Escolha profissional

Letras, matemática e história: dar aula ou ser bacharel?

Saiba como lidar melhor com a diversas questões que surgem, quando chega o momento de escolher um curso superior. Você já pensou em estudar Letras, Matemática ou História? Pretende cursar bacharelado ou licenciatura?Comece a estreitar as possibilidade e a diferença entre bacharelado e licenciatura.

8
minutos de leitura

Você já pensou em estudar Letras, Matemática ou História? Pretende cursar bacharelado ou licenciatura? Quando chega o momento de escolher um curso superior, são diversas as questões que surgem, não é mesmo? Mas não precisa ser difícil lidar com elas.

Para ajudá-lo a começar a estreitar as possibilidades, apresentaremos aqui informações importantes sobre os cursos de Letras, Matemática e História, além de explicar a diferença entre bacharelado e licenciatura. Assim, você tira suas dúvidas e conhece melhor essas áreas para definir qual modalidade é mais interessante para você. Vamos lá?

bacharelado x licenciatura

Como é o curso de Letras?

Esse curso é dedicado ao estudo da língua portuguesa, dos idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. Com isso, seu objetivo é formar profissionais capacitados para trabalhar em atividades envolvendo a comunicação, tais como produção textual, tradução, interpretação, ensino, entre outras. Sua duração média é de 3 anos e meio, tempo em que o aluno estudará matérias como:

  • Leitura e Produção de Texto;
  • Fonética e Fonologia;
  • Morfologia e Sintaxe;
  • Sociolinguística;
  • Literatura Brasileira.

Área de atuação e mercado

Ao se formar em Letras, você poderá, por exemplo, trabalhar em escolas de idiomas, de Ensino Fundamental e Médio, bem como em universidades — exigindo-se aí alguma especialização. Também é possível conquistar um espaço em editoras, emissoras de TV, jornais, agências de publicidade, entre outras possibilidades. Basicamente, o mercado atual emprega esses profissionais nos seguintes setores:

  • educacional: nessa área, você poderá trabalhar em escolas de ensino básico, escolas de idiomas e universidades, além de dar aulas particulares;
  • editorial: no setor editorial, você poderá trabalhar com produção textual, produzindo e/ou revisando materiais para revistas, blogs, portais de notícias e por aí vai;
  • comunicação empresarial: nesse campo, você poderá atuar na elaboração de documentos, como ofícios, cartas comerciais, pautas de reuniões, entre outras tarefas que envolvam a comunicação empresarial;
  • trabalho autônomo: como autônomo, você pode atuar como professor particular, intérprete, tradutor e até mesmo com produção textual.

Média de remuneração

A remuneração para o profissional formado em Letras pode variar bastante, conforme a atividade exercida e a experiência no mercado. Um professor de Português do Ensino Médio, por exemplo, pode receber mais de 2 mil reais. Por outro lado, um intérprete ou um tradutor pode ganhar até 15 mil reais. Para alcançar valores maiores, é preciso se especializar e ganhar experiência.

Perfil do aluno

Gostar de ler e escrever são exigências básicas. Além disso, é importante que o estudante se interesse por literatura, comunicação e estudo de idiomas e de culturas. Essas características formam o perfil adequado do estudante de Letras e, consequentemente, de um profissional de destaque na área.

Como é o curso de Matemática?

curso de Matemática dura aproximadamente 4 anos e seu objetivo é formar profissionais capacitados para atuar em atividades que exijam conhecimento avançado de Lógica e Matemática, tais como Engenharia da Computação, pesquisas de estatísticas, ensino e assim por diante. Algumas matérias que os alunos encontram nesse curso são:

  • Álgebra;
  • Geometria;
  • Cálculo;
  • Estatística;
  • Trigonometria;
  • Aritmética.

Área de atuação e mercado

Por conta da tecnologia e das pesquisas estatísticas, os matemáticos têm encontrado oportunidades em diversos setores. Esses profissionais podem atuar, por exemplo, com educação, no setor financeiro, com informática, podem apoiar atividades de Engenharia e realizar diversas outras tarefas. Veja mais detalhes a seguir:

  • ensino: na educação, você poderá lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como em universidades e cursos preparatórios, além de dar aulas particulares;
  • indústria: nesse setor, você poderá atuar analisando a produtividade de uma empresa e desenvolvendo meios para melhorar o desempenho dos colaboradores e dos maquinários, por exemplo;
  • computação: nessa área, você poderá trabalhar desenvolvendo modelos de dados e sistemas para empresas;
  • financeiro: nesse setor, você poderá trabalhar na gestão financeira de um negócio, analisando estatísticas, estudando investimentos e até apoiando o setor de Marketing.

No mercado atual, muitas empresas têm contratado matemáticos para atuar em equipes multidisciplinares, compostas por engenheiros, arquitetos, economistas e assim por diante. Isso porque, como a Matemática é peça-chave em diversas atividades, o conhecimento desse profissional complementa e apoia o trabalho dos outros.

Média de remuneração

Já imaginou receber mais de 15 mil reais mensais? Saiba que esse é o salário de um cientista de dados formado em Matemática. Além disso, um analista estatístico recebe aproximadamente 5 mil reais mensais e um professor de Matemática pode ganhar 2.500 reais no ensino básico. O salário do profissional de Matemática pode, portanto, variar bastante, de acordo com a função exercida e o conhecimento adquirido.

Perfil do aluno

Por ser um curso de exatas, é preciso que o aluno goste de raciocínio lógico, tenha certa facilidade para fazer cálculos e lidar com problemas matemáticos. Dessa forma, ele estará apto para desenvolver produtos, trabalhar com estatísticas e com atividades de Engenharia, tendo mais chances de se tornar um profissional de destaque no mercado.

Como é o curso de História?

O objetivo do curso de História é formar profissionais capacitados para estudar os fatos do passado com um pensamento crítico e analítico para, com base nisso, compartilhar conhecimento que nos permita construir um futuro melhor. O curso dura 4 anos e é composto por matérias como:

  • Antropologia;
  • Cultura Brasileira;
  • Filosofia;
  • História Antiga;
  • História Moderna.

Área de atuação e mercado

Além de poder lecionar em escolas e universidades, o profissional de História também pode trabalhar em museus, centros de memória cultural, editoras de livros didáticos e diversos outros locais. No mercado atual, o historiador costuma atuar investigando e interpretando documentos e acontecimentos, sejam relacionados a sociedades, religiões, guerras, culturas ou economias.

Média de remuneração

Como um historiador pode exercer diversas atividades, sua remuneração costuma variar bastante. É possível ganhar até 3 mil reais mensais como professor de História do ensino básico ou trabalhando em museus, por exemplo. Por outro lado, como professor acadêmico, a remuneração pode ultrapassar os 5 mil reais mensais.

Perfil do aluno

Como a missão do historiador é explicar o impacto dos fatos passados nos dias atuais, é preciso que o aluno goste de estudar obras de filósofos, escritores e historiadores de outros tempos, além de analisar e refletir sobre os acontecimentos que impactaram a humanidade e moldaram a forma como vivemos hoje.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Você percebeu que, além de dar aulas, todos esses cursos formam profissionais para atuar em outras atividades? Pois essa é a principal diferença entre bacharelado e licenciatura! Basicamente, os cursos de licenciatura se propõem a formar profissionais dedicados ao ensino. Enquanto isso, os cursos de bacharelado têm a finalidade de formar profissionais que atuem em outras profissões do mercado.

Essas 2 habilitações consideram a mesma base de estudos. Entretanto, em determinado momento, os alunos de licenciatura estudam matérias ligadas a pedagogia e educação, enquanto os alunos dos cursos de bacharelado estudam matérias específicas ligadas à profissão que escolheram.

No fim das contas, a verdade é que você não precisa apenas dar aulas se quiser se formar em Letras, Matemática ou História. Como viu, é mais que possível atuar em outras áreas! Um profissional de Letras pode, por exemplo, atuar como tradutor. Um historiador pode trabalhar em museus. E um matemático pode atuar em pesquisas de mercado. Os 3 cursos oferecem um campo de atuação bastante diversificado.

Para você decidir entre uma modalidade ou outra, pense em como você deseja atuar. Seu objetivo é trabalhar na educação ou partir para desbravar outras atividades? Fazendo essa escolha, você já dará mais um passo rumo ao sucesso profissional!

Por fim, se deseja saber mais sobre esse e tantos outros assuntos ligados a estudos e carreira, assine agora mesmo a nossa newsletter

 Leia também: Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudar-lo a escolher

Tags
Nenhuma TAG relacionada.