Graduação semipresencial e a distância: entenda as diferenças

Existem cada vez mais opções para o aluno que busca uma formação superior, especialmente na graduação a distância. Além do curso e da instituição, agora o estudante também precisa escolher a modalidade de ensino que melhor adapta-se ao seu perfil.

Os cursos a distância oferecem flexibilidade de horários, ensino de qualidade e custos reduzidos. Por isso, estão expandindo-se e tornando-se cada vez mais variados em opções de cursos e sub-modalidades.

No post de hoje você conhece algumas de suas opções entendendo a diferença entre curso semipresencial e a distância. Conheça as principais características de cada um e descubra como escolher a melhor modalidade para o seu perfil. Confira!

semipresencial2Como funciona a graduação semipresencial?

A graduação semipresencial é uma modalidade intermediária entre o ensino a distância e o presencial. O funcionamento do curso pode variar dependendo da instituição, pois cada uma tem um foco diferente. Algumas utilizam o EAD como complemento do curso presencial, oferecendo uma porcentagem da carga horária de aulas a distância.

Outras fizeram o caminho contrário, adaptando seus cursos a distância para promover maior interação pessoal. Assim, oferecem uma carga horária maior de encontros presenciais do que um EAD comum. De qualquer forma, é uma boa opção para quem tem dúvida de qual é a melhor modalidade.

De modo geral, a graduação a distância exige a presença do aluno apenas para realizar as provas. Já o semipresencial incorpora à rotina do estudante uma vivência dupla entre a distância e o presencial. O que pode exigir mais responsabilidade, mas também oferece as vantagens das duas modalidades.

Quais são as principais diferenças entre as modalidades?

A principal diferença entre curso semipresencial e a distância é a carga horária de encontros presenciais que cada modalidade exige, mas há outras a considerar. Mais encontros presenciais significa menor flexibilidade de horários, pois há mais compromissos programados para o aluno cumprir.

Por outro lado, esses encontros promovem maior interação e networking. Além disso, pode ser uma alternativa para alunos que têm dificuldade em manter a disciplina por conta própria.

Outra diferença está nos valores da mensalidade. A graduação semipresencial pode ser mais cara que o EAD, porém geralmente é mais barata que o presencial. Quanto mais estruturas físicas o curso exige, maior o custo de manutenção, mas também mais diversificadas são as experiências do aluno.

Qual é o melhor tipo de graduação a distância?

Todas as modalidades de graduação tem vantagens e desvantagens que dependem, em grande medida, do perfil do estudante. Com exceção do domínio de tecnologias básicas, que é praticamente o mesmo em todas elas. Afinal, todas utilizam um portal virtual para compartilhar materiais e atividades.

Para identificar a melhor modalidade de graduação para você, portanto, é preciso estabelecer prioridades. Por exemplo, se é importante para você ter contato direto com colegas, talvez a graduação a distância não seja a melhor opção. Porém, se sua rotina é muito instável, um curso mais flexível é o ideal.

Já na escolha da instituição, procure por cursos credenciados junto ao MEC, com boa infraestrutura de apoio e professores qualificados. Metodologias inovadoras também são um bom sinal, pois favorecem experiências de aprendizado mais proveitosas independente da modalidade de ensino.

Quer saber sobre as suas opções no ensino superior? Assine nosso newsletter e recebe nossos posts em primeira mão!

Novadfgdd call to action