Graduação e cursos

Logística: uma profissão para quem tem visão macro

Você sabia que Logística está entre as 10 profissões mais promissoras da atualidade? Saiba mais neste post da Unigranrio!

Considerado um dos profissionais mais disputados atualmente pelas empresas, o formado em Logística tem ótimas perspectivas de empregabilidade e salário, além de diversas opções de caminho para seguir em sua carreira.

Mas, além desse cenário favorável, investir em uma graduação em logística, ou curso de tecnologia em logística a distância, pode levar você a uma carreira apaixonante e desafiadora.

Quer conhecer mais sobre a Logística e todos os desafios desse profissional? Continue a leitura e aproveite também para descobrir como trabalhar nessa área!

logística ead

O que faz o profissional de Logística?

O profissional de logística trabalha diretamente na melhoria dos processos de embarque, transporte e desembarque de carga, sendo fundamental em empresas, portos, almoxarifados e alfândegas.

Para isso, precisa entender a fundo os processos de movimentação de cargas, modais, estruturação de rotas e distribuição de mercadorias, unindo esse conhecimento aprofundado a uma visão macro de processos.

Ainda é responsabilidade desse profissional gerenciar redes de distribuição, acompanhar os processos de compra, negociar com fornecedores, fazer o acompanhamento de pedidos e controlar os estoques.

Qual é o perfil de quem tem essa profissão?

O dia a dia de quem trabalha com logística é bem desafiador, por isso é necessário ser proativo e sempre disposto a lidar com problemas no embargo de uma carga ou fazer alterações em um fluxo que esteja impedindo que a mercadoria chegue em segurança.

Além disso é preciso amar tecnologia, estar atento às inovações, já que o setor de logística está cada vez mais ligado a processos e ao uso de dados informatizados.

Quais são as perspectivas de carreira?

Empresas de todos os setores necessitam de um profissional de logística, mesmo que não transportem ou entreguem seus produtos. Afinal, ainda é necessário lidar com fornecedores, armazenagem etc.

A demanda por profissionais especializados para desempenhar essas funções é grande, por isso, o setor de logística vem sendo considerada uma das 10 profissões em alta da atualidade!

Como entrar para essa profissão?

Para trabalhar com logística e garantir as melhores vagas no mercado, o ideal é fazer uma graduação tecnológica em logística, em uma instituição reconhecida pelo MEC e bem avaliada nos últimos Exames de Avaliação e Desempenho do cursos de Ensino Superior (ENADE).

Nesse curso, o aluno aprenderá disciplinas voltadas para as necessidades do mercado, como Gerenciamento de Estoque, Planejamento de Transportes, Gestão de Frotas e Gestão de Compras, especialmente se a instituição escolhida for a Unigranrio, uma instituição comprometida com a melhoria da qualidade de vida através do processo educacional.

Ainda há a possibilidade de fazer o curso de tecnologia em logística a distância, sendo mais fácil conciliar trabalho com os estudos, e ainda dispor de horários flexíveis, auxílio de professores online e acesso a materiais didáticos exclusivos.

Se você ficou interessado em seguir a apaixonante área da Logística, aproveite a oportunidade: conheça mais sobre o curso tecnólogo em Logística da Unigranrio!

Leia também: Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!