ENEM e Vestibular

Prouni ou Fies? Quais são as diferenças entre os dois programas?

Ao entender quais são as diferenças entre o Poruni e o Fies, você conseguirá escolher com muito mais clareza a melhor opção para você.

Criados em 1999 e em 2004 respectivamente, o Fies e o Prouni só tem uma característica em comum: ambos são programas federais de assistência estudantil, que promovem um acesso mais igualitário à universidade entre os estudantes brasileiros. De resto, eles são bem diferentes, até porque, um funciona como bolsa de estudos e o outro como financiamento. A seguir, explicamos tudo que você precisa saber sobre os dois antes de fazer qualquer inscrição.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa pelo qual se consegue linhas de crédito exclusivas para o financiamento de cursos do Ensino Superior. Uma das vantagens é o fato de as primeiras parcelas começarem a ser cobradas somente após a formatura. Porém, há um custo de manutenção trimestral à parte no valor de R$150,00.

Nem todo mundo pode participar do programa uma vez que, além de haver pré-requisitos, existe um processo para selecionar quem receberá o benefício. São duas as modalidades:

· Modalidade Fies (ou Modalidade I): vagas limitadas para estudantes com renda mensal familiar de até três salários-mínimos;

· Modalidade P-Fies: vagas ilimitadas para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos.

Para participar, todo estudante deve:

· Ter realizado alguma edição do Enem a partir de2 010;

· Ter feito mais de 450 pontos nas provas;

· Não ter zerado a redação.

Também é necessário ter um fiador, que se responsabilizará pelo pagando da dívida contraída caso o estudante não consiga quitar sozinho.

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um política do Ministério da Educação (MEC), por meio do qual o Estado oferece bolsas de estudo em instituições particulares do Ensino Superior. Existem dois tipos de contemplações, sendo eles:

· Parciais (50%): para estudantes com a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

· Integrais (100%): para estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

As outras exigências em relação ao Enem são iguais às do Fies. Ademais, também não é permitida a participação de quem já tem diploma ou de quem estudou em escola particular durante o Ensino Médio, exceto os casos de bolsistas integrais.

Em geral, a inscrição acontece em etapa única, de forma totalmente on-line e gratuita. Participantes do Prouni que receberam bolsa parcial também podem recorrer ao Fies para financiar a outra metade do valor do curso.

O que o ENEM tem a ver com esses benefícios?

Como você pode perceber anteriormente, para participar tanto do Fies quanto do Prouni, o estudante precisa ter realizado o Enem mais recente. Mas dificilmente uma pessoa que alcançou somente o mínimo na prova será selecionada para ganhar o benefício, pois a classificação acontece por meio das notas e o número de vagas para ambos é limitada. Então, é importante estudar bastante para aumentar as suas chances.

Do que eu preciso para me inscrever em cada programa?

O cronograma estabelecido para cada programa é divulgado anualmente por meio de edital. Caso você se classifique entre outros candidatos, será necessário apresentar alguns documentos (cópia e original) para comprovar as informações fornecidas no ato do cadastro. São eles:

·  Comprovante de renda;

·  Identidade;

· CPF;

· Comprovante de residência;

· Comprovante de conclusão do Ensino Médio.

Para conferir mais detalhes, acesse o site do Fies. Abaixo listamos os documentos que são exigidos somente para o Prouni:

· Comprovante de separação;

· Comprovante de divórcio ou óbito dos pais;

· Pagamento de pensão alimentícia, de deficiência e de atuação no magistério.

Conhece mais alguém em dúvida sobre as diferenças entre o Prouni e o Fies? Compartilhe este post!