicos, como prefeituras, secretarias estaduais ou ministérios, mas, para assumir uma destas vagas é necessária a aprovação em concursos. Ciente dessa necessidade, a FATENP/UNIGRANRIO oferta ao acadêmico horas extracurriculares e cursos específicos de preparação.

Outra possibilidade é a atuação em Organizações Não-Governamentais (ONGs), que buscam profissionalizar sua infraestrutura e, com isso, ampliar suas chances de serem contempladas com recursos do governo para os seus projetos.

Por último, o egresso do curso pode se tornar um articulador de parcerias entre o governo e o setor privado, atuando na gestão de um processo de licitação, por exemplo.

Ficou curioso para conhecer melhor o curso de Gestão Pública? Acesse nosso site!

 INSCREVA-SE!

Leia também: Ciências Contábeis: entre números, análises e gestão

Posts Relacionados

Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.