BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Leia este post ao pensar em desistir da faculdade

Os desafios e obstáculos que enfrentamos na vida podem até nos deixar momentaneamente inseguros e desanimados quanto ao futuro, mas é especialmente nessas horas que é preciso lembrar: para alcançar o sucesso, é preciso se esforçar e trabalhar rumo a esse objetivo! 

Tem pensado em desistir da faculdade? Pois saiba desde já que essa definitivamente não é a melhor escolha. Entenda que muitos dos problemas que você está enfrentando agora, sejam eles financeiros ou de qualquer outra natureza, podem ser devidamente contornados, desde que você pense com calma, buscando alternativas para resolvê-los.

Neste post, vamos ajudá-lo a superar esses entraves momentâneos para que você consiga ir além, alcançando tudo aquilo que almeja. Pronto para caminhar com destino a seu crescimento pessoal e profissional? Então veja!

leia-este-artigo-ao-pensar-em-desistir-da-faculdade

Pense no retorno sobre o investimento

A entrada para a faculdade é um momento ao mesmo tempo desafiador e extremamente importante pelos mais diversos motivos, que vão desde a necessidade da escolha de uma boa carreira ao esforço feito em termos de estudo para conseguir a aprovação nas disciplinas.

Mesmo que você tenha optado por um modelo mais flexível, como no caso da Educação a Distância (EaD) ou do ensino híbrido, os sacrifícios feitos para percorrer esse caminho com êxito continuam presentes. Abrir mão de tudo isso devido a um momento de dúvida e incerteza pode gerar um impacto bastante negativo no seu futuro pessoal e profissional.

Nessas horas, o melhor a fazer é respirar fundo e considerar a infinidade de ganhos que uma faculdade pode trazer depois de concluída. Afinal, foi para isso que você lutou tanto por essa oportunidade, não é mesmo?

Lembre-se do que o motivou

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, pense sobre o que o motivou a fazer uma faculdade em primeiro lugar. Pode ter sido a possibilidade de ganhos financeiros futuros ou até mesmo a ampliação dos seus horizontes em termos de conhecimento e vivência cultural. As razões podem ser muitas e provavelmente se complementam.

Lembre-se também de que as dificuldades que você está enfrentando hoje podem retornar em outro momento da vida. É fato, portanto: simplesmente jogar tudo para o alto não vai eliminar esse desafio. Obstáculos assim existem para nos tornar mais fortes e mostrar ao que viemos.

Se por acaso se sentir sobrecarregado, procure organizar melhor sua rotina, encontrar alguém de confiança para desabafar ou mesmo buscar ajuda profissional se achar que é o caso. Só não desista dos seus sonhos a qualquer quebra-molas, combinado? Vale a pena lutar por eles.

Estabeleça metas de curto prazo

Um problema pode parecer muito maior do que realmente é quando não sabemos por onde começar a resolvê-lo. Já parou para pensar que, pouco a pouco, dá sim para estabilizar sua vida e vencer as dificuldades? Algumas formas de fazer isso são:

  • descrevendo os problemas que mais o afetam atualmente, fazendo com que queira desistir;
  • pensando em formas e ações para resolvê-los por meio de pequenas atitudes;
  • acompanhando seu desenvolvimento rumo ao objetivo final e renovando as metas de curto prazo assim que forem cumpridas.

Pode apostar: com essas estratégias, você se sentirá bem menos ansioso e mais seguro, podendo resolver tudo com tranquilidade e precisão.

Crie uma rotina motivadora de estudos

No tópico anterior, já começamos a mostrar como é possível sair da inércia para dar um sentido real de resolução aos problemas que tem enfrentado. O que acha de dar um passo adiante, trazendo isso para sua vida estudantil?

Pense em criar uma rotina motivadora de estudos. Comece listando os assuntos e as atividades que mais trazem prazer na sua área, aproveitando esse diagnóstico para direcionar sua carreira desde a faculdade. Assim, ficará muito mais fácil se tornar um excelente profissional no segmento em que escolher atuar.

O que você precisa entender é que o fator tempo é um grande diferencial no trabalho. Por isso, ter foco desde o início pode fazer toda a diferença para você colher os frutos plantados mais rapidamente e, claro, com maior qualidade.

Converse com pessoas da área

Muitas pessoas acabam se frustrando com o curso escolhido porque projetam fantasias nessa oportunidade, construindo uma imagem idealizada da formação sem antes conversar com quem tem experiência real na área.

A partir de uma visão realista, fica mais fácil se adequar às dificuldades ou até mesmo considerar a possibilidade de transferência de curso. O que não dá para fazer é simplesmente jogar tudo para o alto sem antes procurar por uma solução, não concorda?

Para não desperdiçar oportunidades, converse com pessoas da área para entender melhor o curso e sua possível futura profissão, evitando a criação de expectativas equivocadas — que só geram frustração. Assim, você poderá se preparar melhor para superar as dificuldades e caminhar rumo ao sucesso!

Aproveite as oportunidades da faculdade

Qualquer graduação em uma boa instituição de ensino superior oferece inúmeras possibilidades de crescimento para os estudantes, desde seminários, grupos de estudos e eventos acadêmicos que enriquecem a formação do aluno até estágios supervisionados e intercâmbios no exterior.

Será que o desânimo com os estudos não vem também da falta de engajamento com o ambiente acadêmico? Como muitas (e ótimas) oportunidades profissionais e pessoais surgem justamente dessas iniciativas, é preciso estar atento. Que tal ao menos tentar?

Vislumbre a satisfação da conclusão

Quando lutamos muito para conquistar algo e atingimos nosso objetivo ao final, a sensação de vitória e de dever cumprido é tão intensa que até faltam palavras para descrever. Consegue se imaginar com o diploma na mão? Não se esqueça que as maiores conquistas da vida envolvem sacrifícios.

Evite superestimar o desânimo

São diversos os motivos e os momentos que podem nos deixar inseguros ou mesmo desanimados durante a faculdade. Seja pela obrigação de cursar matérias que não são do nosso interesse ou até pela falta de perspectiva momentânea que podemos sentir quando pensamos no que fazer depois de formados.

A verdade é que todo mundo já se sentiu assim em algum momento. Para vencer essas barreiras, é preciso saber o que você realmente quer e continuar batalhando. E pode ter certeza: a vitória chegará depois que você pagar o preço com seu esforço e sua organização.

Você tem que se dividir entre trabalho fora de casa, tarefas domésticas e compromissos acadêmicos? Pois não está sozinho nessa luta, viu? Converse com sua família e pessoas próximas, para que entendam seu momento e deem todo o apoio possível. Dessa forma, contando com uma ajudinha, ficará bem mais fácil alcançar seu objetivo.

No fim das contas, é preciso tem sempre em mente que desistir de um plano de longo prazo por um problema momentâneo pode ser uma grande autossabotagem. Como dissemos, independentemente do problema que estiver enfrentando, é vital considerar todas as alternativas possíveis antes de desistir.

Agora que você entendeu por que não vale a pena desistir da faculdade, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para fazer com que mais estudantes superem esse momento de incerteza!

Manual: como escolher a melhor faculdade para você (e para o seu bolso!)

Leia também: É possível conseguir FIES ou PROUNI para Medicina?

Posts Relacionados

Julho Amarelo: sintomas, prevenção e tratamento contra hepatites virais

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, também conhecido como “Julho Amarelo”. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802 no ano de 2019 e é celebrada no dia 28 de julho, com a intenção de conscientizar a sociedade sobre os cuidados da população com relação às hepatites virais, que podem evoluir para quadros severos de cirrose hepática e câncer no fígado.

3 filmes para motivar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para seguir uma carreira profissional bem-sucedida, você precisa estar motivado e inspirado. A motivação no trabalho está diretamente relacionada à produtividade, o que impacta na performance da equipe.

Ensino Digital: Quais as vantagens?

O Ensino Digital cresceu muito nos últimos anos. Essa modalidade conta com uma série de facilidades que tornam o ensino mais acessível a todas as pessoas, contribuindo para a democratização do acesso à educação de qualidade.