Estágio e carreira

Profissional de educação física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.

Seja na perspectiva educacional, no lazer ou rendimento, o campo de atuação da Educação Física está, desculpem o trocadilho, em constante movimento. Novas manifestações do corpo, e pelo corpo, surgem com as mais diversas representações sociais, arregimentando legiões de adeptos ávidos pela experimentação e em busca dos resultados, das sensações e emoções que essas práticas proporcionam.

Diante de um cenário com as mais diversificadas propostas, como se destacar no mercado? E, mais complexo que isso, como manter os seus clientes ao longo dos anos, superando as suas expectativas, sendo uma referência que eles sempre irão recomendar em seus círculos de convivência, o que contribuirá para construir uma crescente rede de clientes fiéis?

Dentre as manifestações esportivas e de lazer que mais crescem na atualidade, encontramos as atividades de aventura. Nomeadas, popularmente, como esportes de aventura, esportes radicais, esportes de ação, entre outras, essas atividades têm envolvido pessoas de todas as idades, principalmente, aquelas que acontecem em contato direto com a natureza, pelo desafio e encantamento que produzem. Para além da sua prática, por si só, são uma excelente ferramenta para unir os seus clientes, agregando valor à sua atividade principal, na forma de atividades extras e eventos de confraternização diferenciados, seja organizando uma trilha pela mata com rios e cachoeiras, seja um excitante rapel com subidas em montanhas e diversas outras experiências.

Então, qualquer que seja a sua área de atuação, em escolas, academias, clubes, condomínios ou espaços públicos, ter uma programação diversificada que promova as mais variadas e prazerosas experiências pode ser a argamassa para a retenção de seus clientes em um mercado competitivo no qual tem sucesso quem consegue se tornar a melhor escolha dentre tantos profissionais qualificados.

Está na hora de pensar fora da caixinha... Sucesso a todos!

Ney Felippe Cocchiarale

Mestre em Educação Física e Cultura

Professor da disciplina Atividades de Lazer e Aventura do Curso de Graduação em Educação Física da Unigranrio