PROUNI x FIES: quais as diferenças?

Nas últimas duas décadas, o Governo Federal investiu em programas de assistência estudantil que garante maior acesso à universidade. São tantos atualmente que é normal ficar confuso. Por exemplo, você sabe o que é Fies e o que é PROUNI? E a diferença entre eles?

Conhecer bem cada benefício é fundamental para escolher o melhor para o seu caso. Entenda o que é Fies e o que é PROUNI, as semelhanças e diferenças entre eles. Descubra, também, os documentos do PROUNI e do Fies necessários para conseguir o benefício. Confira!

prouni x fies

O que é Fies?

É o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Governo Federal que permite ao aluno financiar seu curso superior em instituições pagas. Enquanto estuda, o programa responsabiliza-se pelos custos do aluno, que deverá quitar o valor depois de formado.

O valor financiado pode variar bastante de acordo com a análise de crédito feita pelo agente financeiro. Alguns alunos conseguem financiar até 100% do valor do curso, enquanto outros valores menores. Por isso, converse com o agente financeiro e faça simulações para compreender quanto você terá que pagar ao longo do curso.

O que é PROUNI?

É o Programa Universidade Para Todos, também do Governo Federal, que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. Neste caso, o programa arca com os custos da formação sem que o aluno precise ressarcir nenhum valor.

Para alunos cuja renda familiar per capita é de até um salário mínimo e meio, são concedidas bolsas integrais, ou seja, o aluno não paga nada. Quando a renda é de até três salários mínimos, a bolsa é parcial e cobre 50% do valor da mensalidade. A outra metade é o aluno quem paga.

O que o ENEM tem a ver com esses benefícios?

Para participar tanto do Fies quanto do PROUNI, o aluno deverá ter realizado o ENEM. Apesar de serem programas diferentes, ambos exigem uma média mínima de 450 pontos na prova de conhecimentos gerais e a redação não pode ter sido zerada. Estes são critérios eliminatórios.

A nota é utilizada para classificar os estudantes e oferece prioridade aos que obtiveram melhores resultados. Afinal, o número de vagas em ambos os programas é limitada. Por isso, o desempenho do aluno também é levado em conta na concessão do benefício.

Vale lembrar que para o PROUNI  o candidato deve ter cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ou como bolsista integral em instituições particulares. Professores da rede pública de educação também podem pedir o benefício e, exclusivamente para eles, não é exigido ENEM.

Do que eu preciso para me inscrever em cada programa?

Em ambos os programas, a inscrição é on-line, e dentro do cronograma estabelecido para cada programa.  Sendo classificado, é necessário apresentar alguns documentos (cópia e original) para comprovar as informações fornecidas na inscrição.

Esteja atento aos documentos necessários ao Fies e ao PROUNI, pois há algumas diferenças entre cada programa. Confira:

Documentos necessários ao Fies

Tanto para o candidato e seu grupo familiar é necessário comprovar renda, documento de identificação, CPF, comprovante de residência, comprovação de conclusão do ensino médio, entre outros. Apresentar cópia e original. Para conferir mais detalhes, acesse o site do Fies.

Documentos necessários ao PROUNI

Os documentos do PROUNI incluem também o grupo familiar, afinal a renda total é um critério importante para participar do programa. Será feita uma avaliação criteriosa dos dados, portanto, tanto você quanto as pessoas que moram com você devem apresentar documentos.

São eles: um documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimentos e comprovante de conclusão do ensino médio, entre outros. Quando for o caso, comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, de pagamento de pensão alimentícia, de deficiência e de atuação no magistério  ambos com as devidas comprovações.

Conhece mais alguém em dúvida sobre as diferenças entre PROUNI e Fies? Compartilhe este post!

Novadfgdd call to action

Leia também: Financiamento estudantil vale a pena? Entenda aqui!

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira.

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.