ENEM e Vestibular

Saiba como funciona a nota do enem e o que você pode fazer com ela

Saiba porque o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é uma das provas mais importantes que qualquer jovem tem a fazer. Funciona como porta de entrada para a faculdade, além de representar uma grande oportunidade para a conquista de bolsas e financiamentos do governo. Fique por dentro do processo.

Hoje em dia, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes que qualquer jovem tem a fazer. Afinal de contas, ele funciona como porta de entrada para a faculdade, além de representar uma grande oportunidade para a conquista de bolsas e financiamentos do governo. Por essas e outras, quanto mais informação você tiver sobre ele, melhor!

Pensando justamente nisso, resolvemos trazer para este post um ponto que costuma provocar bastante confusão nos estudantes: a nota do ENEM. Você por acaso sabe como ela é calculada? Pois descubra acompanhando os próximos tópicos!

nota do enem

Como a nota do ENEM é calculada

A régua de correção

Para o cálculo da nota do ENEM, é usada uma régua de correção. Essa régua varia de 100 em 100 pontos, tendo o 500 como ponto central. Cada questão da prova é posicionada nessa régua, de acordo com seu grau de dificuldade. As perguntas medianas ficam perto do 500, as mais fáceis ficam abaixo e as mais difíceis, acima.

Isso significa que, para um aluno que é mediano em Linguagem, o resultado mais provável será que ele acerte apenas as questões localizadas na régua até o ponto 500 ou 600. Enquanto isso, um aluno forte nessa área poderá acertar ainda as questões localizadas acima desses pontos.

Mas como o MEC define quais questões são medianas, fáceis ou difíceis? Bem, essa divisão é realizada por meio de um pré-teste. Um conjunto de questões é apresentado a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. De acordo com seu desempenho, cada questão recebe uma classificação. Depois, são extraídas desse banco as que serão usadas na prova oficial.

A coerência das respostas

A essa altura, você está aí se perguntando por que a régua de correção é importante para a nota do ENEM? Pois a resposta é simples: com ela, é possível definir a coerência de cada aluno nas respostas. Acredite: no ENEM, 2 estudantes podem acertar a mesma quantidade de questões e, ainda assim, tirar notas diferentes. O motivo? A falta de coerência nas respostas.

Se um aluno acerta todas as questões fáceis e erra as medianas e difíceis, isso é considerado coerente, correto? Agora pense: e se o aluno erra as questões fáceis e medianas, mas acerta as difíceis? Não faz sentido.

Afinal de contas, alguém que sabe responder uma questão de alto nível deveria conseguir chegar também às respostas certas das perguntas mais simples. O entendimento que se tem aí é que esse aluno que acertou só as questões difíceis deu sorte, pois chutou as respostas. Seu desempenho tem, portanto, valor menor, resultando em uma nota final mais baixa.

A nota máxima

Aqui vai um aviso: exceto pela redação, as demais provas do ENEM não são calculadas de 0 a 1000. É totalmente possível, assim, que um aluno consiga mais de 1000 pontos em uma prova! Mas então qual é a nota máxima? Na verdade, não existe um padrão. Esse valor pode variar até mesmo entre provas de áreas diferentes, pois está ligado à dificuldade das questões presentes em cada uma delas.

A nota da redação

A única nota calculada de uma forma diferente é a da redação, que varia de 0 a 1000 e é pontuada objetivamente, a partir de uma grade fixa de correção. Essa grade é composta de 5 competências, com cada uma delas recebendo entre 0 e 200 pontos. Além disso, alguns erros podem fazer com que o candidato tenha sua nota zerada.

Como usar a nota do ENEM

Agora que você já sabe como a nota do ENEM é calculada, que tal aproveitar para saber o que é possível fazer com ela? Confira aqui as principais alternativas que você tem à sua disposição!

Fazer um curso superior

Muitas instituições de ensino superior, tal como a UNIGRANRIO, usam o ENEM em seu processo seletivo. Não são poucas as instituições que já substituíram o vestibular, total ou parcialmente, pelo Exame Nacional do Ensino Médio. A nota mínima exigida para ser aprovado por meio do ENEM depende da instituição e, claro, do curso escolhido.

Fazer um curso técnico

Além das instituições de ensino superior, os cursos técnicos também aceitam o ENEM como forma de ingresso. O Sisutec permite conquistar uma vaga em instituições públicas e particulares, nos chamados cursos técnicos subsequentes — aqueles que só quem terminou o Ensino Médio pode fazer.

Obter uma bolsa de estudos

Com o ProUni, estudantes de famílias com renda limitada podem conseguir bolsas parciais ou mesmo totais para estudar em instituições particulares de ensino superior. Dessa maneira, mesmo um jovem com poucos recursos pode ter a oportunidade de se formar em uma faculdade de qualidade.

Realizar um financiamento estudantil

FIES é outro projeto do governo para apoiar o acesso dos jovens à faculdade, garantindo financiamento estudantil com condições amigáveis. Em outras palavras, embora ainda seja preciso pagar pelos estudos, esse pagamento se dará com prazos maiores e juros bem inferiores à média oferecida pelos bancos.

E então, está convencido da importância da nota do ENEM para sua formação? Como viu, ela tem inúmeros usos e pode facilitar (e muito) seus estudos na graduação, tanto permitindo que entre em uma excelente faculdade como ajudando a reduzir o impacto financeiro desse investimento. O que ainda está esperando para começar a se preparar?

Por fim, que tal aproveitar para entender mais sobre financiamento estudantil? Nós preparamos um post completo sobre esse tema, comparando o FIES a outras opções. Confira agora mesmo e descubra se vale a pena fazer um financiamento para pagar a faculdade!