BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Graduação semipresencial e a distância: entenda as diferenças

Existem cada vez mais opções para o aluno que busca uma formação superior, especialmente na graduação a distância. Além do curso e da instituição, agora o estudante também precisa escolher a modalidade de ensino que melhor adapta-se ao seu perfil.

Os cursos a distância oferecem flexibilidade de horários, ensino de qualidade e custos reduzidos. Por isso, estão expandindo-se e tornando-se cada vez mais variados em opções de cursos e sub-modalidades.

No post de hoje você conhece algumas de suas opções entendendo a diferença entre curso semipresencial e a distância. Conheça as principais características de cada um e descubra como escolher a melhor modalidade para o seu perfil. Confira!

semipresencial2Como funciona a graduação semipresencial?

A graduação semipresencial é uma modalidade intermediária entre o ensino a distância e o presencial. O funcionamento do curso pode variar dependendo da instituição, pois cada uma tem um foco diferente. Algumas utilizam o EAD como complemento do curso presencial, oferecendo uma porcentagem da carga horária de aulas a distância.

Outras fizeram o caminho contrário, adaptando seus cursos a distância para promover maior interação pessoal. Assim, oferecem uma carga horária maior de encontros presenciais do que um EAD comum. De qualquer forma, é uma boa opção para quem tem dúvida de qual é a melhor modalidade.

De modo geral, a graduação a distância exige a presença do aluno apenas para realizar as provas. Já o semipresencial incorpora à rotina do estudante uma vivência dupla entre a distância e o presencial. O que pode exigir mais responsabilidade, mas também oferece as vantagens das duas modalidades.

Quais são as principais diferenças entre as modalidades?

A principal diferença entre curso semipresencial e a distância é a carga horária de encontros presenciais que cada modalidade exige, mas há outras a considerar. Mais encontros presenciais significa menor flexibilidade de horários, pois há mais compromissos programados para o aluno cumprir.

Por outro lado, esses encontros promovem maior interação e networking. Além disso, pode ser uma alternativa para alunos que têm dificuldade em manter a disciplina por conta própria.

Outra diferença está nos valores da mensalidade. A graduação semipresencial pode ser mais cara que o EAD, porém geralmente é mais barata que o presencial. Quanto mais estruturas físicas o curso exige, maior o custo de manutenção, mas também mais diversificadas são as experiências do aluno.

Qual é o melhor tipo de graduação a distância?

Todas as modalidades de graduação tem vantagens e desvantagens que dependem, em grande medida, do perfil do estudante. Com exceção do domínio de tecnologias básicas, que é praticamente o mesmo em todas elas. Afinal, todas utilizam um portal virtual para compartilhar materiais e atividades.

Para identificar a melhor modalidade de graduação para você, portanto, é preciso estabelecer prioridades. Por exemplo, se é importante para você ter contato direto com colegas, talvez a graduação a distância não seja a melhor opção. Porém, se sua rotina é muito instável, um curso mais flexível é o ideal.

Já na escolha da instituição, procure por cursos credenciados junto ao MEC, com boa infraestrutura de apoio e professores qualificados. Metodologias inovadoras também são um bom sinal, pois favorecem experiências de aprendizado mais proveitosas independente da modalidade de ensino.

Quer saber sobre as suas opções no ensino superior? Assine nosso newsletter e recebe nossos posts em primeira mão!

Novadfgdd call to action

Leia também: Como identificar a melhor faculdade a distância para você

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).