Graduação e cursos

Pedagogia a distância: como funciona essa formação?

Flexibilidade, autonomia nos estudos e boa perspectiva de trabalho são algumas das razões para você apostar na faculdade de Pedagogia a distância!

Pedagogia é um dos três cursos mais procurados do país, de acordo com levantamento do INEP. Dentre as licenciaturas, também fica na frente, somando 44,7% da procura.

É fácil entender por que tantos estudantes buscam essa graduação. Um dos motivos está ligado ao forte mercado de trabalho na área, que abrange escolas particulares, escolas públicas, instituições de saúde e ONGs.

É possível ingressar nessa carreira por meio de uma formação rápida e dinâmica, possibilitada pelos cursos de Pedagogia a distância. A modalidade possibilita flexibilidade e autonomia nos estudos.

Quer entender melhor? Acompanhe!

Pedagogia a distância

Como funciona a modalidade EAD em Pedagogia?

Quanto à qualidade e satisfação às necessidades do mercado de trabalho, pouca diferença há entre uma graduação de Pedagogia a distância e uma presencial. Um curso EAD, devidamente formalizado junto ao MEC, possui a mesma carga-horária, grade curricular e formação de qualquer outro curso.

No curso a distância de Pedagogia, o estudante aprende por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, tem contato com professores e até mesmo colegas de turma.

O Curso de Pedagogia EAD da Unigranrio

Na Unigranrio, o curso de Pedagogia a distância tem duração de 4 anos. São oito semestre letivos em que o estudante aprende tudo para uma atuação ética e profissional na educação básica.

O diferencial da Unigranrio está em seu ambiente virtual de aprendizagem, que é interativo e utiliza metodologias ativas de aprendizado. Isso significa que o caminho para a construção do conhecimento é muito mais autônomo, levando em consideração as características do estudante (como a sua melhor forma de aprender).

O que se estuda no curso de Pedagogia a distância?

Dentre aquilo que se aprende em uma faculdade de Pedagogia EAD, estão:

Metodologias de ensino na Educação Infantil

A Educação Infantil é um dos principais campos de trabalho do Pedagogo. Ao cursar uma faculdade de Pedagogia na modalidade licenciatura, ele está apto a ensinar nas séries iniciais da educação básica.

Para isso, ele deve aprender as metodologias adequadas a essa etapa. Disciplinas da grade curricular que contemplam esse conteúdo são Jogos Educativos e Brinquedos, Educação nas Creches, Literatura Infantil e Educação Infantil.

Ensino das matérias do ensino básico

Na graduação de Pedagogia a distância, o estudante também aprende conteúdos fundamentais para o ensino na educação básica: Matemática, Artes, Ciências e Linguagem.

Na grade curricular, existem várias matérias que abordam esse assunto, trazendo ao futuro pedagogo conhecimento téorico na matéria que ensinará.

Formação docente

Ao cursar Pedagogia a distância o estudante não deixa de ter contato com a prática docente. Tanto por meio de disciplinas que embasam a atuação do professor quanto por meio dos estágios obrigatórios.

Ao longo da graduação, o estudante de Pedagogia deve realizar estágio na educação básica, na área de gestão escolar e em instituições não escolares, mas que permitam o exercício da prática de ensino.

Cursar Pedagogia a distância é uma ótima escolha para quem quer uma educação de qualidade. Apostar nessa graduação é apostar em um futuro profissional cheio de possibilidades!

Saiba detalhes do curso de graduação aqui no blog. Não sabe como? Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos por e-mail!