O que faz um engenheiro de produção?

Um segmento destacou-se nos últimos anos pela alta procura no vestibular e pelas boas perspectivas de empregabilidade: a Engenharia de Produção. Apesar de ter ficado conhecido entre os estudantes, poucos sabem de fato o que é Engenharia de Produção e o que o engenheiro de produção faz.

Esse é o seu caso? Chegou a hora de tirar todas as dúvidas sobre essa área de trabalho!engenharia de produção-1

Primeiro, o que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é uma grande área do conhecimento que abarca disciplinas voltadas para a melhoria de um sistema produtivo. Todas as atividades que envolvem o projeto de um produto, sua viabilização, o planejamento da produção e a distribuição de insumos fazem parte do que é a Engenharia de Produção.

A Engenharia de Produção vai além dos aspectos técnicos. Ela combina conhecimentos científicos, tecnológicos e humanos para obter os melhores resultados em determinada produção. Ela lida, portanto, com bens e serviços integrados, o que envolve desde os recursos humanos até a informação e tecnologia.

O que faz um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção possui uma formação científica e tecnológica que o permite atuar nas seguintes áreas:

Engenharia de Produto

Nessa área, o engenheiro de produção faz pesquisas sobre a viabilidade e desenvolve um determinado produto para o mercado. Geralmente ele trabalha projetos que lançam algo novo aos consumidores. Por isso, deve ter visão de negócios e entender o problema que está buscando solucionar.

Planejamento e controle da produção

O objetivo é trazer excelência para a atividade que determinada empresa desenvolve. O engenheiro de produção controla o processo de fabricação de produtos e o uso dos recursos necessários para isso. No dia a dia, o profissional lida com sistemas de compra e estoque, com a programação de máquinas e até no gerenciamento de equipes.

Custos da Produção

Calcular e reduzir o custo produtivo é parte do que faz um engenheiro de produção. A ideia não é entregar um produto de má qualidade, mas um que atenda a todas as necessidades para as quais foi projetado, racionalizando os recursos necessários para isso.

Ergonomia e segurança no trabalho

A preocupação com a ergonomia e a segurança no trabalho é justificada pelo impacto que a qualidade de vida do trabalhador tem na produção. O engenheiro que lida com esses temas trabalha para que as atividades humanas sejam desenvolvidas com bem-estar, segurança e conforto.

Logística e distribuição

A preocupação com a produção não acaba quando a mercadoria é embalada. É preciso garantir que ela chegue ao consumidor final mantendo todas as suas características.

O engenheiro de produção preocupa-se com isso, além de garantir que, durante o processo, não haja perda de insumos nem outros prejuízos.

Todas essas atividades fazem parte do que faz um engenheiro de produção. Elas podem ser desenvolvidas em indústrias metalúrgicas, químicas, de construção civil, alimentícias, em instituição de pesquisa, dentre muitas outras.

E o melhor, sabe quanto ganha um engenheiro de produção nessas áreas? O piso estabelecido pelo CONFEA é de R$ 5.724,00 para 6h diárias de trabalho!

Saiba ainda mais sobre a área de Engenharia de Produção baixando o e-book do curso!

Leia mais: Engenharia de Produção envolve duas áreas: Engenharia e Administração

Nova call to action

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira.

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.