Procura uma formação rápida? Seja um tecnólogo em Redes de Computadores!

Mesmo que para a maior parte das pessoas elas sejam invisíveis, as redes de computadores já são parte fundamental das nossas vidas. É por meio delas que nos comunicamos digitalmente, compartilhamos arquivos no trabalho e acessamos dispositivos externos, como uma impressora, por exemplo.

O mercado de trabalho na área está aquecido e a melhor forma de aproveitar essa oportunidade é investir em uma formação acadêmica rápida mas de alta qualidade. Leia esse post para saber como você pode se beneficiar de uma graduação tecnológica em redes de computadores:tecnólogo em Redes de Computadores

As vantagens da graduação tecnológica

Os cursos de tecnologia são desenvolvidos a partir da demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados para atividades específicas. Sua a grade curricular é criada visando as necessidades das empresas, tornando esse profissional muito desejado.

Esse tipo de graduação é focado nos aspectos práticos da formação profissional, tendo assim poucas aulas puramente teóricas, ao contrário das graduações tradicionais. O resultado são cursos mais rápidos, com até 3 anos de duração. Quem opta pela graduação tecnológica consegue ingressar imediatamente no mercado de trabalho.

O diploma dos cursos tecnológicos é de nível superior, ou seja, permite ingressar em cursos de pós-graduação e prestar concursos públicos de mesmo nível. Eles são a opção ideal para quem já sabe exatamente com o que deseja trabalhar após a faculdade, de forma que não é preciso perder tempo com uma formação acadêmica generalista.

A carreira do tecnólogo em redes de computadores

A partir da evolução tecnológica e de um crescente compartilhamento de informações dentro das empresas, o mercado de trabalho para o profissional de redes de computadores tem crescido. A computação em nuvem trouxe mais mobilidade ao setor e mais demanda por parte dos empregadores, que conseguem integrar filiais e departamentos internos com mais facilidade.

Nesse cenário, quem estudou redes de computadores é contratado para arquitetar e gerenciar redes de computadores, configurar roteadores e switchs e garantir a seguranças da informação. Inclusive, a segurança das redes é outro motivo para o mercado aquecido: mais conexões exigem um cuidado maior com os acessos e protocolos de defesa contra ataques virtuais.

Na internet das coisas, outro setor em alta atualmente, o tecnólogo em redes de computadores é o responsável pela conexão à web, usando aplicativos e sensores. O IoT torna o conceito de redes de computadores mais amplo e faz com que o profissional da área seja ainda mais procurado, tanto para estabelecer as redes quanto para garantir a segurança delas.

Graduação em redes de computadores no RJ

Assim como outros cursos de Tecnologias da Informação, a graduação em redes de computadores conta com muitas aulas na área das Ciências Exatas. Estão na grade curricular as disciplinas de Lógica Matemática e Algoritmos e Programação, por exemplo.

Em Arquitetura e Organização de Computadores, o estudante aprende a estruturar hierarquicamente as unidades operacionais de um sistema e estabelecer suas conexões por meio da programação. Ele também tem aulas sobre Redes Sem Fio, Protocolos de Roteamento e aprende a projetar centros de processamento de dados, entre muitas outras questões.

Quase todas as disciplinas exigem parte da carga horária em atividades práticas, por isso é importante escolher uma instituição de ensino com boa infraestrutura. No caso de um tecnólogo em redes EaD, isso é, uma graduação a distância, a vantagem é a flexibilidade de horários para estudar e fazer as atividades do curso.

Tanto para o profissional de redes de computadores quanto para qualquer outro da área de Tecnologia da Informação, é muito importante estar sempre atualizado com as inovações tecnológicas. Com uma graduação tecnológica, você garante essa atualização profissional, já que a grade curricular é constantemente revisada, a fim de adequar-se à demanda das empresas.

Se interessou pela graduação em redes de computadores? Confira nossas datas de exames de ingresso para planejar sua inscrição!!

Nova call to action

Felipe Rios

A luta contra a LGBTfobia: 3 lições que aprendemos com o Movimento LGBTQIA+

17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, e precisamos falar sobre essa luta diária contra o preconceito e a discriminação. Mas antes, vamos entender o que motivou a importância dessa data. No dia 17 de maio, em 1973, o termo homossexualidade foi retirado do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), e em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

A importância do espaço de descompressão para o aluno de curso integral

Estudar em período integral não é fácil. Uma carga horária bem extensa com aula de manhã, de tarde e até de noite, ficando o dia inteiro na universidade.

Dia Internacional da Visibilidade Trans: Por mais representatividade e redes de apoio.

Rejane Prevot afirma que ainda há muito para ser orientado e dito, mas que os espaços já ocupados pela população trans são de extrema relevância