BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Ó dúvida cruel: Odontologia ou Medicina?

 

Ano de vestibular, surgem aquelas dúvidas clássicas. Faculdade pública ou particular, Biológicas ou Ciências Humanas, Faculdade de Odontologia ou Medicina? Se, para você, essa última pergunta ainda é um tormento, escrevemos um artigo que vai lhe ajudar nessa escolha.

Saiba, agora, como decidir de vez pela Odontologia ou Medicina! Acompanhe:

medicina x odontologia

A área de saúde é ideal para mim?

Primeiro, vamos nos certificar de que a faculdade de saúde é ideal para você. A área é bastante escolhida pelos estudantes que se interessam pela área biológica e tiveram afinidade com as disciplinas de Biologia e Química no ensino médio.

Preencher esse requisito já é um primeiro passo, mas existem outros. É preciso ter em mente que a área lida com o cuidado humano, por isso, responsabilidade e empenho são fundamentais.  

Além disso, o estudante deve estar preparado para lidar com uma rotina intensa de estudos, abrir mão de feriados e fins de semana para realizar plantões, e de trabalhar sempre com ética, visando o bem estar do próximo.

A faculdade de Odontologia

A faculdade de Odontologia forma profissionais aptos a realizar diagnósticos e tratamentos na área de saúde bucal, e também na atuação em programas de atenção à saúde coletiva. O exercício desse profissional pode se dar nas várias especialidades da Odontologia, como a Ortodontia, Odontopediatria, Endodontia.  

A formação do estudante é feita em quatro anos e meio, em média. Nesse período, o aluno estuda disciplinas como Anatomia, Anestesiologia, Biofísica e Farmacologia, que exigem um intenso estudo teórico e também aulas práticas em laboratórios ou clínicas.

A faculdade de Medicina

A faculdade de Medicina tem duração de seis anos, com quase o dobro da carga horária de uma faculdade de Odontologia. Nos primeiros dois anos, há o ciclo básico, com disciplinas teóricas e aulas em laboratório. A partir do terceiro ano e quarto ano, os alunos aprendem a diagnosticar e, nos últimos dois anos, realiza-se o internato, etapa em que o estudante tem uma visão das áreas da medicina, como Clínica Médica, Ginecologia e Ortopedia.

Medicina X Odontologia

A princípio, as duas áreas são bem parecidas, exceto pela atuação direta da Odontologia na saúde bucal. Em alguns países, inclusive, a Odontologia é uma especialidade da Medicina, com a denominação de Medicina Dentária.

No entanto, existem diferenças consideráveis, principalmente na realidade brasileira. Existem intervenções clínicas que apenas o dentista pode realizar, então consulte-as no site do Conselho Federal de Odontologia e veja se a realidade da profissão lhe agrada.

Na Medicina, existem mais especialidades à disposição do profissional. Assim, o estudante pode achar mais fácil encontrar-se na carreira de médico, do que na de dentista. Além disso, o dentista, em geral, possui mais contato com o paciente, já que os médicos podem atuar em administração hospitalar ou na área de diagnóstico.

Antes de tomar essa decisão, considere todas essas variáveis, inclusive o tempo que você deseja investir em sua formação. Caso opte pela Medicina e decida fazer uma residência, serão mais 4 anos de estudo, em relação à Odontologia.

Esperamos que este artigo ajude você em sua decisão. Para mais conteúdo como esse, siga-nos no Facebook!

Novadfgdd call to action

Leia também: Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudá-lo a escolher

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.