PROUNI x FIES: quais as diferenças?

Nas últimas duas décadas, o Governo Federal investiu em programas de assistência estudantil que garante maior acesso à universidade. São tantos atualmente que é normal ficar confuso. Por exemplo, você sabe o que é Fies e o que é PROUNI? E a diferença entre eles?

Conhecer bem cada benefício é fundamental para escolher o melhor para o seu caso. Entenda o que é Fies e o que é PROUNI, as semelhanças e diferenças entre eles. Descubra, também, os documentos do PROUNI e do Fies necessários para conseguir o benefício. Confira!

prouni x fies

O que é Fies?

É o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Governo Federal que permite ao aluno financiar seu curso superior em instituições pagas. Enquanto estuda, o programa responsabiliza-se pelos custos do aluno, que deverá quitar o valor depois de formado.

O valor financiado pode variar bastante de acordo com a análise de crédito feita pelo agente financeiro. Alguns alunos conseguem financiar até 100% do valor do curso, enquanto outros valores menores. Por isso, converse com o agente financeiro e faça simulações para compreender quanto você terá que pagar ao longo do curso.

O que é PROUNI?

É o Programa Universidade Para Todos, também do Governo Federal, que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. Neste caso, o programa arca com os custos da formação sem que o aluno precise ressarcir nenhum valor.

Para alunos cuja renda familiar per capita é de até um salário mínimo e meio, são concedidas bolsas integrais, ou seja, o aluno não paga nada. Quando a renda é de até três salários mínimos, a bolsa é parcial e cobre 50% do valor da mensalidade. A outra metade é o aluno quem paga.

O que o ENEM tem a ver com esses benefícios?

Para participar tanto do Fies quanto do PROUNI, o aluno deverá ter realizado o ENEM. Apesar de serem programas diferentes, ambos exigem uma média mínima de 450 pontos na prova de conhecimentos gerais e a redação não pode ter sido zerada. Estes são critérios eliminatórios.

A nota é utilizada para classificar os estudantes e oferece prioridade aos que obtiveram melhores resultados. Afinal, o número de vagas em ambos os programas é limitada. Por isso, o desempenho do aluno também é levado em conta na concessão do benefício.

Vale lembrar que para o PROUNI  o candidato deve ter cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ou como bolsista integral em instituições particulares. Professores da rede pública de educação também podem pedir o benefício e, exclusivamente para eles, não é exigido ENEM.

Do que eu preciso para me inscrever em cada programa?

Em ambos os programas, a inscrição é on-line, e dentro do cronograma estabelecido para cada programa.  Sendo classificado, é necessário apresentar alguns documentos (cópia e original) para comprovar as informações fornecidas na inscrição.

Esteja atento aos documentos necessários ao Fies e ao PROUNI, pois há algumas diferenças entre cada programa. Confira:

Documentos necessários ao Fies

Tanto para o candidato e seu grupo familiar é necessário comprovar renda, documento de identificação, CPF, comprovante de residência, comprovação de conclusão do ensino médio, entre outros. Apresentar cópia e original. Para conferir mais detalhes, acesse o site do Fies.

Documentos necessários ao PROUNI

Os documentos do PROUNI incluem também o grupo familiar, afinal a renda total é um critério importante para participar do programa. Será feita uma avaliação criteriosa dos dados, portanto, tanto você quanto as pessoas que moram com você devem apresentar documentos.

São eles: um documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimentos e comprovante de conclusão do ensino médio, entre outros. Quando for o caso, comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, de pagamento de pensão alimentícia, de deficiência e de atuação no magistério  ambos com as devidas comprovações.

Conhece mais alguém em dúvida sobre as diferenças entre PROUNI e Fies? Compartilhe este post!

Novadfgdd call to action

Leia também: Financiamento estudantil vale a pena? Entenda aqui!

Diferenciais do curso de Gestão Financeira a distância

Uma rotina corrida impede que você tenha tempo e energia para realizar uma faculdade presencial? Ou o lado econômico pesa bastante na escolha de uma universidade? O curso de Gestão Financeira a distância pode ser uma excelente opção para você!

Marketing orientado a dados: onde a TI se encaixa?

O marketing orientado a dados busca a geração de valor para uma marca ou produto por meio de ações baseadas na análise de informações. Essa é uma estratégia clássica, mas que ganhou nova força graças ao incremento na capacidade de obter e processar de dados. É aí que entra a TI.