Estágio e carreira

Mercado de trabalho no Rio de Janeiro: maiores desafios e oportunidades

Saiba como se preparar para encontrar as melhores vagas no Mercado de Trabalho e receber um salário que faça jus à função exercida. Claro que em tempos assim, as coisas podem ser um pouco mais difíceis.

6
minutos de leitura

Quem busca oportunidades de sair do interior do estado fluminense para ingressar no mercado de trabalho na cidade do Rio de Janeiro, certamente precisa conhecer os maiores desafios e oportunidades que encontrará na capital do estado.

A crise teve impacto significativo sobre a metrópole, mais até do que nas cidades menores. Por isso, uma boa dose de estratégia será necessária para quem quiser encontrar o posto de trabalho almejado.

A boa notícia é que neste artigo você aprenderá a fazer isso e terá condições de superar tais desafios, indo ao encontro das melhores oportunidades. Confira!

mercado de trabalho

Desafios no mercado de trabalho carioca

A crise política e econômica que vem impactando o Brasil nos últimos anos tem sido mais severa na capital carioca. A pesquisa do Observatório Sebrae, lançada em 2016, aponta que desde 2014 os números de pessoas empregadas no Rio de Janeiro vem despencando.

Em 2018, esse quadro está ainda pior. Foram mais de 490 mil postos de trabalho fechados, mesmo com a ligeira melhora econômica no restante do país. Nesse contexto, muitas pessoas qualificadas passaram a desenvolver trabalhos autônomos e as empresas que estavam menos preparadas para enfrentar a crise acabaram fechando as portas.

Porém, nem tudo são más notícias. Um fator ainda aponta para um aspecto positivo em meio a esse cenário de dificuldades: a renda média na capital tem aumentado, tanto para funcionários quanto para empregadores e as pessoas com formação tem sentido menos o impacto desse panorama adverso.

Com isso, é possível se preparar para encontrar as melhores vagas e receber um salário que faça jus à função exercida. Claro que em tempos assim, as coisas podem ser um pouco mais difíceis. Entretanto, nada impede que você se planeje para superar esses obstáculos e encontrar o seu lugar ao sol. Continue lendo e veja como.

Melhores oportunidades

Uma das áreas que mais sofreram impacto da crise no estado carioca foi o setor industrial, sobretudo o dos chamados minerais não-metálicos, que servem de matéria-prima para geração de produtos diversos como areia, granito, ardósia e mármore, por exemplo. Isso também acabou impactando o ramo da construção civil, que sofreu retração no mesmo período.

Com menos dinheiro circulando e menor poder de compra, a indústria de alimentos também foi uma das que sofreu maior queda, seguindo o padrão de recuo da economia do Rio de Janeiro.

Todavia, setores de ponta como o de Tecnologia da Informação (TI) foram destaque no estado. Justamente por não depender tanto da indústria pesada para se desenvolver, o setor de TI pôde crescer de forma independente ao esse cenário difícil.

Segundo um levantamento da Revista Exame, publicado no segundo semestre de 2017, com as 100 pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil, as únicas três do estado do Rio de Janeiro eram justamente do setor de TI.

Como essa área é tem menos dependência às questões locais e pode operar globalmente, fazendo negócios em outros locais com baixo custo operacional, acaba se sobressaindo em momentos de crise.

Além disso, no Brasil e até mesmo em outras partes do mundo, a escassez por bons profissionais nessa área é bastante sentida, fazendo com que as pessoas mais preparadas não tenham grandes dificuldade para encontrar seu espaço nesse campo.

Não é a toa que o fenômeno das startups têm estado em alta no Brasil, mesmo diante de uma crise severa. O modo operacional dessas empresas jovens, que possuem uma estrutura mais livre e menos burocrática, é uma excelente resposta para driblar as adversidades vividas no país.

Se você ainda não tem muita experiência profissional e quer começar com o pé direito em uma grande cidade, é uma ótima opção buscar uma vaga em empresas jovens com um trabalho sério e consistente.

Além disso, algumas startups operam em um modelo de trabalho remoto, ou seja: aceitam freelancers que podem fazer as suas tarefas de casa ou qualquer outro lugar e receber por elas da mesma forma, sem precisar estar presente no escritório da empresa.

Com isso, é possível também economizar no transporte e no tempo gasto com deslocamento, além de ficar mais fácil de se organizar para estudar e continuar correndo atrás do crescimento profissional. A internet oferece muitas possibilidades, basta saber garimpar e encontrar o seu lugar. Continue lendo e aprenda mais.

se destacar no mercado

Como se destacar no mercado de trabalho

Uma das grandes vantagens da área de TI é certamente o fato de que é possível realizar os mais diversos tipos de cursos em níveis variados e ingressar em um mercado ainda com espaço para novos profissionais.

Existem cursos técnicos, de tecnólogos e de graduação que cabem dentro das possibilidades dos estudantes. Além disso, investir em uma formação como essa vale a pena, não só para o mercado de trabalho no Rio de Janeiro, mas sim para o mercado global, pois é um conhecimento que veio para ficar.

Dito isso, vamos agora lhe apresentar as melhores estratégias para se dar bem no mercado de trabalho e encontrar a vaga que tanto busca. Confira!

Pesquise bastante

Não há como pensar em se destacar no mercado de trabalho se você não souber por onde começar, não é mesmo? Caso não tenha formação nos setores que estão fortes na capital carioca, procure por empresas que já atuam na área em qual você tem experiência e comece a procurar trabalho por aí. Assim, suas chances serão bem maiores.

Procure falar com alguém da empresa escolhida

Não se dê por satisfeito apenas enviando o currículo por e-mail ou deixando-o em um banco de currículos. Procure telefonar para a empresa ou enviar uma mensagem ao setor no qual você se candidatou, explicando a situação e deixando clara a sua disponibilidade para mudar de cidade.

Inclusive, essa é uma informação que você já pode incluir no seu currículo, explicitando também que pretende arcar com os custos da mudança e que isso faz parte do seu planejamento de vida e trabalho. Assim, a empresa não precisa temer assumir esse gasto.

Fortaleça sua rede de contatos (networking)

Às vezes nos esquecemos daquele amigo ou familiar que mora na cidade para a qual queremos nos mudar ou que, ao menos, conhece alguém que vive lá e poderia nos ajudar a encontrar trabalho.

Não se isole, vá a encontros de amigos e familiares e deixe claro para as pessoas sobre as suas intenções de crescimento. Aproveite também as redes sociais para explicitar seus objetivos e encontrar pessoas que poderão fortalecê-lo nesse objetivo.

Verifique os requisitos da vaga

Outra estratégia importantíssima para conseguir se destacar no mercado e driblar a crise é verificar os requisitos da vaga. Não basta achar um posto de trabalho ocioso se você ainda não estiver capacitado para ele. Por isso, mais uma vez, preparar-se investindo em cursos é a melhor das alternativas, sobretudo em um cenário econômico adverso.

Conhecendo o perfil da vaga fica mais fácil também se preparar para a entrevista e até mesmo montar um currículo mais assertivo, que esteja alinhado com os interesses da empresa.

Então, gostou de conhecer os maiores desafios e oportunidades que o mercado de trabalho no Rio de Janeiro lhe reserva? Assine nossa newsletter agora mesmo para receber mais conteúdos de qualidade direto na sua caixa de entrada.

Leia também: Saiba como montar o seu primeiro currículo (mesmo sem ter experiência)

Tags
Nenhuma TAG relacionada.