Nutrição: um campo que vai muito além da dieta

Quando alguém fala em fazer faculdade de Nutrição no Rio de Janeiro, certamente muitas pessoas pensam: ok, vai cuidar da dieta das pessoas. Entretanto, o campo de estudos para o nutricionista vai muito além de atender ao desejo dos pacientes de entrarem em forma por meio da alimentação.

Neste post, vamos explorar as possibilidades de atuação profissional do nutricionista e mostrar como esse campo da Medicina é importante para a sociedade!

curso-de-nutrição-rj

O que faz um nutricionista, afinal?

Se você já parou para pensar em quanto tempo dura a faculdade de Nutrição, certamente vai concordar que passar quatro ou cinco anos na faculdade permite ao profissional formado ir muito além da definição de dietas de emagrecimento.

O CFN - Conselho Federal de Nutricionistas é quem define a abrangência da atuação dos profissionais e define cerca de 74 atividades que o nutricionista pode exercer após a conclusão da faculdade de Nutrição.

Alimentação coletiva

A área mais abrangente que o profissional pode atuar é na alimentação coletiva, seja de empresas públicas ou privadas. Assim, restaurantes, refeitórios, creches, escolas, lanchonetes e até hotéis contratam os egressos da faculdade de Nutrição no Rio de Janeiro para elaborar cardápios nutricionalmente equilibrados.

Indústria alimentícia

As indústrias alimentícias são outro ponto de partida para uma carreira bem-sucedida para quem escolhe fazer uma graduação em Nutrição. Isso porque essas empresas precisam encontrar fórmulas saudáveis para oferecer uma alimentação equilibrada à população.

É o caso, por exemplo, das indústrias de refrigerantes e sucos, as quais vêm sendo pressionadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzirem a quantidade de açúcar em seus preparados.

Marketing nutricional

Profissionais formados em Nutrição também podem atuar na área de marketing, cuidando para que os materiais de divulgação das empresas não levem informações equivocadas aos consumidores.

Muitos consumidores têm alergias a determinados alimentos, como amendoim, por exemplo. A presença dessa informação na embalagem, assim como em outros materiais promocionais deve ser sempre informada, o que compete ao nutricionista fiscalizar.

Nutrição esportiva

A graduação em Nutrição prepara o profissional para atuar no segmento esportivo também.

Nesta função, o nutricionista tem como responsabilidade indicar a atletas e profissionais do esporte quais alimentos contribuem para melhorar o desempenho e quais não, elaborando cardápios diversificados e personalizados, segundo os objetivos do paciente.

Docência

Nutricionistas que continuam os estudos e buscam por uma especialização, mestrado ou doutorado, podem vir a ministrar aulas em faculdades de Nutrição no Rio de Janeiro, contribuindo para a formação de novos profissionais.

Faculdade de Nutrição: o preço

Se você está se perguntando se o preço da faculdade de Nutrição corresponde à importância da profissão, a resposta é sim. Como todo curso da área médica, a graduação em Nutrição requer a contratação de professores experientes e com vasta carga de conhecimento.

Além disso, a faculdade de Nutrição de sua escolha deve oferecer uma infraestrutura de primeira qualidade, com laboratórios de análises que permitam aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Quer saber mais sobre o curso de Nutrição e o que ele tem a oferecer? Visite nosso site e saiba mais sobre a graduação em Nutrição da Unigranrio!

Baixe o e-book aqui!

Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.