BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Na era da internet: porque fazer uma faculdade de Letras

Letras é a área do conhecimento que estuda idiomas e literatura. Por isso, é possível pensar que dar aulas ou trabalhar com livros impressos são as únicas opções de trabalho para quem se forma nesse curso.

Com o avanço da internet e das tecnologias digitais, entretanto, outros campos de trabalho surgiram para os profissionais formados na área. Descubra, no post de hoje, quais são as possibilidades de atuação para quem faz uma faculdade de Letras. Não perca!

estudar letras na era da internet

Ensino de idiomas a distância

Em um mundo cada vez mais globalizado, dominar outros idiomas pode representar grandes oportunidades, como a conquista de melhores oportunidades no mercado de trabalho e o conhecimento de outras culturas.

Por esses motivos, há muito interesse em aprender línguas, o que impulsionou o crescimento da educação bilíngue em todo o Brasil. Sendo assim, o ensino de idiomas é um dos maiores mercados para o profissional formado em Letras.

Com o avanço da internet, o profissional de Letras pode dar aulas a distância, sem sair de casa. Assim, pode alcançar mais alunos dentro e fora do país, já que além de ensinar idiomas estrangeiros para brasileiros, também é possível ensinar português para pessoas de outros países.

Redação e revisão

A base do marketing de conteúdo, adotado por muitas empresas atualmente, é a produção de conteúdos variados para diferentes canais na internet, como blogs, e-books e redes sociais.

Uma produção de qualidade, com domínio da língua e boa capacidade de expressão, é imprescindível para alcançar os resultados que as empresas desejam. Por isso, são requisitados profissionais capacitados para fazer essa entrega.

Algumas opções para o profissional de Letras nessa área são o trabalho de redator, que faz as pesquisas e elabora o conteúdo, e o de revisor, que garante que o material produzido atende às normas e recomendações.

Tradução

Outra possibilidade de trabalho que o egresso do curso de Letras pode desempenhar é a tradução de conteúdos variados. Na internet, o profissional pode encontrar oportunidades de diferentes locais, inclusive de outros países. Traduções literárias, científicas e técnicas são algumas das opções.

Criação de legendas

Outra possibilidade de trabalho para o profissional de Letras que surgiu com o avanço de tecnologias digitais é a criação e tradução de legendas e textos para filmes, sites e programas de computador. Na Netflix, por exemplo, é possível receber até R$ 4,2 mil ao traduzir legendas com uma hora de duração.

Neste post, você descobriu que o egresso da faculdade de Letras pode atuar em diferentes áreas, além da docência. Muitas dessas possibilidades surgiram com o avanço da internet e têm potencial para crescer ainda mais nos próximos anos.

Se você se interessou por alguma dessas carreiras, fazer o curso de Letras a distância é uma das formas de ingressar na área. Nessa graduação, matérias como Tradução e Estudo e Produção de Texto preparam o profissional para atuar na produção, na revisão e no tratamento de textos. Além disso, o curso também oferece conhecimentos para atuar na docência.

Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seu amigos a saberem mais sobre a carreira em Letras!

Nova call to action

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).