BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Procura uma formação rápida? Seja um tecnólogo em Redes de Computadores!

Mesmo que para a maior parte das pessoas elas sejam invisíveis, as redes de computadores já são parte fundamental das nossas vidas. É por meio delas que nos comunicamos digitalmente, compartilhamos arquivos no trabalho e acessamos dispositivos externos, como uma impressora, por exemplo.

O mercado de trabalho na área está aquecido e a melhor forma de aproveitar essa oportunidade é investir em uma formação acadêmica rápida mas de alta qualidade. Leia esse post para saber como você pode se beneficiar de uma graduação tecnológica em redes de computadores:tecnólogo em Redes de Computadores

As vantagens da graduação tecnológica

Os cursos de tecnologia são desenvolvidos a partir da demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados para atividades específicas. Sua a grade curricular é criada visando as necessidades das empresas, tornando esse profissional muito desejado.

Esse tipo de graduação é focado nos aspectos práticos da formação profissional, tendo assim poucas aulas puramente teóricas, ao contrário das graduações tradicionais. O resultado são cursos mais rápidos, com até 3 anos de duração. Quem opta pela graduação tecnológica consegue ingressar imediatamente no mercado de trabalho.

O diploma dos cursos tecnológicos é de nível superior, ou seja, permite ingressar em cursos de pós-graduação e prestar concursos públicos de mesmo nível. Eles são a opção ideal para quem já sabe exatamente com o que deseja trabalhar após a faculdade, de forma que não é preciso perder tempo com uma formação acadêmica generalista.

A carreira do tecnólogo em redes de computadores

A partir da evolução tecnológica e de um crescente compartilhamento de informações dentro das empresas, o mercado de trabalho para o profissional de redes de computadores tem crescido. A computação em nuvem trouxe mais mobilidade ao setor e mais demanda por parte dos empregadores, que conseguem integrar filiais e departamentos internos com mais facilidade.

Nesse cenário, quem estudou redes de computadores é contratado para arquitetar e gerenciar redes de computadores, configurar roteadores e switchs e garantir a seguranças da informação. Inclusive, a segurança das redes é outro motivo para o mercado aquecido: mais conexões exigem um cuidado maior com os acessos e protocolos de defesa contra ataques virtuais.

Na internet das coisas, outro setor em alta atualmente, o tecnólogo em redes de computadores é o responsável pela conexão à web, usando aplicativos e sensores. O IoT torna o conceito de redes de computadores mais amplo e faz com que o profissional da área seja ainda mais procurado, tanto para estabelecer as redes quanto para garantir a segurança delas.

Graduação em redes de computadores no RJ

Assim como outros cursos de Tecnologias da Informação, a graduação em redes de computadores conta com muitas aulas na área das Ciências Exatas. Estão na grade curricular as disciplinas de Lógica Matemática e Algoritmos e Programação, por exemplo.

Em Arquitetura e Organização de Computadores, o estudante aprende a estruturar hierarquicamente as unidades operacionais de um sistema e estabelecer suas conexões por meio da programação. Ele também tem aulas sobre Redes Sem Fio, Protocolos de Roteamento e aprende a projetar centros de processamento de dados, entre muitas outras questões.

Quase todas as disciplinas exigem parte da carga horária em atividades práticas, por isso é importante escolher uma instituição de ensino com boa infraestrutura. No caso de um tecnólogo em redes EaD, isso é, uma graduação a distância, a vantagem é a flexibilidade de horários para estudar e fazer as atividades do curso.

Tanto para o profissional de redes de computadores quanto para qualquer outro da área de Tecnologia da Informação, é muito importante estar sempre atualizado com as inovações tecnológicas. Com uma graduação tecnológica, você garante essa atualização profissional, já que a grade curricular é constantemente revisada, a fim de adequar-se à demanda das empresas.

Se interessou pela graduação em redes de computadores? Confira nossas datas de exames de ingresso para planejar sua inscrição!!

Nova call to action

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

A luta contra a LGBTfobia: 3 lições que aprendemos com o Movimento LGBTQIA+

17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, e precisamos falar sobre essa luta diária contra o preconceito e a discriminação. Mas antes, vamos entender o que motivou a importância dessa data. No dia 17 de maio, em 1973, o termo homossexualidade foi retirado do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), e em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

A importância do espaço de descompressão para o aluno de curso integral

Estudar em período integral não é fácil. Uma carga horária bem extensa com aula de manhã, de tarde e até de noite, ficando o dia inteiro na universidade.

Dia Internacional da Visibilidade Trans: Por mais representatividade e redes de apoio.

Rejane Prevot afirma que ainda há muito para ser orientado e dito, mas que os espaços já ocupados pela população trans são de extrema relevância