Por que estudar na baixada fluminense pode ser uma boa para você?

Se você tem considerado a possibilidade de estudar na Baixada Fluminense, saiba que essa pode ser uma excelente oportunidade de juntar comodidade e qualidade de ensino.

6
minutos de leitura

Se você tem considerado a possibilidade de estudar na Baixada Fluminense, saiba que essa pode ser uma excelente oportunidade de juntar comodidade e qualidade de ensino.

Sabemos que o país ainda atravessa um momento delicado. E no estado do Rio de Janeiro não tem sido diferente. Nesse cenário, poder estudar perto de casa, com facilidade de transporte e acomodação certamente é uma grande vantagem.

Neste post, vamos explorar em profundidade todas as questões relativas a esse assunto para que você fique bem informado. Continue lendo e confira!

por-que-estudar-na-baixada-fluminense-pode-ser-uma-boa-para-voce

Quais as vantagens de morar na Baixada Fluminense?

Como falamos rapidamente na introdução, é inegável que a situação hoje apresenta alguns desafios ao estudante fluminense — aliás, aos estudantes brasileiros de forma geral. Entraves como enfraquecimento do poder de compra e, consequentemente, o aumento do custo de vida devem ser levados em conta quando pensamos nas questões práticas que envolvem a dedicação a uma graduação.

No caso da Baixada Fluminense, as principais vantagens se concentram justamente na sua proximidade da capital, além do fácil trajeto dentro dos municípios. O custo de vida mais baixo que da metrópole do Rio de Janeiro também é um outro ponto que impacta positivamente quem opta por essa região.

Além disso, podemos destacar ainda outros fatores, como:

  • em municípios como Nova Iguaçu, há o desenvolvimento de um polo gastronômico e cultural que contribui para a valorização da região;
  • Duque de Caxias é uma das maiores forças políticas e econômicas da Baixada, oferecendo chances de ascensão profissional ao estudante; 
  • a maioria dessas cidades não fica a mais de 20 quilômetros de distância da capital carioca;
  • o custo de vida mais baixo permite que se concilie trabalho e estudos de uma forma menos penosa, viabilizando a conclusão do curso.

Como não podemos simplesmente fugir da realidade quando queremos alcançar nossos sonhos, averiguar essas questões pragmáticas ajuda a ter maior confiança no caminho a ser tomado. Pense nisso.

Por que morar na Baixada pode beneficiar os estudos?

Vivendo em uma região com um acesso mais fácil a diferentes pontos da cidade, sobretudo por ter um trânsito menos caótico que o da capital e até passagens de transporte público mais baratas, você pode estudar com maior tranquilidade e sem tantos obstáculos pelo caminho. Além disso, o custo do aluguel ou mesmo da compra de imóveis nessa região também é muito mais acessível que na capital.

Sabemos que realizar uma graduação bem feita vai muito além de simplesmente frequentar aulas, sendo necessário também acessar livros, textos e reservar algum tempo para os estudos em casa. Em um local onde se pode viver de forma mais descomplicada, tudo isso é facilitado tanto do ponto de vista da administração do tempo como dos recursos financeiros necessários.

Além disso, estudar em uma instituição que tem tradição na Baixada Fluminense também faz com que você esteja em um ambiente já familiarizado com as condições locais e adaptado para melhor atendê-las.

Mesmo que escolha realizar uma graduação no modelo Educação a Distância (EaD), continua sendo importante considerar o local no qual vai estudar, já que algumas provas precisarão ser presenciais e algumas aulas também, dependendo da forma como o curso acontece.

Avalie bem todos esses pontos antes de se decidir pela instituição para se graduar. Antes, porém, continue lendo para aprender mais!

Que outras vantagens em educação a Baixada Fluminense oferece?

Outro ponto forte da Baixada Fluminense que favorece a formação de seus habitantes é presença de 5 bibliotecas públicas em seu entorno. Nelas, é possível encontrar um acervo variado de obras, que vão desde pesquisas acadêmicas até literatura infantojuvenil e livros didáticos. Há também salas de estudo e livre acesso à internet.

As 5 bibliotecas públicas da Baixada Fluminense são:

  1. Cial Brito, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu;
  2. Carlos de Souza, no centro de Japeri;
  3. Biblioteca Pública de Queimados, no centro da cidade;
  4. Leonel Brizola, na Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias;
  5. Rui Barbosa, em Nilópolis, no bairro Olinda.

Nesses locais, é possível não só acessar o material disponível como também encontrar um ambiente tranquilo de estudo. Além disso, você pode usufruir da infraestrutura da própria universidade para poder fazer esse tipo de pesquisa e se dedicar ao aprendizado com conforto e comodidade.

A partir de agora, confira as várias vantagens que a Unigranrio pode oferecer ao aluno que opta por fazer sua graduação na Baixada Fluminense!

Como a Unigranrio pode contribuir para sua formação?

Como citamos em um tópico anterior, faz toda a diferença escolher uma universidade com tradição nessa região do estado do Rio de Janeiro. O principal motivo disso é que você estará vinculado a uma instituição que conhece bem a realidade dos municípios de lá, conseguindo atendê-lo melhor e auxiliar em tudo o que você precisa.

A Unigranrio tem mais de 40 anos de atuação, formando profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, além de sempre acompanhar as mudanças tecnológicas e transformações sociais que fazem parte do mundo contemporâneo.

O corpo docente é formado por professores com mestrado, doutorado e especialistas do mais diversos campos de atuação, todos mais que preparados para guiar os estudantes por uma formação humana e profissional que faça a diferença em suas vidas.

Os projetos de extensão, estágio e demais oportunidades impulsionadas pela universidade também são ótimas chances para os alunos aproveitarem esse ambiente para alavancar o crescimento de suas carreiras.

E as vantagens não acabam por aí, viu? A infraestrutura disponível também contribui (e muito) para o avanço científico e profissional dos estudantes. A presença de laboratórios, bibliotecas, salas de informática, ambulatórios e locais específicos que colaboram para um ambiente de aprendizado satisfatório é outro ponto vantajoso da instituição.

Para encerrar, não poderíamos deixar de lado a questão financeira, não é mesmo? A grande maioria das graduações na Unigranrio tem um preço acessível, sem por isso perder em qualidade de ensino e infraestrutura. Isso faz com que seja possível pagar um preço justo para ter acesso a uma formação que realmente faça a diferença em sua vida profissional.

Se gostou de saber por que estudar na Baixada Fluminense pode ser uma boa para você, aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo e conhecer as condições que podemos oferecer para você ingressar em nossa instituição!

Leia também: O que é carreira acadêmica e como iniciar uma?

Tags
Nenhuma TAG relacionada.