Escolha profissional

Profissional de letras: quais são suas possibilidades de atuação?

O profissional formado em Letras é chamada de beletrista. Entretanto, dependendo da área de especialização que você decida seguir, existem outras nomenclaturas para o seu currículo, como: linguista ou filólogo. Entenda melhor as possibilidades de atuação deste profissional no blog da Unigranrio!

5
minutos de leitura

Está pensando em fazer faculdade de Letras no Rio de Janeiro, mas ainda não tem certeza do que você pode fazer com esse diploma? Nós explicamos quais são as suas possibilidades de atuação profissional nessa carreira incrível!

professor.jpg

Quem é formado em Letras é…?

Você provavelmente ouviu essa pergunta dos seus pais ou dos seus amigos quando decidiu prestar vestibular para Letras. Talvez você mesmo nunca tenha parado para pensar nisso e, ironicamente, agora parece não haver nenhuma palavra para essa profissão, não é?

Bom, o profissional de Letras pode ser chamado de beletrista. Essa é uma nomenclatura genérica para os egressos do curso e pode mudar de acordo com alguns fatores.

Um deles é a modalidade do seu curso. Você pode ser Bacharel ou Licenciado em Letras; o primeiro título é mais voltado à pesquisa acadêmica, enquanto o segundo é indicado para quem quer dar aulas.

Outro fator que pode mudar o seu título é a especialização. Vamos supor que você é especialista em Filologia… Seu título será Filólogo. Digamos, por exemplo, que você prefira a  Sociolinguística… Neste caso, você será sociolinguista. Entendeu como funciona?

Há quem opte por definir sua titulação de acordo com sua atividade profissional, como é o caso dos professores e tradutores de língua estrangeira. E não tem problema nenhum nisso, ok?

Profissional de Letras: o que você pode fazer com esse diploma

A formação em Letras permite que você trabalhe com comunicação em diversos níveis. Dentro do mercado empresarial, seu conhecimento linguístico pode ser útil na redação e revisão de materiais como memorandos, cartas comerciais e releases para a imprensa.

Você também pode atuar no mercado editorial, praticamente em todas as etapas do processo: desde a seleção e edição, até a redação e preparação, você é o responsável por garantir que as publicações escolhidas sigam a linha editorial proposta.

Se o seu sonho é mudar o mundo através da educação, pode se dedicar a dar aulas em escolas públicas, particulares ou até mesmo em cursinhos pré-vestibular. Lembre-se que, neste caso, você precisa de um diploma de Licenciatura e não um diploma de Bacharelado.

Caso você opte por estudar uma língua estrangeira, as possibilidades de atuação profissional são ainda maiores. Isto porque, ao longo da graduação, você terá contato com a história e a cultura relacionadas àquele idioma, ampliando seu repertório e conhecimento sobre o assunto. Você pode trabalhar como consultor, tradutor, intérprete ou até mesmo lecionar.

Faculdade de Letras no Rio de Janeiro: onde estudar?

O Curso de Letras da Universidade Unigranrio possui metodologia de ensino antenada com o mercado de trabalho. Nosso objetivo é formar profissionais que tenham uma visão multidisciplinar sobre o ensino e consigam transmitir sua paixão pela transformação.

Se você também ficou empolgado com essa carreira maravilhosa, que tal conhecer um pouco mais sobre ela? Acesse nosso site e confira mais informações sobre o curso!

Leia também: 16 critérios essenciais para escolher a melhor faculdade para você

Tags
Nenhuma TAG relacionada.