Ó dúvida cruel: Odontologia ou Medicina?

Ano de vestibular, surgem aquelas dúvidas clássicas. Faculdade pública ou particular, Biológicas ou Ciências Humanas, Faculdade de Odontologia ou Medicina? Se, para você, essa última pergunta ainda é um tormento, escrevemos um artigo que vai lhe ajudar nessa escolha.

Saiba, agora, como decidir de vez pela Odontologia ou Medicina! Acompanhe:

medicina x odontologia

A área de saúde é ideal para mim?

Primeiro, vamos nos certificar de que a faculdade de saúde é ideal para você. A área é bastante escolhida pelos estudantes que se interessam pela área biológica e tiveram afinidade com as disciplinas de Biologia e Química no ensino médio.

Preencher esse requisito já é um primeiro passo, mas existem outros. É preciso ter em mente que a área lida com o cuidado humano, por isso, responsabilidade e empenho são fundamentais.

Além disso, o estudante deve estar preparado para lidar com uma rotina intensa de estudos, abrir mão de feriados e fins de semana para realizar plantões, e de trabalhar sempre com ética, visando o bem estar do próximo.

A faculdade de Odontologia

A faculdade de Odontologia forma profissionais aptos a realizar diagnósticos e tratamentos na área de saúde bucal, e também na atuação em programas de atenção à saúde coletiva. O exercício desse profissional pode se dar nas várias especialidades da Odontologia, como a Ortodontia, Odontopediatria, Endodontia.

A formação do estudante é feita em quatro anos e meio, em média. Nesse período, o aluno estuda disciplinas como Anatomia, Anestesiologia, Biofísica e Farmacologia, que exigem um intenso estudo teórico e também aulas práticas em laboratórios ou clínicas.

A faculdade de Medicina

A faculdade de Medicina tem duração de seis anos, com quase o dobro da carga horária de uma faculdade de Odontologia. Nos primeiros dois anos, há o ciclo básico, com disciplinas teóricas e aulas em laboratório. A partir do terceiro ano e quarto ano, os alunos aprendem a diagnosticar e, nos últimos dois anos, realiza-se o internato, etapa em que o estudante tem uma visão das áreas da medicina, como Clínica Médica, Ginecologia e Ortopedia.

Medicina X Odontologia

A princípio, as duas áreas são bem parecidas, exceto pela atuação direta da Odontologia na saúde bucal. Em alguns países, inclusive, a Odontologia é uma especialidade da Medicina, com a denominação de Medicina Dentária.

No entanto, existem diferenças consideráveis, principalmente na realidade brasileira. Existem intervenções clínicas que apenas o dentista pode realizar, então consulte-as no site do Conselho Federal de Odontologia e veja se a realidade da profissão lhe agrada.

Na Medicina, existem mais especialidades à disposição do profissional. Assim, o estudante pode achar mais fácil encontrar-se na carreira de médico, do que na de dentista. Além disso, o dentista, em geral, possui mais contato com o paciente, já que os médicos podem atuar em administração hospitalar ou na área de diagnóstico.

Antes de tomar essa decisão, considere todas essas variáveis, inclusive o tempo que você deseja investir em sua formação. Caso opte pela Medicina e decida fazer uma residência, serão mais 4 anos de estudo, em relação à Odontologia.

Esperamos que este artigo ajude você em sua decisão. Para mais conteúdo como esse, siga-nos no Facebook!

Novadfgdd call to action