Graduação e cursos

Marketing orientado a dados: onde a ti se encaixa?

Conseguir informações valiosas e dominar as tecnologias digitais é essencial para o marketing como é feito hoje e a TI está pronta a ajudar nisso. Entenda!

2
minutos de leitura

O marketing orientado a dados busca a geração de valor para uma marca ou produto por meio de ações baseadas na análise de informações. Essa é uma estratégia clássica, mas que ganhou nova força graças ao incremento na capacidade de obter e processar de dados. É aí que entra a TI.

As TI’s aplicadas ao marketing permitem que o profissional tenha acesso a uma grande quantidade de dados e informações mais precisas para elaborar estratégias mais eficientes. Isso engloba desde conhecer melhor o seu cliente para oferecer serviços especializados até identificar falhas operacionais para aprimorar as ações da marca.

Por outro lado, gera a necessidade de que as duas equipes – marketing e TI – atuem lado a lado para fazer o todo funcionar. Continue lendo o post para entender melhor como surgiu e qual é a importância dessa relação para o marketing orientado a dados!

Marketing e TI: como surgiu essa relação?

Quem não conhece o mercado não é capaz de dominá-lo e, por isso, a informação sempre foi importante para o marketing. As TI’s entraram em cena incrementando o potencial de extração de resultados a partir da captação e análise de informação no marketing orientado a dados.

Os profissionais de TI ainda possuem a vantagem da adaptação, o que casou perfeitamente com a variedade de contextos de atuação do marketing. Afinal, cada ramo possui variáveis únicas que exigem uma análise personalizada. Isso a TI é capaz de fazer, gerando ainda outro benefício: menor custo por resultado.

Em contrapartida, essa atuação conjunta aquece o mercado para os profissionais de TI que veem sua demanda aumentar. O resultado é uma relação simbiótica, em que ambas as áreas saem ganhando.

Transformação digital: o marketing envolvido em tecnologia

Outro fator que contribui para a aproximação entre as duas áreas é a transformação digital. As mídias clássicas não desapareceram, mas a presença nas plataformas digitais tornou-se pré-requisito para o sucesso das marcas. Nesse contexto, a TI é fundamental para dar suporte técnico ao marketing.

Inclusive ao marketing orientado a dados, pois cada mídia digital conta com ferramentas de mensuração e até mesmo métricas próprias. A colaboração dos profissionais de TI é fundamental para que o marketing possa agir de acordo com as diretrizes de cada plataforma.

Desse modo, a marca aumenta consideravelmente suas chances de alcançar um bom posicionamento, atingir e converter mais clientes e aumentar sua autoridade, fazendo com que o envolvimento entre marketing e as tecnologias digitais e da informação tornem-se uma vantagem competitiva.

Equipe de suporte: nunca o trabalho colaborativo foi tão importante

A presença da TI no marketing está diretamente associada a questões técnicas e resolução de problemas. Quando um sistema apresenta instabilidade é essencial possuir uma equipe de suporte que regularize rapidamente a situação para que a estratégia não seja prejudicada.

No entanto, a TI faz muito mais do que isso e está também envolvida em um processo analítico-criativo. Principalmente, diagnosticando problemas e desenvolvendo softwares para cumprir funções específicas dentro da empresa. É isso o que faz um analista de sistemas, por exemplo.

No caso do marketing orientado a dados, essas soluções são extremamente úteis na captura, armazenamento e análise de informações. Fornecem uma visão única do mercado que possibilitam à empresa criar campanhas exclusivas, bem-direcionadas e com grandes chances de sucesso.

Hoje, atuar com marketing orientado a dados envolve muitas tecnologias que servem tanto como plataformas de publicação quanto como fonte de informação. Nesse contexto, a união entre marketing e TI é cada vez mais natural no mercado, que passa a demandar profissionais mais estratégicos e capacitados.

Não quer ficar para trás? Conheça as opções de pós-graduação da Unigranrio para atualizar seu currículo e crescer na carreira!

Tags
Nenhuma TAG relacionada.