Graduação e cursos

Qual a melhor forma de estudar: a distância ou presencialmente?

O EaD é mais flexível com horários e dá mais liberdade ao aluno, mas a graduação presencial também tem seus benefícios . Leia esse post para saber as vantagens de cada uma.

Cada vez mais pessoas escolhem o EaD em detrimento da graduação presencial. Porém, a quantidade de estudantes no método presencial ainda é muito maior. A educação a distância vem ganhando reconhecimento, tem suas próprias características e tudo deve ser avaliado com atenção.

Nesse post vamos mostrar as diferenças entre o curso superior a distância e o presencial, para que você avalie qual deles é o melhor forma de estudar para você. Confira:

ead ou presencial

Vantagens EaD x presencial

A tecnologia é uma grande aliada da educação a distância. Os alunos de EaD assistem vídeoaulas online e têm acesso à material didático em formato de textos, exercícios e podcasts. Ao fim de cada semestre, eles se deslocam até o pólo mais próximo para uma prova presencial.

A maior vantagem dessa forma de estudar é a flexibilidade de horários. Em um curso superior a distância, você pode assistir às aulas em qualquer lugar e à qualquer hora, desde que tenha uma conexão com a internet.

O aluno tem liberdade para criar sua rotina, o que facilita os estudos para quem trabalha, viaja com frequência ou não tem tempo para ir até a faculdade todos os dias.

Já na graduação presencial, a maior vantagem é a chance de conhecer melhor seus futuros colegas de profissão, participar debates e trabalhos em grupo. A faculdade é um espaço de crescimento pessoal, é o local ideal para compartilhar experiências e dúvidas e assim engrandecer sua formação profissional.

Além disso, alguns cursos contam com aulas práticas com mais frequência no formato presencial. Essas atividades em laboratório são uma prévia do mercado de trabalho, que ajudam a preparar para o exercício da profissão

Exigências EaD x presencial

Para decidir qual é a melhor forma de estudar, é preciso pensar nas exigências de cada modalidade de ensino. A graduação presencial exige o deslocamento até a universidade, o cumprimento de horários e uma frequência mínima nas aulas. Também é preciso seguir o cronograma estabelecido pelo professor, ou seja, toda a turma está sempre no mesmo ponto da matéria ensinada.

No curso superior a distância, cada um pode seguir um ritmo próprio, revendo temas que não foram bem assimilados ou passando rapidamente pelas matérias que considerar fáceis. Porém, o EaD não é fácil. Ele exige muita disciplina para estudar e estar preparado para as provas. Ao longo do curso também é necessário entregar trabalhos e postar exercícios avaliativos.

Dessa forma, a maior exigência da educação à distância é a dedicação. Nesse tipo de graduação você precisa ser mais independente, ter a iniciativa de procurar o professor para solucionar dúvidas e organizar o seu tempo para estudar todas as disciplinas.

Infraestrutura EaD x presencial

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é o local de estudos de quem faz uma graduação a distância. É lá que estão as mídias e recursos que compõem o material didático e as salas de aula virtual, onde é possível se comunicar com colegas e professores, solucionar dúvidas e participar de discussão.

A melhores universidades a distância têm sistemas compatíveis com dispositivos móveis. Na Unigranrio, o aluno do EaD tem acesso ao campus ou aos pólos da mesma forma que o aluno da graduação presencial, mas sua presença é facultativa e menos constante.

Nos cursos presenciais, o local de aprendizado é a sala de aula, na maioria das vezes multimídia e climatizada. Graduações presenciais permitem um contato mais frequente com equipamentos usados em indústrias e em laboratórios, além de visitas à biblioteca.

Valorização no mercado de trabalho

Neste quesito, a graduação a distância e a presencial estão empatadas. Ambas são reconhecidas pelo Ministério da Educação e pelo mercado de trabalho. O diploma de um curso superior a distância é igual ao diploma de uma faculdade presencial e ambas cumprem com requisitos do MEC em relação à qualificação de professores, infraestrutura e material didático.

As melhores universidades a distância têm boa reputação entre os empregadores, assim como acontece com os cursos presenciais. A imagem da instituição de ensino é mais importante que o tipo de graduação cursada, pois já é reconhecido que o EaD forma profissionais tão bons quanto os cursos presenciais, e ainda tem o diferencial de desenvolver a autonomia e a disciplina.

Conseguiu decidir qual é a melhor forma de estudar? Cada método tem seus benefícios e desafios, o importante é perceber qual deles se encaixa melhor no seu perfil. Compartilhe esse post nas suas redes sociais para quem mais pessoas conheçam as diferenças entre a graduação presencial e a graduação a distância!