Gosta de tudo organizado? Conheça a graduação em processos gerenciais!

Organização e proatividade fazem parte do perfil do egresso de Processos Gerenciais, curso que enfatiza competências executivas e práticas. Saiba mais no post!

A graduação em Processos Gerenciais é uma excelente escolha para quem tem um perfil proativo e organizado. O curso é voltado às funções executivas ligadas à administração de empresas, como a gestão de pessoas e de processos. É interessante também para quem busca empreender.

Mesmo sendo de curta duração, por tratar-se de um curso tecnológico, a formação é muito ampla e abrange inúmeras áreas em uma organização. Do financeiro ao pessoal, incluindo o planejamento e a logística.  Tem ainda um apelo prático que facilita o ingresso e a ascensão no mercado de trabalho.

Entenda o que é Processos Gerenciais, o que faz o profissional da área e veja se você tem o perfil para seguir essa carreira. Confira!

processos gerenciais

O que você estuda na graduação em Processos Gerenciais?

A matriz curricular de Processos Gerenciais é prática, objetiva e concisa, o que faz deste, um curso rápido e eficiente.  A teoria é apresentada estrategicamente aliada à prática. Assim, o aluno recebe o embasamento necessário, mas sem desviar-se da aplicação prática dos conceitos aprendidos.

As disciplinas enfatizam os processos mais relevantes para qualquer empresa, como a Análise de Custos, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico. O curso procura, no entanto, ser o mais abrangente possível. Por isso, o profissional em formação aprende sobre Logística, Administração Financeira, Gestão de Projetos, entre outros segmentos administrativos.

A formação ainda garante ao aluno certificados intermediários, ou seja, ele pode ingressar no mercado mesmo antes de formar-se. Além de receber treinamento especializado para nichos específicos, como enquanto Assistente Executivo?

O que faz um profissional da área?

A graduação em Processos Gerenciais permite que o egresso atue em empresas de qualquer porte, públicas ou privadas, tendo um nicho bastante amplo e diversificado. Além disso, o curso desenvolve competências que lhe permitem gerir um negócio próprio.

O profissional atua lado a lado com os administradores, mas há algumas diferenças básicas entre Processos Gerenciais e Administração. A maior delas talvez seja a ênfase na prática e planejamento, respectivamente, embora ambos os profissionais atuem nas duas vertentes.

Enquanto um administrador planeja estratégias para redução de custos e aumento da produtividade, por exemplo, o foco do tecnólogo em processos gerenciais é outro. Ele deve descobrir como essas estratégias serão  aplicadas na rotina da empresa, e gerenciar as atividades que permitam chegar aos objetivos propostos.

Qual é o perfil do profissional de Processos Gerenciais?

O perfil de um profissional na área de Processos Gerenciais pode variar entre as diferentes carreiras. Um gestor de pessoas não têm, necessariamente, as mesmas características de um gestor financeiro, mas algumas habilidades e competências são comuns. E, sendo o curso de Processos Gerenciais tão abrangente, são muitas as desenvolvidas ao longo do curso.

Para começar, é interessante que o aluno seja organizado, proativo e tenha interesse em atuar no ambiente corporativo. Essas respostas, o aluno pode obter com o processo de orientação vocacional, um passo fundamental para escolher bem sua faculdade.

No entanto, a própria graduação em Processos Gerenciais é responsável por preparar o aluno em termos técnicos e comportamentais. O curso desenvolve habilidades em liderança, comunicação e planejamento. Além disso, desenvolve conhecimentos e habilidades acerca de ferramentas relacionadas, como softwares de finanças e técnicas de gestão.

Você se identifica com essa carreira? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais informações relacionadas à formação!